Cozinhas embutidas  por Grange México

15 cozinhas que cabem perfeitamente em casas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando falamos de decoração são muitos os aspectos que devemos ter em conta, mas o tamanho do espaço é possivelmente um dos mais determinantes. Tudo isto se deve ao facto de a dimensão de um ambiente ser um factor chave, pois é a partir dela que se consideram e definem as várias características de um espaço: o tamanho do mobiliário, a cor das paredes, o tipo de materiais a usar, entre muitas outras coisas. 

Assim sendo, quando trabalhamos com espaços pequenos a nossa tarefa pode ser mais difícil de levar a cabo e colocar em prática as ideias que temos em mente será seguramente mais difícil. Mas, não impossível. Por exemplo, ter um espaço, como a cozinha, de poucos metros quadrados não é um obstáculo para a decorar com bom gosto e muito estilo. 

Por isso mesmo, se a cozinha de sua casa é pequena, não desanime pois partilhamos aqui 15 ideias fantásticas que não pode perder.

1. Inclua uma ilha

Para um espaço mais dinâmico não hesite em incluir esta estrutura que hoje em dia se tornou extremamente comum em todo o tipo de cozinhas. Recomendamos esta ideia, pois é uma forma de separar a cozinha dos restantes ambientes, como a sala de estar ou de jantar, ao mesmo tempo que pode aumentar a área de trabalho e de preparação de alimentos e beneficiar de mais um espaço de refeições.

Decididamente, um espaço pequeno mas multifuncional.

2. Delimite os espaços com cor

Cozinhas modernas por Laure van Gaver
Laure van Gaver

espace kitchenette

Laure van Gaver

Os espaços pequenos obrigam a ter áreas integradas. No mesmo espaço pode estar instalada a sala, a cozinha e a sala de jantar. A utilização da cor, tanto no mobiliário como nas paredes, é uma forma muito prática separar as várias áreas e assinalar o que pertence a cada um dos ambientes.

3. Adapte a sua cozinha

Cozinhas modernas por homify
homify

Kitchenette

homify

Esta imagem prova que não há espaço pequeno que não se possa adaptar às nossas necessidades. Este pequeno apartamento conta com uma área básica para dormir, tomar banho e comer. Não haja dúvida que a última coisa que podemos fazer é subestimar um espaço por causa do seu tamanho reduzido.

4. Mobiliário em T

O mobiliário escolhido para espaços pequenos deve ser prático e funcional. Neste sentido, este modelo em ’T’ é genial, porque permite livre circulação, não só na área da banca e do balcão mas também do fogão e até no espaço de refeições.

5. Aproveite cada canto

As esquinas podem ser muito úteis se soubermos aproveitá-las com mobiliário adequado. Nesta bela cozinha, existe um grande móvel construído à medida em forma de ’L’, criando o espaço onde se instala a máquina de lavar, a banca, o fogão e o frigorifico. Qua mais se pode pedir?

6. Amplitude e luminosidade

Há que admirar o poder do branco e a sua capacidade de brindar a nossa cozinha com múltiplos benefícios. Para dar uma sensação de maior dimensão, para contribuir na iluminação do espaço, para oferecer um aspecto moderno ao ambiente e até para criar mais sensação de limpeza: não há cor mais importante do que o branco.

7. Use espaços em altura

Outra forma de aproveitar o espaço é dando utilidade à extensão das paredes através do uso de mobiliário aérea. Desta forma, poderá utilizar a verticalidade da área e adaptar um forno ou microondas aos seus armários. 

8. Unifique a cor

Cozinha  por Studio Duggan
Studio Duggan

Westbourne Gardens

Studio Duggan

Para um resultado mais harmonioso, unifique a cor, tal como se fez nesta cozinha que se mimetiza com o cenário de fundo que a recebe. A ideia é perfeita para espaços pequenos, pois assim evita-se que o ambiente fique sobrecarregado.

9. Use as paredes como armazenamento

Todas as cozinhas necessitam de espaço para guardar os utensílios e condimentos. Contudo, os armários podem tornar os espaços ainda mais pequenos. A solução seria usar a profundidade da parede.

10. Uma cozinha que pode ocultar?

Uma opção verdadeiramente adequada para apartamentos pequenos pois permite isolar a cozinha e demais ambientes através do uso de portas desdobráveis. Desta forma, pode desfrutar das suas refeições sem deixar à vista tudo o que implicou a sua preparação.

11. Não diga não às esquinas

A exiguidade de uma cozinha nota-se ainda mais quando não se aproveitam as esquinas. Escolha móveis à medida para tirar partido de cada recanto e centímetro da sua cozinha. Inspire-se no projecto da cozinha que deixámos acima. 

12. A distribuição do espaço

Apoie-se na estrutura da cozinha para libertar áreas de circulação bem definidas. Se não o fizer, vai desperdiçar o espaço que, de resto, não tem de sobra. 

13. Habitue-se às dimensões reduzidas

Se a sua cozinha é pequena, mais vale habituar-se a essa ideia e a ver as coisas pelo lado positivo. É mais fácil de limpar, é mais acolhedora e vai fazer de si uma pessoa mais organizada, pois a falta de espaço impede que acumulemos coisas de que não precisamos realmente. 

14. Use móveis discretos

O estilo moderno trouxe consigo tipos de móveis pejados de originalidade. O acrílico é um dos materiais hoje em dia mais usados, sendo óptimo para cozinhas pequenas pois a sua transparência faz com que desapareçam no espaço. Para além disso, é super tendência. Vai perder esta oportunidade?

15. Não feche a sua cozinha

Cozinhas modernas por 한글주택(주)
한글주택(주)

강아지와 함께하는 전원주택

한글주택(주)

Hoje em dia, encontram-se, amiúde, cozinhas abertas para a sala numa lógica de plano aberto. Com a demolição de paredes, os espaços tornam-se mais arejados e luminosos. Se tiver essa oportunidade, não a deixe passar. 

As cozinhas americanas são óptimas para se tirar partido de espaços pequenos. Saiba mais sobre elas.

Bem, isto é que foi uma mão cheia de inspiração! De qual destas cozinhas mais gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!