6 dicas para a sua cozinha parecer fantástica

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Já alguma vez calculou o tempo que passa por dia e por semana na cozinha, comparativamente às outras áreas da casa? Se fizermos as contas, é uma das divisões onde passamos muito tempo, de forma ativa, pois claro que o quarto está em primeiro lugar, mas lá estamos a dormir e estamos parados. É na cozinha que usamos imenso os materiais e damos uma real rentabilidade aos móveis e acessórios, é diariamente que abrimos armários, portas, frigorífico, microondas, forno, gavetas, tiramos pratos, talheres, bacias, panelas e tantos outros, quase à velocidade do vento… num abrir e fechar de olhos, fazemos rotinamente todos os mesmos gestos, cruciais para a nossa alimentação e sobrevivência. É lá que recargamos as nossas 'baterias', nos nutrimos, é a lei da vida – alimentarmo-nos. Mas também, existe prazer e gozo nesta andança e correria na cozinha, há mesmo pessoas que considerem o ato de cozinhar, uma terapia e um passatempo agradável. 

cozinha por mais pequena que possa ser numa casa, tem de existir, mesmo que façam regularmente refeições fora, não há nada como uma boa comida caseira, além de ser muito menos dispendioso. Se é ou não um chefe de estrela Michelin, ou gosta ou não de passar muito tempo na cozinha, este será o seu segredo… mas bem ou mal, tem de ser. Geralmente há, pelo menos um em casa, que tem mais jeito para esta ciência, diga-nos… É você? A cozinhar ou não, usámos a cozinha para desfrutar de uma refeição ou ir petiscar qualquer coisa… Agora a questão é como tem a sua cozinha organizada? Como é que se orienta na cozinha? Vamos comprando sempre novas coisas e tudo se vai amontoando, empilhamos mais uma panelas, bacias… upa upa, toca a pô-las umas por cima das outras… Mas mesmo na cozinha devemos ser organizados, termos tudo dividido por secções, além de ser mais prático, facilita os nossos movimentos na hora H. Além de, tornar a cozinha mais bonita, pois esta divisão não pode ficar aquém das outras… afinal é lá que precisamos de inspiração! 

Então é isso mesmo… Inspire-se e arrume, estas ideias irá ajudá-lo a reogarnizar a sua cozinha…  

Armários

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Quando vamos morar numa casa existe, geralmente, uma cozinha pré-definida, já própria da habitação. Se construirmos uma casa, aí temos a possibilidade de escolher o modelo de cozinha que mais gostamos. Mas em ambos os casos a cozinha existe e é o que interessa, se é pequena, estreita, grande, moderna, clássica, isso dependerá de cada um, o que é certo é que existem por lá os móveis da própria instalação, como o forno, fogão, pia, entre outros. Algumas cozinhas são bem apetrechadas e têm imensas arrumações outras nem tanto, mas com pouco ou muito, é necessário dividir e selecionar – que armário servirá para quê. 

A loiças têm sempre tendência a ficarem nos armários de cima, as panelas, bacias nas divisões de baixo, quanto aos talheres e outros utensílios ficam divididos nas gavetas, com próprios divisores. Nesta fantástica cozinha de um apartamento T6 Belle Époque, o atelier Tiago Patrício Rodrigues, optou por acrescentar arrumações à cozinha. Uma solução que vos queremos passar neste artigo, não nos temos de limitar apenas à instalação da cozinha, podemos lhe dar vida e um jeito especial com outros móveis. 

O móvel de madeira escura que veem no fundo da cozinha, é nada mais, nada menos que uma vitrina antiga, de uma sala de jantar, recuperada e com nova vida e oportunidade… Não retirou em nada a sumptuosidade e brilho a esta cozinha, pelo contrário deu-lhe vida própria e personalidade! 

Prateleiras

a:   por fala

Quando falamos em prateleiras falamos de decoração, falamos de organizar, falamos de preencher, falamos de uma peça-chave importantíssima tanto na cozinha, como em qualquer outra divisão da casa. As prateleiras têm a capacidade de organizar e embelezar o espaço, como só elas o sabem fazer. É barato, simples e adapta-se a qualquer divisão, lugar ou estilo. E é na cozinha que vos mostramos esta fantástica inspiração, que pode copiar e levar esta ideia até à parede da sua cozinha. Quer uma, dois, três ou mais? Escolha! Dependente do espaço e do que quer colocar por lá. Quer deixar umas decorações à vista, arrumar livros ou loiças, tudo é possível. Tudo nas prateleiras se torna acessível e prático. Pode até colocar aquelas especiarias que usamos para condimentar a comida, fica giro a diversidade de cores… mas enfim a opção é sua! Escolha!

Onde colocar os copos?

Cozinha  por Bois flotté de Gibus
Bois flotté de Gibus

étagère bar en bois de palette

Bois flotté de Gibus

Uma ideia de arrumação para cozinha DIY e bem gira! Agradou-nos o seu lado original e feito com materiais recuperados, nomeadamente com paletes.

Já se tinha lembrado desta sugestão para arrumar os copos? Não, então irão querer levá-la até à sua cozinha! Uma bela forma de deixar os copos no devido lugar, sem estarem encavalitados e fáceis de serem retirados. A ranhura da palete serve para colocar o pé do copo. Por cima fizeram uma pequena prateleira, pode ser para colocar garrafas, decoração ou outros copos. Pode optar por pintar esta pequena arrumação, dentro dos tons da cozinha… Ficará sensacional e sem dúvida uma ideia única – feita por si tem sempre outro valor…

Baús

Pequenos móveis que são autênticos baús dentro da nossa cozinha. Precisamos sempre de uns móveis que complementam o mobiliário da cozinha inicial, por mais que a cozinha seja grande, vamos sempre inventando muitas coisas e o que era grande, rapidamente torna-se pequeno, creio que acontece a todos nós, não é verdade? Então, este pequenos móveis são extras perfeitos para organizar a nossa cozinha, ainda por cima têm rodas, para serem puxados e levados para onde necessitamos. O design de cada móvel, da marca Christian Chalupka, é minimalista e arrojado, a conjugação da madeira clara procura o lado natural que queremos ver na nossa cozinha. Estão adotados! 

Onde colocar os pratos?

Cozinha  por The Plate Rack
The Plate Rack

The Mighty Plate Rack

The Plate Rack

Precisa de um móvel para arrumar os seus pratos ou outras loiças diárias? Gosta de descomplicar, ter à vista as loiças que usa mais no dia-a-dia, para facilitar a utilização e arrumação. É adepto do estilo industrial, moderno ou procura sempre aquela peça que se destaca de todas as outras, então irá adorar esta solução, para pôr os seus pratos. Cada um no seu compartimento, bem como outras peças dão destaque à cozinha, um móvel que para além de útil, marca a cozinha de forma pessoal, simples e distinta. 

O nosso espaço retrata-nos e marca o nosso jeito de ser…  

Pequena arrumação

Terminamos de arrumar a cozinha com este pequeno móvel, um extra perfeito, para se ter! Veja para que pode servir… Para tudo aquilo que muitas vezes não temos espaço e não queremos colocar no frigorífico. Arrumar os vegetais, as frutas, as especiarias, os ovos, o pão… é como uma pequena despensa e uma extensão do frigorífico, mas que fica a temperatura ambiente. Todos nós sentimos a falta de um armário assim, sobretudo naqueles dias em que vamos às compras e rapidamente ficamos sem espaço para organizar tudo devidamente. É mesmo de um móvel assim que preciso! 

E destas sugestões, qual delas irá levar até à sua cozinha? Diga-nos qual é!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!