Terraços  por Basch Arquitectos

Como construir um terraço em 8 passos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A vida na cidade traz muitos desafios. Lida-se com muito ruído desde a manhã até ao fim do dia, fica-se parado no trânsito, lida-se com mudanças climáticas geradas pela poluição e tenta-se ter as defesas sempre em alta para evitar ficar doença. 

Se vive numa grande cidade, sabe perfeitamente de que é que estamos a falar e sabe também que ter um terraço em casa no qual se possa desfrutar do ambiente ao ar livre é um privilégio ao alcance de uma minoria. Se tem espaço para isso, não perca a oportunidade de o explorar com mobiliário confortável. 

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos oito terraços construídos em coberturas. Veja, passo a passo, como criar o seu oásis nas alturas. Literalmente. 

Passo 1: Avalie se a sua cobertura suporta o peso do terraço. Em caso afirmativo, prepare a área.

Em primeiro lugar, deve ir ao espaço analisar as condições e as caraterísticas do mesmo. Com esses dados, pode começar a planear o design da sua área de repouso, mas não sem antes desimpedir e limpar totalmente o espaço para começar a criar tudo do zero e sem impedimentos. Deixe a sua imaginação fluir e terá muitas hipóteses para decorar o seu terraço. 

Passo 2: escolha o design, tendo em consideração as áreas de luz e sombra

Terraços  por Arki3d

Antes de delinear o seu projecto, importa analisar a viagem do sol e onde fará sombra e sol a cada hora do dia. Só assim pode determinar onde cada elemento vai ficar. É, por exemplo, conveniente ter uma área de refeições numa zona sombreada para não comer exposto a temperaturas extremas. Ainda em relação a este assunto, pode também considerar construir uma pérgola, rústica ou moderna, para criar uma zona protegida e mais aconchegante. 

Se tem uma paisagem bonita, um design aberto é o ideal

Se tem uma paisagem bonita a partir da sua casa ou apartamento, não abdique dela. Com uma paisagem interessante, nem se vai lembrar da falta de jardim.

A nossa sugestão, nesta etapa, é que, no início do planeamento de cada elemento, não construa obstáculos para paisagem. Erga só o que for necessário (como os pilares da pérgola). 

Passo 3: as guardas são importantes para a protecção

Terraços  por gatarqs

Se o seu terraço é particularmente alto, antes de pensar na parte estética e no conforto, tem que pensar na segurança. Se tiver crianças e animais, este ponto é especialmente importante. Tem várias opções. Pode cobrir na totalidade o terraço ou instalar guardas altas com espaçamentos reduzidos entre as ripas de metal ou madeira ou então escolher vidro, um material leve que desimpede o campo visual, mas que, ao mesmo tempo, garante segurança.

Passo 4: Coloque uma cobertura se pretende criar um espaço mais aconchegado

Terraços  por Dipen Gada & Associates
Dipen Gada & Associates

Nikhil patel residence

Dipen Gada & Associates

Passo 5: revista o piso e crie áreas verdes para tornar o terraço mais confortável

Terraços  por Manuj Agarwal Architects
Manuj Agarwal Architects

Manuj Agarwal Architects Residence cum Studio, Dehradun

Manuj Agarwal Architects

Quando pensamos em terraço, pensamos em jardim e em áreas verdes. É difícil desfazermo-nos da ideia de que o verde tem que estar presente. Na impossibilidade de ter um relvado – bom, tudo depende da amplitude do terraço e da possibilidade estrutural de instalar um relvado – encha o espaço com canteiros e vasos que permitam que a natureza com todo o seu verde pinte o ambiente. 

Passo 6: escolha móveis resistentes

Já tem o ambiente preparado? Está na altura de escolher os móveis. Não se esqueça de que os móveis de exterior estão expostos a condições climáticas extremas pelo que devem ter materiais resistentes e têxteis impermeáveis.

Um terraço não é, por norma, tão amplo quanto um jardim. Sugerimos-lhe, então, que não encha o espaço com peças de mobiliário. Use apenas aquilo de que precisa, deixando espaço livre para circular à vontade e receber todos os seus amigos.

Passo 7: e se eu não tiver uma cobertura?

Não é um problema. Isto é muito comum em casas que não são independentes, ou seja, em apartamentos. Nestas circunstâncias, o espaço pode até ser partilhado. Neste sentido, deverá seguir os mesmos passos, mas numa varanda ou num espaço só seu que comunique ao exterior.

Passo 8: toques pessoais

Não podíamos deixar de incluir este passo no nosso livro de ideias. Só poderá tirar partido do seu terraço se se identificar em pleno com ele. Depois de tudo concluído, está na hora de decorar. Almofadas, velas, vasos de flores, tudo o que empreste vitalidade cromática ao espaço é bem-vindo.

Preparado para construir o seu terraço? Depois conte-nos como ficou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!