Piscinas mediterrânicas por Solnhofen Piedra Natural, S.L.

10 tipos de pisos que pode pôr no seu pátio (e que ficarão fabulosos!)

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Se está decidido a avançar com uma mudança porque o seu pátio é mais um inconveniente do que um local de lazer, seguramente o chão que nele existe não está à altura dos seus desejos. Nesse momento o melhor que há a fazer é solicitar um orçamento, ajustado ao seu bolso, com as medidas do terreno disponível e as suas preferências, e tentar encontrar o material que seja mais durável, fácil de manter, mas que simultaneamente cumpra com as expectativas de toda a família. 

Lembre-se que deve dar prioridade a um material que, além de estar no âmbito daquilo que pode investir, também deve ser resistente às variáveis climatéricas da região onde mora, por isso informe-se bem e analise todas as possibilidades. Neste artigo da homify vamos mostrar-lhe dez possibilidades de pisos à sua disposição no mercado para o ajudar a decidir qual colocar no seu pátio.

​Relva sintética

Se quer uma solução de fácil instalação e manutenção, que não exceda um orçamento limitado, pode optar por relva sintética. Assim fica com um piso magnífico, como se fosse feito de uma relva recém-plantada, verdinha durante todo o ano, mas que não precisa de água ou corte, é resistente ao calor e aos excesso da chuva, e aos invernos frios do nosso país, cuja temperatura pode chegar a 0 graus ainda menos dependendo de onde mora. Esta solução, que anteriormente era apenas para grandes campos desportivos, está agora ao alcance de casas particulares com preços acessíveis e rápida instalação, e resultados fabulosos.

​Laje irregular

Dentro das variáveis deste tipo de revestimento, a laje irregular é um dos mais baratos, e tem uma variedade de cores e tonalidades que podem ser combinadas para fazer um piso que o encha de orgulho. A superfície destas pedras pode ter um acabamento liso e polido, ou irregular de acordo com o seu gosto. 

Deve, no entanto ter cuidado com a sua manutenção, instalação, e com a aplicação de um produto que torne a pedra resistente às manchas. E nas pedras de cor escura, fazer a manutenção com cera ou qualquer outro produto que seja particularmente adequado, para que estas não percam a cor. Só assim terá um piso fabuloso no seu pátio.

​Deck de madeira

Varanda, marquise e terraço  por Naharro
Naharro

TERRAZA NAHARRO SHOWROOM

Naharro

O calor da madeira é proverbial, faz de qualquer ambiente ou casa um lugar agradável onde é bom estar. O deque de madeira no seu quintal é um detalhe que de será muito favorável, criando uma atmosfera acolhedora e relaxante absolutamente especial. A madeira tratada é perfeita para ao ar livre, e se lhe adicionar mobília onde se possa sentir confortável, sem grande esforço cria o lugar ideal para as suas horas de lazer nesse pátio esquecido e abandonado.

​Pedras de rio

Este tipo de pedras, chamadas de pedras de rio, pode encontrá-las em muitas tonalidades, onde as cores predominantes serão os tons de cinza e castanhos, mas podendo existir até mesmo avermelhadas. Assim pode combiná-las como neste pátio que lhe mostramos, fazendo figuras geométricas, perfeitas e interessantes que vão fazer do seu quintal uma verdadeira maravilha, com estas pedras arredondadas, de toque suave e beleza inegável. 

Esta imagem transpira tranquilidade e frescura, com o chão do pátio embelezado com pedras de rio e rodeado por plantas ornamentais.

​Gravilha solta

Gravilha solta Mas não precisa fazer um piso sólido, com uma mistura de cimento que reúna as pedras! Basta colocar uma camada de cascalho ou gravilha no chão de terra, de onde já arrancou as ervas daninhas pala raiz, e terá o acabamento perfeito para esse chão que tanto deseja alterar. Nesta foto pode notar que, com os bancos de madeira, as lanternas no chão, a iluminação das árvores e este ambiente rústico e romântico, o cascalho solto é perfeito e muito decorativo para fazer o pavimento.

​Paralelos de calçada

Jardins mediterrânicos por Rimini Baustoffe GmbH
Rimini Baustoffe GmbH

Mönch Nonne Halbschale Teja Curva

Rimini Baustoffe GmbH

Com este tipo de pedras podem fazer-se todos os tipos de experiências no design de pavimentos! Elas são muito resistentes, atraentes e antiderrapantes, por isso divirta-se a projetar como vai colocá-las, fazendo imagens criativas com elas. Mas não se esqueça que estes paralelos vêm em vários tamanhos, e a estética do pavimento que vai obter depende do tamanho. Tendo em conta a área onde vai fazer a calçada pode colocá-las em pátios maiores ou menores, adaptando-se ao seu!

​Relva e madeira

Relva e madeira Neste pátio a originalidade transbordou. É audaz e só a imaginação foi o limite! Entre a relva do pátio colocaram-se peças circulares de madeira, criando uma decoração única, que combina perfeitamente com as esculturas e com a parede de pedra rústica. A iluminação neste projeto foi uma nota importante de destaque da decoração, para uso noturno, aproveitando o clima especialmente no verão.

​Tijolos ou tijoleiras em grés

A argila sempre foi um material reconhecido e muito utilizado. Com um ar quase artesanal, que dá um pátio ou terraço um toque de elegância rústica, é um produto natural, com longa duração e boa resistência. É perfeita para um pequeno pátio que queira aproveitar tanto como um terraço.

​Pisos sintéticos

Terraços  por WARCO Bodenbeläge
WARCO Bodenbeläge

Gemütlicher Garten

WARCO Bodenbeläge

Pisos sintéticos Os produtos sintéticos para pavimentar o pátio são outros materiais que deve investigar. Tente perceber se são convenientes para si, pois são uma forma de pavimentação muito prática, relativamente barata, e fácil de colocar, e que resultam extraordinariamente agradáveis para caminhar descalço. Pode encontrar este piso numa grande variedade de estilos e cores que lhe abrem um vasto leque de opções na criação de desenhos originais. Para além destas vantagens, este tipo de produtos são bons isolantes de calor e frio, o que os torna perfeitos para crianças pequenas. E se no seu pátio gostava mesmo era de ter também um laguinho não deixe de ler o artigo: “Jardins com lagos

Microcimento polido

O microcimento é um dos produtos que estão em expansão no mercado. Pode colocá-lo para conseguir um bonito acabamento polido, pois tem uma grande variedade de cores e uma textura macia, mas com boa rigidez e durabilidade. No desenho deste pátio o microcimento combina com canteiros de pedra branca com plantas ornamentais, e até tem uma ponte de madeira que passa sobre a piscina. Um design de luxo que pode ser perfeito para o seu novo pátio.

E se no seu pátio gostava mesmo era de ter também um laguinho não deixe de ler o artigo: “Jardins com lagos artificiais’.

Qual seria o pavimento perfeito para o seu pátio? Porquê que o iria preferir?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!