Casas minimalistas por Bermüller + Hauner Architekturwerkstatt

12 muros de pedra natural para vedar com estilo a sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando a questão é vedar o seu terreno, nem sempre precisa de o fazer com rede de arame ou barras. A pedra também é um material muito interessante para este tipo de construção e tem, para além disso, a vantagem de oferecer à sua casa um bom design, textura e cor. Esta é uma solução muito apelativa e o acabamento final dependerá do estilo que queira dar e que esteja de acordo com o resto da sua casa. 

Até numa casa com estilo moderno, o muro exterior em pedra, como contraste com o resto do imóvel, é uma solução que oferecerá rusticidade e textura ao ambiente, o que será sempre um detalhe interessante na fachada. As pedras podem ser de diferentes tamanhos, cores e formas, redondas, irregulares, lisas, com texturas, planas e em tons que viajam desde o branco até ao negro, passando pelos amarelos ocres e avermelhados. Toda uma gama de materiais que oferecem um detalhe interessante ao muro exterior.  

Veja os dez muros que temos para lhe mostrar e tome notas.

1. Um muro de laje

As lajes são, no geral, pouco espessas, de aparência frágil, mas quando colocadas umas sobre as outras criam um efeito original de horizontalidade na construção. Nesta imagem, podemos ver este maravilhoso muro com uma textura muito elegante, em tons neutros que combinam perfeitamente com os utilizados na vivenda, protegendo o seu pátio.

2. Perímetro de pedra em estado natural

Totalmente natural, este muro rodeia o perímetro da casa, repetindo o seu material. 

3. Um muro em curva na esquina de uma casa

Com um bom trabalho artesanal, este muro define uma curva na esquina da casa. A casa é moderna, com volumes brancos e generosos planos de vidro a cobrir grande parte da fachada. A cor e a textura de pedra do muro fazem um contraste perfeito dentro do projecto global da casa.

4. A pedra colocada numa malha de rede

Este estilo de muro é relativamente novo. A malha de rede contém pedras que formam um muro sem qualquer tipo de cimento. O peso das pedras e as suas formas irregulares ajudam a que seja criado um molde de resistência suficiente para a criação do muro necessário. Dependendo da altura, será calculada em conformidade a largura, assim como o tamanho da malha e dos elementos que a compõem. 

5. Muros e redes na base de uma casa

A fachada desta casa, rodeada de pinheiros no espaço que a separa do exterior, é muito simples e limpa, mas construída num terreno mais elevado do que o circundante. Por este motivo, a casa tem um muro exterior que protege a diferença de níveis. Este muro tem a sua base em pedra cinzenta sobre a qual está instalada uma estrutura de rede que permite ver o jardim a partir do exterior.

6. Um muro com diferentes tipos de pedra

Um muro diferente: o que lhe parece? O factor de diferenciação está nos distintos tamanhos, formas e cores das pedras utilizadas. Um muro bonito que rodeia uma casa de cimento, toda cinzenta, e lhe dá um toque fantástico a partir das cores naturais das pedras.

7. Diferença de materiais assinalando a entrada

Casas modernas por Arki3d

Olhando para estes muros brancos que rodeiam o frondoso jardim frontal da casa, distinguimos a entrada pelo uso da pedra em diferentes tons de bege. Um design muito bem conseguido e que define uma parte muito importante do terreno como a entrada da casa. 

8. Um muro e uma coluna d epedra

Casas minimalistas por JF ARQUITECTOS

O espaço da casa está mais elevado que o terreno e o muro de pedra que define essa elevação, em diferentes tons de cinza, converteu-se num detalhe muito importante no design da fachada. Este material não é usado apenas para a construção do muro, mas também na coluna que suporta o piso superior.

9. A pedra em cor neutra

Se a casa tem diferentes materiais e cores, o muro exterior tem que compensar essa situação. No design deste muro escolheram-se, por esse motivo, cores neutras, em tons de um cinza muito pálido, de forma a compensar o ladrilho e as paredes da fachada pintada em cor ocre.

10. Um muro elevado e que rodeia o jardim

Jardins modernos por Imativa Arquitectos
Imativa Arquitectos

Residencia R53

Imativa Arquitectos

A piscina com o seu deck de madeira e rodeada por relva necessitava de um muro alto que esbatesse a diferença de nível entre a casa e este espaço exterior. A escolha da pedra de diferentes tamanhos para a construção do muro oferece uma textura e cor interessantes a um elemento que serve de apoio à escada de acesso ao jardim. 

11. A natureza a emoldurar o betão

Casas modernas por HUICHOL

Se procura um muro diferente, pode usar o betão, tal como se vê na imagem, e emoldurá-lo com uma trepadeira. O que lhe parece esta ideia? O betão também podia ser substituído por algum tipo de pedra. Em boa verdade, podia ser qualquer material escolhido por si de acordo com o estilo da sua casa e com o seu orçamento. Qualquer um dos muros que lhe mostrámos acima ficaria bem complementado por vegetação. 

12. Um muro de laje que define o acesso

Este muro na entrada separa e conecta ao mesmo tempo. A abertura – tipo janela – converte-se em jardim e dá as boas-vindas a quem chega à casa. 

Peça ajuda a um arquitecto para o ajudar a escolher a melhor vedação.

Qual destes muros melhor encaixaria no estilo da sua casa? Deixe-nos a sua resposta.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!