Como decorar sua casa a partir do zero

Luciana P Luciana P
Cosy Home - Home Staging einer Mietwohnung, K. A. K. A. Quartos modernos
Loading admin actions …

A casa dos nossos sonhos: imaginamos cada detalhe, cada ambiente, cada móvel… Até o dia em que ela se torna finalmente nossa! Que beleza!

Mas como decorar a casa do zero?!

Vamos descobrir neste guia homify: desde o estudo do projeto à escolha dos detalhes. Aqui estão os principais passos para se ter em mente na hora de transformar a sua casa no espaço que você sempre sonhou.

Vamos lá!

1. Tirar as medidas e examinar cuidadosamente os espaços

Cosy Home - Home Staging einer Mietwohnung, K. A. K. A. Quartos modernos

O primeiro passo a tomar antes de mobiliar a casa a partir do zero é tirar as medidas e examinar cuidadosamente o espaço disponível. Pode parecer um conselho trivial e talvez desnecessário, porque muitas vezes já conferimos isso antes de decidir comprar o imóvel ou alugá-lo. E também porque temos uma planta em que são indicadas todas as medidas. Mas não é a mesma coisa: agora temos de nos concentrar em áreas diferentes, observando detalhes específicos, como o espaço do aquecedor ou a profundidade ou a profundidade dos nichos e tentando imaginar como gostaríamos de organizar aquele espaço.

Conselhos práticos: tenha em mãos papel e caneta, e para cada ambiente da casa, escreva os prós e contras, como por exemplo a luminosidade, os cantos estreitos e os espaços pouco atrativos. Este pequeno exercício será útil em passos posteriores para lembrar-nos quais as características que devemos enfatizar, modificar ou esconder através do mobiliário. 

2. Esboçar diferentes projetos

Uma vez que tenhamos tomado todas as medidas e sabido exatamente o que enfatizar ou ocultar, está na hora de criar diferentes esboços. Imprima várias cópias da planta da casa e esboce alternativas. Nesta fase em que ainda não temos o mobiliário, podemos indicar exatamente onde queremos organizar as várias peças em cada ambiente. 

Faça como os profissionais da área, tenha várias possibilidades e realize testes, descartando gradualmente os projetos que menos convencerem, até chegar aos que parece responder melhor aos seus desejos.

Conselhos práticos: na internet você pode encontrar e baixar programas de desenho que lhe permitem, também, colocar os móveis, exibindo o resultado em 3D. 

3. Escolher a cozinha

Quando decidimos como organizar o ambiente, podemos começar a visitar as lojas de móveis e procurar os catálogos online do homify, com seções dedicadas também  aos móveis onde certamente será possível encontrar muitos endereços úteis.

O ambiente normalmente escolhido em primeiro lugar e com maior atenção é com certeza a cozinha, o verdadeiro foco da vida familiar. Para fazer a escolha que melhor se adapte às suas necessidades, também podem ser de ajuda considerar os seguintes pontos:

- Qual é o seu orçamento máximo?

- O estilo que mais combina com você e sua família?

- De quanto espaço para despensa e armazém será necessário?

- Quantas pessoas trabalham geralmente na cozinha? Todos trabalham juntos?

Desta forma teremos uma ideia melhor sobre o tipo de mobiliário para escolher.

4. Trazer estilo para a sala de estar

Se na cozinha é bom ser exigente, na sala já precisamos de calma e personalidade . Este é na verdade um ambiente que deve ser construído ao longo do tempo, apoiando nossas paixões e nossos pequenos hábitos diários. Os únicos elementos essenciais são o sofá e o suporte da TV. Os demais chegarão mais tarde e trarão seus toques pessoais.

5. Criar um espaço confortável no quarto

No quarto não são necessários muitos móveis: o importante é contar com a cama e guarda-roupa. Para a cabeceira, podemos esperar o tempo certo de encontrar o modelo que realmente nos agrada. E se sonhamos com um closet, mas no momento não temos tempo e recursos, podemos usar simples cabides, prateleiras e armários à espera da estrutura ideal.

6. Equipar o banheiro com um mobiliário prático e funcional

A última ambiente a considerar é o banheiro: para esse ambiente nos concentramos em um mobiliário prático, que pode nos ajudar a manter tudo em ordem. 

7. Adicionar alguns detalhes

E como um toque final, adicione alguns detalhes, como cortinas e tapetes. Nada exagerado, pois então teremos tempo de sobra para escolher de acordo com o nosso gosto: por enquanto um toque de cor para tornar os ambientes mais confortáveis e dar a sensação de estarmos imediatamente em casa.

Saiba mais em:

7 ideias estilosas para decorar espaços com poltronas e cadeiras

Casa de praia: verdadeiro paraíso!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista