Salas de estar clássicas por CuboB Arquitectura de Interiores

11 ideias para decorar as suas paredes com nichos (são tendencia!)

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

As paredes deixaram de ser intocáveis! Atualmente podemos inovar muito mais do que simplesmente pendurar-lhes alguns ornamentos ou cobri-las com revestimentos de materiais especiais… E foram exatamente essas constatações que tornaram os nichos nas paredes uma tendência decorativa para este ano, embora acreditemos que eles estejam aqui para ficar. Os nichos de parede não só ficam bem, como são originais, mas também são multifuncionais. 

Se, com o que explicámos acima, ainda está em dúvida sobre a eficácia dos nichos a compor o estilo de um espaço, ponha-se confortável que agora mesmo vamos mostrar-lhe onze paredes com nichos de vários tamanhos, cada um com uma aparência e uma função únicas. Está preparado?

​Nicho 1: De tamanho grande, mas seccionado

Um nicho de tamanho considerável é aquele cuja área é superior a 50 cm, e onde já se torna percetível que a sua criação foi premeditada e bem planeada. Isto é ainda mais eficaz se nesses nichos houver várias secções, o que na verdade é um ótimo recurso para que a sua organização e decoração seja mais precisa.

​Nicho 2: Uma estreita faixa

A estreiteza dos nichos, aliada à sua grande extensão torna-se muito útil quando é preciso tirar do anonimato outros nichos de grandes dimensões e dar-lhes destaque. É como se tivesse uma faixa decorativa, só que esta é real ao toque.

​Nicho 3: Mais do que um, e idênticos

Um nicho que tenha ao seu lado outros idênticos é visualmente uma maneira, cheia de ritmo e equilíbrio, para quebrar a aparência monótona de uma parede. Para mais, no nicho pode colocar alguns acessórios idênticos, apenas para continuar o conceito, ou decorações que tenham uma sequência ou uma relação entre si, para um design mais dinâmico.

​Nicho 4: Para móveis que não têm outro lugar

Corredores e halls de entrada  por TAFF

Quando não há espaço em alguma divisão de sua casa pode tentar abrir espaço nas suas paredes, e então só terá de instalar aí mobiliário que anteriormente não tinha lugar para aparecer. Este exemplo mostra como pode ter um móvel de entrada muito bonito e eficaz dentro de um nicho na parede.

​Nicho 5: Como ligação entre espaços

Corredores e halls de entrada  por Wowa

Embora seja de forma visual, ao criar nichos abertos nas suas paredes que dividem um espaço de outro, consegue que estes tenham uma ligação entre si, além de gerar espaços muito mais luminosos.

​Nicho 6: Para os gostos mais pessoais

Salas de estar modernas por aaestudio
aaestudio

Cava / bar

aaestudio

Tudo que faz em sua casa deve ser projetado para corresponder aos seus gostos, por isso pode fazer um nicho para lá colocar algo de que goste ou que o atraia. O exemplo propõe um minibar. Seria uma opção para si?

​Nicho 7: O apelo da organização

Salas de estar modernas por AT103

Se tem uma coleção, devora livros, ou adora ter muitos acessórios, tudo num só lugar, então precisa de ter uma organização meticulosa e, coincidentemente, os nichos permitem-no. Servem como prateleiras para exposição e arrumação, mas sem relevo, o que permite uma boa economia de espaço.

​Nicho 8: Que dá destaque a uma peça de mobiliário

Nicho 8: Que dá destaque a uma peça de mobiliário Já focámos num ponto anterior a ideia de colocar um móvel inteiro dentro de um nicho. Esta alternativa, embora pareça semelhante, assenta em que o nicho sirva como destaque para a peça de mobiliário, ou seja, o nicho atua como moldura para realçar esse móvel.

Nicho 9: Estreito, para atuar como iluminação

Se o que pretende é que sua parede se torne única pela irradiação de luz, pode criar um nicho para esconder a luminária, passando apenas a emitir luz, como se a parede brilhasse por si só.

​Nicho 10: Imitação muito eficaz

Salas de jantar modernas por URBN
URBN

Sala-Comedor

URBN

Nicho 10: Imitação muito eficaz Se não quer comprometer a integridade das suas paredes, mas anseia por desfrutar dos benefícios de um nicho, crie aquilo de que precisa. Tudo que tem a fazer é criar dois suportes em cada canto, simulando as vigas de construção, e a estes anexar toda a estrutura que irá criar os seus nichos.

​Nicho 11: Substituindo uma peça de mobiliário

Nicho 11: Substituindo uma peça de mobiliário Fechamos este artigo com uma ideia bastante funcional, pois o nicho em questão não se limita a decorar e a tornar a parede mais original, mas também substitui um armário que ocuparia muito mais espaço Se pensarmos numa sala de jantar percebemos que esta tendência é perfeita para dizer adeus ao armário das loiças.

Gostou desta tendência de decoração? Qual foi o seu nicho preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!