Cozinhas rústicas por SALM Caminetti

9 erros que não beneficiarão a sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar a casa pode ser uma das etapas mais divertidas da nossa vida. Todos gostamos de ir comprando coisas ao nosso gosto e de, aos poucos, ver tudo a ficar tal e qual como sempre imaginámos. Contudo, neste processo, também é possível que nos entusiasmemos e compremos coisas a mais ou, pelo contrário, que tenhamos receio em apostar em determinadas peças, acabando com espaços demasiado vazios e pouco personalizados. E assim se cometem alguns erros de decoração. 

Se estás prestes a decorar a sua casa, então está no sítio certo. Neste livro de ideias, dizemos-lhe o que deve evitar para conseguir melhorar a sua decoração.

Ora, veja lá.

1. Demasiado minimalista

Salas de estar modernas por Novodeco
Novodeco

DESPUÉS – SALÓN

Novodeco

O estilo minimalista pode ser uma boa opção para fazer com que um espaço pequeno se torne mais elegante. O minimalismo não significa apenas ter poucas peças num espaço, mas sim tornar um espaço acolhedor e funcional com poucas coisas. Se deseja decorar a sua casa desta forma, procure mais sobre o estilo minimalista e inspire-se nos nossos projectos. Acima de tudo, está o seu conforto.

2. Má iluminação

A iluminação é a chave no sucesso de uma decoração. Sem uma iluminação adequada, os ambientes tornam-se pouco cómodos e funcionais. Tenha em consideração a distribuição dos pontos de luz e as actividades que desempenha em cada divisão. Numa sala de estar, por exemplo, deve ter uma luz geral e também luzes de tarefa sobre mesas de apoio ou para recantos de leitura. Na cozinha, o balcão deve estar bem iluminado para preparar os seus alimentos sem constrangimentos. Estes são apenas alguns exemplos. 

3. Demasiados materiais

Cozinhas rústicas por SALM Caminetti
SALM Caminetti

CUCINA RUSTICA 1

SALM Caminetti

Para decorar, não existe uma fórmula exacta, mas há alguns passos básicos que devemos seguir para evitar que a decoração não funcione. Por exemplo, antes de começar a decoração, deve escolher o estilo que vai utilizar, a paleta de cores e os materiais que incluirá. Procure uma paleta de cores que inclua uma cor neutra como base, duas cores complementares e um extra para os pequenos detalhes. Em termos de materiais, deve ter dois materiais marcantes e um liso para utilizar como fundo. Nunca combine um material com mais de duas cores diferentes. 

4. Mau uso dos espaços

Quando temos pouco espaço para decorar, devemos escolher com cuidado os móveis e a localização dos mesmos. Não tem que abdicar daquilo que mais quer. Tem, isso sim, que ser criativo e engenhoso a escolher e a distribuir as peças no espaço. Opte por móveis multifuncionais, extensíveis ou desdobráveis e também com rodas. Privilegie peças fáceis de manusear e de mudar de sítio. 

5. Desordem

A desordem é a inimiga número um da beleza da decoração de interiores. Um espaço arrumado fica muito mais bonito do que um espaço entregue ao caos pelo que se quer mudar alguma coisa na decoração da sua casa, comece por organizá-la, limpá-la e por se livrar daquilo que já não usa. Desta forma, acabará por libertar espaço para aquilo de que realmente precisa. 

Se os seus espaços são pequenos pode acrescentar estantes abertas ou semiabertas nas paredes. Se, pelo contrário, tiver espaço, pode colocar um armário para arrumar as suas coisas. Na imagem, por exemplo, todos os produtos de higiene pessoal podiam estar organizados em estantes de esquina sobre a banheira.

6. Detalhes que roubam elegância

Casas de banho modernas por Novodeco
Novodeco

DESPUÉS – BAÑO

Novodeco

Nada pior do que alcançar a decoração perfeita, mas incluir-lhe um detalhe que destoe. Um simples material de pobre qualidade ou uma cor podem estragar a harmonia da composição no seu todo. No caso desta casa de banho, por sinal, muito bonita, a cortina de plástico interrompe a sintonia do design. Uma porta de vidro de correr seria uma escolha mais adequada. 

7. Um estilo igual ao de todos

Nem sempre a decoração está mal. Pode apenas estar monótona e assemelhar-se a todas as outras. Para evitar que isto aconteça, dê sempre um toque pessoal ao seu projecto. Pode começar por desenhar uma fachada diferente e comprar móveis que depois pode personalizar com almofadas e acabamentos distintos. 

8. Corredores aborrecidos

Os corredores são como as veias da sua casa. Tal como no corpo, ajudam a mantê-la viva. Logo, não descure a decoração deste espaço. Aproveite para transformá-lo numa pequena galeria de arte, para embutir armários de modo a manter a casa organizada e para colocar pontos de luz. Só não vale deixá-los totalmente vazios e com uma atmosfera impessoal. 

9. Peças a mais

Por vezes, queremos tanto demonstrar o que sabemos fazer e mostrar aquilo que nos apaixona que acabamos por comprar demasiadas coisas.

Não importa se a sua casa é grande. Os objectos de decoração em excesso não ficam bem, sobretudo quando não há espaço suficiente entre eles ou quando combina demasiados estilos num só espaço. Recomendamos-lhe que a maior parte dos seus móveis partilhem do mesmo estilo e cores neutras. A outra parte pode surgir enquanto novidade com cores e texturas diferentes. 

Acima de tudo, a decoração deve ser cómoda e oferecer tudo aquilo de que precisa.

Peça ajuda a um decorador para ter a casa dos seus sonhos.

Identifica, na sua casa, algum destes erros? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!