Cozinhas escandinavas por Better Home

13 erros na cozinha e como evitá-los

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Enquanto coração da casa, a cozinha é vista não só como espaço de preparação de alimentos e de refeições, mas também como área para passar tempo de qualidade com os amigos e a família. Esta última característica enfatiza a importância que tem a forma como o espaço está decorado. Não concorda? 

Mas, se pensa que um par de livros de cozinha e uma taça com fruta de plástico são suficientes, então, pense novamente. Nada é tão simples. Mas, desfrutar de uma cozinha funcional e bonita também não tem que ser um quebra-cabeças. 

Nesse sentido, mostrar-lhe-emos 13 cozinhas, dando-lhe ao mesmo tempo conta dos erros que deve evitar.

1. Demasiada fruta

Cozinhas modernas por Eco German Kitchens
Eco German Kitchens

Nobilia project 4 20mm Focus door in Glossy lacquered Ivory with a stainless steel handle

Eco German Kitchens

Uma bonita taça com fruta – verdadeira e não de plástico – é sempre um toque especial na cozinha. Mas, assegure-se de que não se excede com a fruta ou com as taças. 

Uma taça é suficiente e não a encha em demasia. É agradável em termos visuais – e saudável – brincar com as diferentes cores da fruta. Será que vão contrastar com as cores da sua cozinha ou misturar-se com elas?

2. Uma grande jarra na ilha

Não o desencorajaríamos a ter flores frescas ou plantas na sua cozinha. Mas, aconselhamo-lo a pensar bem no sítio onde as vai colocar. Um vaso com flores acabadas de apanhar fica sempre bem, mas ocupa espaço valioso para a preparação de alimentos. Coloque os vasos e as flores em recantos, esquinas ou parapeitos e deixe as zonas de trabalho desimpedidas.

3. Demasiados livros de receita

É verdade que expor livros de culinária na cozinha empresta uma certa qualidade ao espaço. Mas, quantos livros desses usa diariamente? 

Adoramos saber que tem livros diferentes, desde os que ensinam a fazer paella até aos que ensinam a fazer bolos red velvet. No entanto, aconselhamo-lo a escolher os melhores e os que mais usa para ter em exibição e a colocar os restantes em prateleiras ou armários.

4. Aparelhos desordenados

Não precisa de arrumar a sua máquina de fazer café. Afinal de contas, a cafeína é vital. Mas, manter a máquina de waffles em cima do balcão se calhar já não é tão útil, pois acaba por tomar de empréstimo espaço desnecessário. Mantenha em cima do balcão os aparelhos que mais usa e arrume os outros.

5. Não limpar com regularidade

Faz bem se passa um pano sobre as bancadas todos os dias, mas, e então os recantos mais recônditos dos armários? Ou aquela gaveta que guarda os utensílios que usa esporadicamente? O que se passa lá? Recomendamos-lhe que faça uma limpeza profunda na sua cozinha e aproveite para fazer uma selecção daquilo de que precisa e não precisa, para vender ou doar alguns objectos e libertar espaço.

6. Ter guardada a comida fora de prazo

Ao fazer a limpeza profunda de que lhe falávamos, recomendamos que passe pela despensa e veja que comidas e especiarias já expiraram. Muitas vezes, compramos mais do que o gasto e acabámos por ter os armários cheios de comida já imprópria para consumo.

7. Usar só peças vintage

Pode ter um grande orgulho no seu faqueiro ou serviço antigo que herdou de um familiar. Mas, não precisa de o ter à vista ou usá-lo todos os dias. Use utensílios práticos no dia-a-dia e deixe os valiosos reservados para ocasiões especiais.

8. Plantas a mais

Cozinhas modernas por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

Das Auge isst mit!

Elfa Deutschland GmbH

Uma planta aqui e uma jarra com flores ali e está feito. A sério. Não crie a Amazónia dentro da sua cozinha. Ok, pode ainda acrescentar uns vasos com ervas aromáticas. Mas, chega. Sim?

9. Muitas prateleiras abertas

Recomendamos-lhe, sem dúvida, prateleiras abertas para exibir e arrumar alguns condimentos e acessórios, mas usar apenas prateleiras abertas e nenhum armário, pode fazer com que a cozinha fique visualmente muito preenchida. Para além disso, os objectos deixados nas prateleiras acumulam pó rapidamente. 

10. Documentação espalhada

Cozinhas escandinavas por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

Eine geschmackvolle Küche

Elfa Deutschland GmbH

É perfeitamente normal que às vezes use a cozinha como espaço de trabalho ou para ajudar os seus filhos a fazer os trabalho de casa. Porém, não se deve esquecer que está na cozinha e não no escritório. Quando terminar o trabalho, arrume os papéis e documentos. 

11. Muitos cestos e taças

Cozinhas rústicas por URBANA 15
URBANA 15

La cultura del txoko tradicional.

URBANA 15

Apoiamos vivamente a ideia de usar um cesto ou uma taça para arrumar alguns pertences pessoais como as chaves do carro, a carteira ou os óculos do sol, sobretudo quando as gavetas já estão demasiado cheias. Todavia, tal como em tudo, use esses objectos com moderação para não lhe roubarem muito espaço de trabalho.

12. Uma carpete na cozinha

Cozinhas campestres por Churchwood Design
Churchwood Design

Pippy oak kitchen

Churchwood Design

Por que haveria de ter uma carpete na cozinha, um local onde cai comida, água e todo o tipo de sujidade para o chão? Claro que entendemos que é agradável a suavidade de um têxtil sob os nossos pés. Mas, opte por passadeiras em materiais que se adequem ao espaço e sejam de fácil limpeza/lavagem.

13. Utensílios dispersos

Cozinhas escandinavas por Better Home
Better Home

KUCHNIA PO METAMORFOZIE

Better Home

Uma grande faca de cozinha pousada sobre o balcão é um erro à espera de acontecer, especialmente se na casa vivem crianças, já para não falar que dá mau aspecto que dá. Arrume e organize sempre os seus utensílios nos devidos locais.

Culpado? Comete algum destes erros? Qual deles? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!