Cozinhas rústicas por Liliana Zenaro Interiores

6 bonitas formas de decorar a cozinha com tijolos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma das vantagens da decoração moderna é o facto ter uma panóplia de materiais à sua disposição. Isto significa que se pode adaptar qualquer ambiente ao gosto e necessidades, personalizando cada espaço. Para os apaixonados pelo estilo rústico ou para os que adoram o design moderno e industrial, o material eleito será, possivelmente, o tijolo. Se está hesitante em escolher o tijolo como o seu principal material, não se preocupe. É fácil de instalar e adapta-se bem a diferentes cores, o que significa que pode até introduzi-lo no seu projecto mais tarde. 

Mesmo que tenha um orçamento limitado, é possível criar aquela atmosfera que o tijolo proporciona. Em vez de usar tijolos verdadeiros, pode recorrer a papel de parede para imitar o material. Mesmo sabendo que não é real, há designs tão bem conseguidos que todos terão dificuldade em perceber qual é real. 

Se lhe parece bem a ideia de ter uma cozinha em tijolo, mas, ainda assim, precisa de algumas orientações e ideias, este artigo é para si. Veja as nossas propostas e prepare-se para transformar a cozinha.

1. O rústico e o industrial num só espaço

Cozinhas modernas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura

Mesclar dois estilos num só espaço pode ser difícil, mas não é impossível. Quando souber o que pretende fazer, será tempo de contactar o seu arquitecto para executar a ideia e tirar todo o partido das qualidades do estilo rústico e industrial.

A melhor coisa de ambos os estilos é complementarem-se na perfeição. Isto deve-se, acima de tudo, à sua origem partilhada que inclui o uso do tijolo. Ao ver estes dois estilos a dialogar, é de realçar as áreas em aço inoxidável que podem ser representativas do estilo industrial. Estás áreas adaptam-se na perfeição aos tijolos existentes sob e em torno delas, demonstrando quão fácil é misturar o rústico e o industrial.

Ao optar por esta abordagem dupla do espaço, evita aborrecer-se e tornará a sua cozinha mais fresca e bonita.

2. Uma ilha feita em tijolo

A colocação de tijolo decorativo na cozinha dependerá das necessidades do espaço. O pior que pode fazer é colocar o tijolo numa área onde não vai ser visto ou onde vai transtornar. Tenha o sítio em mente, pois se pretende gastar dinheiro em tijolos, vai, sem dúvida, querer tirar partido desta escolha. 

A imagem ilustra um bom exemplo sobre como usar o tijolo. A ilha central é uma estrutura que exibe na perfeição o material. Graças à sua posição central, não será secundarizado, mas sim apreciado por todos na cozinha. Para além disso, por se tratar de uma estrutura independente, não tem que se tentar adaptar ao estilo do restantes móveis. 

3. Uma cozinha rústica em branco

Outra grande qualidade do tijolo é a sua versatilidade em termos de cor. Se não se identifica com a cor original ou se ela não se adapta ao resto da casa, então pinte o tijolo com uma nova cor, adaptando-o ao ambiente.

Na imagem, estes tijolos com um tom particular de branco harmonizam-se, de imediato, com o resto da divisão, criando uma sensação de modernidade. Isto não se deve apenas aos tijolos, mas também à combinação com as outras cores. A perfeita combinação entre o branco e o preto – na parede de ardósia – conforma uma experiência moderna no espaço. 

Repare que, embora se trate de uma superfície lateral, o toque de cor é uma boa adição.

4. Tijolos negros

A secção entre os armários de baixo e os de cima é a área ideal para experimentar cores e materiais. Esta área tem um propósito primário. Trabalho. Logo, pode ser realçada de forma diferente. 

Na imagem, a parede backsplash surge revestida a preto o que, psicologicamente, faz as pessoas trabalharem mais rápido, potenciando a produtividade. Também motiva as pessoas a serem cuidadosas, tornando a comida melhor. Contudo, nem tudo pode ser em tijolo preto. É importante mesclar a cor com branco ou castanho claro, por exemplo. 

5. Cozinha natural de estilo campestre

Uma cozinha de exterior, como a que vemos acima, pode ser desafiante. Mas, quando bem projectada, também pode ser o sítio ideal para cozinhar. Ao cozinhar num ambiente de exterior, é importante ter em mente que a natureza está mais perto do que aquilo que pensa. Embora isto pareça óbvio, se não tiver esta ideia em consideração, acabará com um estilo que destoa em relação ao espaço circundante. 

Contudo, se seguir o estilo da cozinha que vemos acima, obterá uma cozinha de exterior muito agradável. O tijolo vermelho, como já mencionado, é uma características distinta do estilo rústico e mistura-se bem com a madeira dos armários. Se quer levar a natureza até esta mistura, então coloque alguns vasos no balcão, conectando o ambiente interior com o do exterior.

6. O estilo moderno com o uso de tijolos

Apesar de os espaços modernos e minimalistas usarem materiais sintéticos com frequência, acrescentar-lhes algo mais pode dar aos ambientes um toque rústico que mais não faz do que evidenciar o que de melhor tem o estilo dominante. A fotografia que vê acima é disso bom exemplo. 

Apesar de o tema ser moderno, a adição da parede em tijolo é uma agradável reminiscência do passado. Para além disso, acrescenta textura ao resto do espaço. Tudo, à excepção da parede de tijolo, é suave, claro e com poucas interrupções. A parede em tijolo é disruptiva, dando ao espaço uma sensação mais dinâmica. Contudo, apesar de diferente em termos de materiais, as cores dialogam entre elas. A disrupção não é, necessariamente, uma coisa má. Quando bem aplicada, tem um efeito profundamente positivo. 

O que pensa sobre usar o tijolo como material para revestir a cozinha? Deixe-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!