Recuperadores de calor: 10 ideias quentes

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Já vai ficando frio… O inverno aproxima-se passo a passo, e as baixas temperaturas lentamente vão-se instalando no nosso país. Apetecem tardes de domingo no sofá a ler um livro, bem embrulhados numa manta, em frente à lareira. Ah, o que uma chama faz pelo aconchego de um lar! Pode até nem ser a principal fonte de aquecimento, mas a sua mera presença reconforta os sentidos, cansados do cinzento exterior.

Mas se for para aquecer de verdade o melhor é optar por um recuperador de calor. A chama está lá e aquece mesmo!

Os recuperadores de calor são sistemas que permitem maximizar o combustível queimado, nomeadamente através da estrutura em aço, ou ferro fundido, e da porta em vidro vitrocerâmico. Normalmente são fontes de aquecimento bastante ecológicas, pois queimam lenha ou madeira prensada, recursos renováveis. Também os há a gás ou elétricos, que não sendo tão ecológicos, imitam a estrutura de queima com algum realismo, se tal for desejável.

Por outro lado a nossa faceta de decoradores exige estética e bom gosto. Afinal ninguém quer um mono carrancudo e feio no canto de uma sala cheia de classe. Mas mesmo isso não é problema pois atualmente há propostas com desenhos e estéticas que combinam com qualquer ambiente. Haverá sempre o recuperador de calor perfeito para o local onde vai ser colocado.

Sentiu um arrepiozinho de frio? Está na hora de escolher um recuperador de calor. Explore este artigo e veja as nossas ideias mais quentes!

Uma lareira na casa de banho?

É verdade, uma lareira, na casa de banho, juntinho à banheira! É inusual, admitamos, mas a ideia seduz de imediato. Já se imaginou a tomar um longo banho de imersão, perfumado e relaxante, enquato goza da visão e do calor aconchegante das chamas? Nós já, e adorámos. O recuperador de calor é simples, para não se sobrepôr ao restante ambiente. E queima gás, evitanto assim aparas de madeira na casa de banho, simplificando na hora de relaxar.

Cores de verão, conforto de inverno

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Cores fortes e vibrantes invadem esta sala de estar da autoria do gabinete ROSA PURA HOME STORE, de Viana do Castelo. Um conceito com cores de verão, mas preparado para os meses de inverno através da presença de um recuperador de calor com um enquadramento original de molduras. O equipamento em sim é simples, e muito parecido com uma lareira. À sua volta dispuseram-se sofás e almofadões confortáveis e aconchegantes, para uma conversa em frente à lareira

O rústico revisitado

O toque afável da madeira, que aqui é rainha, quase era suficiente para sentir o calor do lar neste espaço tão bonito. Mas o recuperador de calor dá uma excelente ajuda! Um equipamento de queima de lenha, acompanhado de perto pela mesma. Esta opção revela-se bastante ecológica pois usa biomassa vegetal e tira todo o proveito da queima. A envolvente de madeira isola e mantém o calor. E não esqueça a segurança do pavimento em frente da lareira. Nenhum pormenor foi deixado ao acaso. 

O espaço é da autoria do Pedro Quintela Studio, de Lisboa, e ficou fantástico!

O olho de sauron

Aqui o recuperador de calor atrai de imadiato o olhar, não deixando margem para erros quanto ao tema deste artigo. Aliás, é usado como peça central de uma decoração muito pouco exuberante. 

O design vanguardista deste sistema de aquecimento faz lembrar o olho de saurun, do filme Senhor do Aneis. Mas ao contrário deste, apenas transmite calor e harmonia.i

Um toque feminino

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012: Salas de estar modernas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

Com o fogo em lugar de destaque, como se de uma obra de arte se tratasse, temos este pormenor de decoração de uma sala de estar. Os acessórios são delicados, em tons de lavanda e cinzento, dando um ar feminino ao espaço. O recuperador não queima lenha mas sim gás, mantendo a temperatura ambiente, enquanto o efeito aconchegante do fogo mantém o ambiente reconfortante e caloroso.

Visão panorâmica das chamas

Sala de estar  por Direct Stoves
Direct Stoves

Firebelly FB3 Double Sided Woodburning Stove

Direct Stoves

Um recuperador de calor, dois espaços diferentes, é o que este equipamento permite. Esteja do lado da sala, ou do lado da cozinha, pode sempre deleitar-se com o calorzinho bom que emana das chamas. O design é super moderno e enquadra-se bem em diversos locais e estilos. E o protetor do soalho em vidro dá um ar contemporâneo e completa como forma de decoração, enquanto impede que eventuais achas em fogo danifiquem o pavimento.

Embutido à face da parede

Sala de estar  por Direct Stoves
Direct Stoves

Charnwood Bay 5 Wood Burning Inset Stove

Direct Stoves

Pequeno, mas funcional este recuperador de calor é o ideal para compartimentos pequenos, ou quando a estética é mais importante do que o débito de calo. Mas o que realmente faz a diferença neste espaço é a forma como está instalado, com todo o destaque, à laia de obra de arte. E realmente é muito bonito! O protetor de soalho reduz-se a uma pedra rústicamente talhada, para combinar com o estilo da decoração, criando um espaço harmonioso onde apetece ficar.

Um ar campestre

Escritório  por UK Architectural Antiques
UK Architectural Antiques

China Blue Enamel Carron Log Stove from UKAA

UK Architectural Antiques

O azul china deste recuperador esmaltado é inovador, mas ao mesmo tempo confere-lhe um ar de época que o distingue de todas as outras ideias até agora. Mas não se engane com o seu ar amoroso uma vez que produz um calor estável e potente, ao mesmo tempo que poupa lenha! Um equipamento perfeito para incluir numa casa de campo, e depois desfrutar do aconchego enquanto o vento lá fora assobia nas árvores.

Uma estética diferente

Sala de estar  por Chiemsee Öfen
Chiemsee Öfen

Eckscheibe

Chiemsee Öfen

Aqui o que chama a atenção é todo o aparato da instalação deste recuperador de calor a lenha. Na verdade essa lenha é um  ponto fulcral na decoração do espaço! A área de armazenagem da lenha, em L é original e dá um ar rústico ao local, que combina maravilhosamento com o tom do pavimento, mas é também uma ideia engenhosa para ter umas cavacas sempre à mão. E não podemos deixar de fazer notar as almofadas e o cesto de lenha a imitar pele de vaca, tão giros!

Uma ideia diferente

A sala é pequena e não quer desperdiçar muito espaço com o recuperador de calor? Ou remodelou a casa e ficou com a chaminé no meio da sala? Esta pode ser a solução para si. Um equipamento com a área de queima na vertical, pouco mais largo do que a própria chaminé. As linhas direitas e angulosas podem não se adequar a todas as decorações, mas são perfeitas em ambientes minimalistas ou escandinavos.

Souberam a pouco, estas ideias? Veja também o artigo ’Lareiras modernas’!

É adepto de uma tarde à lareira? Diga-nos o que mais lhe agrada nesses dias.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!