Salas de estar campestres por sadala gomide arquitetura

Salas de estar com estilo campestre

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Ter uma sala de estar com um estilo campestre pode bem ser o sonho de muitos dos nossos leitores. Para conseguir um ambiente dentro deste estilo, é importante ter em conta alguns pontos fundamentais: a utilização de madeira e de outros elementos naturais (como o algodão, o linho, flores ou plantas), cores claras mas suaves (como os tons creme e o branco) e a boa utilização de janelas para que a luz natural entre na sala. Este estilo pode facilmente confundir-se com o estilo rústico, mas para que não caia neste erro foque-se num ambiente leve, alegre, algo floral e que transmita algum frescor pela sua decoração – contrariamente ao estilo rústico que, apesar de invocar os ares do campo, nos dá uma atmosfera mais austera e sóbria. Posto isto, deixamos-lhe algumas imagens que esperamos que o inspirem na criação do seu cantinho bucólico!

As vigas no tecto

Começamos pelo início – ou melhor, pelo cimo – da sala de estar: o tecto. Para criar um ambiente campestre nesta divisão, comece por instalar umas vigas de madeira no tecto ou, no caso de estas já fazerem parte da estrutura da casa, deixe-as à mostra. Este pormenor fará com que, desde o início, a sua sala não possa fugir muito a este estilo. Além disso, dão-lhe um toque super bonito!

Cabedal no sofá

O cabedal (de preferência sintético!) ajuda imenso a ter uma sala onde o campo existe permanentemente. Embora possa ser usado para dar um ar sóbrio, a luz natural e as cores alegres do resto dos têxteis amaciará a austeridade deste material. Pode usá-lo, por exemplo, como estofo de um sofá ou de uma poltrona. Pode também colocar uma ou duas almofadas com este material no meio das outras. Outra ideia é ter uma mesa de centro forrada com este tecido. A escolha é sua, mas acreditamos que se vai sair super bem nesta decisão!

Parede de tijolo gasto

Outra característica deste estilo são as paredes de tijolo aparente – se estiverem gastos e junto da lareira, ainda melhor! O aconchego e o calor transmitem-se através deste pormenor e é impossível não nos sentirmos bem na sua presença. Pode utilizar os tijolos para revestir uma parede inteira ou apenas alguns para que apareçam pelas paredes aos pares, por exemplo.

Tecidos estampados

Os tecidos estampados, sejam nas cortinas, no sofá, nas almofadas, em toalhas ou no tapete, são igualmente característicos deste estilo. No entanto, foque-se em padrões florais, com animais (por exemplo, pássaros) ou plantas, mas sempre atentando aos tons: não fuja aos pastéis, ou misture cores mais intensas (como o laranja ou o vermelho) com tons mais suaves, para que o impacto não seja muito fortes.

Fogões de sala antigos

Salas de estar campestres por Orkun İndere Interiors
Orkun İndere Interiors

Provence Villa in İstanbul

Orkun İndere Interiors

Não há conforto sem calor, principalmente no dias que aí se avizinham, certo? Por isso mesmo, também não descurámos este pormenor, lembrando-lhe que uma fonte de calor é importante, mas que há modelos específicos para que a sua sala mantenha os ares campestres. A escolha de um pequeno fogão de sala como o representado nesta imagem ou uma boa lareira farão as suas delícias, acreditamos que sim!

Luz natural

Salas de estar campestres por Vanessa Rhodes Interiors
Vanessa Rhodes Interiors

Beautiful Feature Window into the Fields

Vanessa Rhodes Interiors

Tal como falámos anteriormente, a luz natural é um dos principais pontos a ter em conta quando queremos ter uma sala com um estilo campestre. Pode apostar em cortinas, mas estas devem servir mais de decoração do que para tapar a vista lá de fora – principalmente se a seguir à janela tiver um relvado ou um campo silvestre para ver!

Cestos

Salas de estar campestres por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Grey Kooboo Set of 2 Storage Baskets

The Cotswold Company

Os cestos (de verga, de palma) são pormenores perfeitos para uma sala campestre. Pode utilizá-los para guardar revistas, as mantas quentinhas do sofá ou para ter os seus novelos de lã!

De todas as ideias, quais as que gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!