Casas campestres por Arcadi Pla i Masmiquel Arquitecte

O top das fachadas rústicas e encantadoras

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo rústico nunca passará de moda. Conquista pela pureza das suas linhas. Deslumbra pela escolha genuína dos seus materiais. Destaque-se por ser como arte. Perdura no tempo por saber inovar. O rústico é um por si, um encanto mil. 

Interiores e exteriores são sempre protagonistas. São vistos como os queridinhos. Nós portugueses, gostamos do moderno, mas o rústico apela o melhor que há em nós. Porquê? Certamente que saberá a razão, pela qual o rústico lhe conquista parte do seu coração.

Nós gostamos do lado natural, as irregularidades de cada pedra, das cores, das memórias que nos faz reviver, da presença, da personalidade, da história que se cria…

E hoje contamos a história de 7 fachadas rústicas, todas elas belas, todas elas únicas, todas elas têm algo em comum: a pedra. Mas nenhuma é igual. São inconfundíveis. Talvez haja uma que lhe roubará o coração. Descubra-a!

1. Pedra e flores

Vemos só parte da fachada desta casa e já ficamos impressionados. Talvez a luz solar ajuda a tornar tudo mais belo e a cor roxa das flores cria uma tonalidade mais viva e alegre. Sem falar do verde da relva cortada que torna tudo muito mais elegante.

As pedras desta fachada rústica não são de agora, não sabemos ao certo o tempo que ela carrega, mas dá para perceber que manutenção que por ali rege, não deixará o tempo a tornar velha! Os vários tons desta pedra embutida na fachada e a irregularidade das paredes traz o lado único e inigualável, que se procura numa fachada rústica.

2. Pedra e pintura

Talvez tenha uma casa rústica, na qual procedeu a várias obras, nomeadamente de ampliação, sendo que nesta optaram por criar paredes pintadas. A combinação da pedra e da pintura funciona perfeitamente, aliás a pedra conjuga com vários materiais, sem por isso perder o esplendor ou o protagonismo. 

A fachada rústica que vislumbramos nesta imagem denota um encanto sem igual, mesmo com um anexo mais simples e pintado. Talvez o chão em pedra tenha também a sua parte de responsabilidade…  

3. Pedra e janelas em madeira

Uma fachada rústica que surpreende, não pelo seu revestimento em pedra tão genuíno quão belo, mas sim por aquela varanda de madeira, num formato cúbico e ultra moderno. Ousado? É claro, mas não ficou fora do contexto. O uso astuto da madeira, permitiu interligar o estilo.

Uma varanda que permite aninhar qualquer um, para apreciar sem ventania ou excesso de sol, a vista deslumbrante destas montanhas. 

4. Pedra e natureza

As fachadas rústicas entram em osmose com a natureza. Interligam-se e ditam um casamento feliz. 

Aqui, a fachada poderia ser vista como algo de mais pesado e escuro, pela cor das pedras e da madeira, mas não. O verde, à volta, permite suavizar o ambiente e enternecer o olhar.

5. Pedra e tons terra

Casas rústicas por munarq

Mescla-se tons terra a uma fachada rústica, o resultado só pode ser fascinante, não é verdade? O verde dos cactos, o castanho do tronco e dos revestimentos, o cinzento do cascalho… Um jardim simples, que não requererá muitos cuidados, um contraste interessante, no meio de uma casa tão grande. Talvez seja a de férias, por isso optaram por algo de mais resistente.

Se tiver também uma habitação rústica, de fim de semana ou de férias, pode inspirar-se nesta ideia. Compõe o jardim e não requer grandes cuidados. 

6. Pedra e pedra

Aqui vemos pedra com… pedra! Tudo à volta foi revestido em pedra, mas não é por isso algo de pesado ou sem vida. A cor clara da fachada rústica permite receber o brilho do sol. E quanto anoitece, uma lanterna no ângulo da fachada trata de iluminar a casa, porque o seu esplendor não é para ser escondido. 

Pedra e misturas

As fachadas rústicas permitem tantas coisas… não são retrógradas e ultrapassadas. Adaptam-se à nossa era e ao gosto de cada um. 

Pode construir uma casa de raiz ou mesmo recuperar uma casa rústica, adequando materiais que a enfatizam, mas destacando sempre a fachada. Este é o segredo. Afinal, é esta que (todos) vemos à distância. 

Gosta de fachadas rústicas? O que achou destes exemplos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!