Cozinhas modernas por Estudio Nicolas Pierry

7 barras de pequeno-almoço para uma cozinha pequena

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando a cozinha é muito pequena, cada metro quadrado é mais do que um metro quadrado. Sim, é mais porque há que aproveitá-lo com a máxima criatividade para o espaço seja confortável. A ideia é tirar mais partido desse metro quadrado do que normalmente – numa cozinha grande – se tiraria. 

Qualifica-se como barra americana uma mesa sob o comprido, tipo balcão, própria para pequeno-almoço e com as suas próprias cadeiras/bancos de pé alto. Os bancos ocupam um lugar discreto no espaço, podendo até ser arrumados para debaixo da barra. Estas barras de pequeno-almoço popularizam-se em todo o mundo dada à sua funcionalidade e informalidade. 

Num espaço limitado, são particularmente úteis. Veja as nossas propostas. 

1. Uma barra jovial e cheia de frescura

Quando os móveis de uma cozinha de distribuem em ’L ou em U’ pode-se incluir uma barra de pequeno-almoço que delimite na perfeição a área e a disposição do desenho, optimizando o espaço sem se atravessar a meio da zona de circulação que parte ou termina na porta. Neste projecto, um armário aéreo surge suspenso sobre a barra sem a ofuscar ou tornar menos funcional. Os bancos de design jovial e o amarelo, branco e azul expressam a energia e a frescura do espaço.

2. Uma barra que é algo mais

A verdade é que a imaginação não tem limites e este projecto assim o comprova. A barra americana recorda o balcão dos bares, mas, neste caso, foi feita numa abordagem diferente, abraçando uma mesa, banco e cadeiras, mais cómodos e onde cabem mais pessoas. Geralmente, a barra tem bancos de pé alto, mas aqui ganhou outra dimensão. Para uma família mais numerosa, esta é uma boa solução.

3. Apertados cabem dois

Mais apertados, cabem dois nesta pequena barra que tem bancos altos, ainda que não se vejam nesta fotografia. Na parte superior da superfície pode-se colocar o estritamente necessário para comer, deixando a zona aberta para algo mais. Se não se chegar a usar esta pequena estrutura para refeições, pode ser interessante usá-la para colocar plantas ou vasos para complementar a decoração. Repare ainda na iluminação moderna suspensa sobre a barra a enfatizar a sua presença no espaço.

4. Dinamismo e amplitude

No design da cozinha, a barra actua como um elemento que controla o espaço da cozinha, delimitando-o de certa forma e com subtileza. Esta barra fina conforma um espaço de refeições e delimita a área da cozinha, separando-a de uma área de refeições formal composta por uma mesa e cadeiras. A barra é fina e alta, oferecendo muita elegância ao espaço. 

5. Os bancos podem ser de qualquer estilo

Cozinhas minimalistas por Estudio Claria
Estudio Claria

Cocina abierta al family

Estudio Claria

Não nos esqueçamos dos grandes aliados das barras de pequeno-almoço: os bancos. Existem em vários estilos pelo que pode escolher um modelo que vá mais ao encontro do estilo que prevalece na cozinha ou, pelo contrário, escolher peças contrastantes em estilo ou em cor. Seja como for, certifique-se de que o conjunto se mantém harmonioso. Neste caso, por exemplo, vemos um banco rústico numa cozinha branca e moderna, mas fica bem, pois cria um contraste e um ponto de interesse. 

6. Design pequeno, harmonioso e alegre

A barra surge enquanto prolongamento do balcão da cozinha. Neste caso, é complementada por dois bancos estofados com uma altura regulável. O vermelho enche de energia o espaço. A base que sustenta a barra é em aço inoxidável, uma opção muito discreta, ideal para uma cozinha pequena. Em cozinhas mesmo muito pequenas, também se pode optar por colocar uma barra extensível que possa ser recolhida sempre que desejar ou ser aberta para trás, encostando-se na parede.

Veja mais espaços em vermelho e branco.

7. Alta e impactante

A altura média de uma barra americana é de 92 cm. Uma barra alta terá já cerca de 106 cm. A largura oscila entre os 30 cm e os 38 cm, ainda que possa ser maior se também estiver a cumprir o papel de ilha. A altura e largura depende da sua altura, do seu gosto e das necessidades do seu agregado familiar. Se vive sozinho ou com mais alguém, não precisa de uma barra muito grande. Se tem filhos, já deve considerar uma solução mais ampla. 

O que acha da ideia de ter uma barra de pequeno-almoço na cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!