Cozinhas modernas por ZeroEnergy Design

Cozinhas modernas: 10 projectos bonitos e familiares

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

cozinha é o espaço da casa onde, por norma, toda a família se gosta de reunir ao final do dia, seja ao redor da mesa a partilhar uma refeição, seja a experimentar uma receita nova ou a conversar sobre o balcão na companhia de uma chávena de chá. Os mais novos também não são esquecidos e usam muitas vezes este espaço para fazer os trabalhos de casa e para brincar sob supervisão atenta dos adultos. Assim, mais do que um local funcional, a cozinha deve ser um espaço cómodo e bonito onde as pessoas queiram permanecer e se sintam bem.  

Mantenha a sua cozinha limpa, bem cuidada e com um ambiente acolhedor para receber os seus amigos e família. Não se esqueça de a equipar devidamente, tanto em termos de electrodomésticos, como de utensílios. 

Para o inspirar, deixamos-lhe 10 projectos de cozinhas verdadeiramente incríveis. Veja-os com atenção e inspire-se neles.

1. O ambiente perfeito

Cozinhas modernas por Davonport
Davonport

Grosvenor | Walnut And Marble Elegance

Davonport

A madeira é um dos nossos materiais preferidos para as cozinhas de família, pois enchem o espaço de calidez, tornando-o mais bonito e acolhedor. Para evitar que a atmosfera se torne demasiado antiquada ou pesada, pois a madeira é um material muito expressivo, o melhor é combiná-la com outros materiais.

Se quer dar um toque fresco, pode acrescentar um piso de pedra ou em microcimento – super tendência -, se procura um espaço mais elegante, opte pelo granito ou pelo aço ou, se pelo contrário, quer mesmo uma cozinha totalmente rústica, empreste-lhe toques em cobre e use um revestimento em cerâmica para as paredes. Não se esqueça, ainda, de uma boa iluminação para ampliar o espaço e torná-lo mais funcional.

2. Em largura

Cozinhas  por HARQUITECTES
HARQUITECTES

CASA 1101 by HARQUITECTES

HARQUITECTES

Quando temos crianças na família, a cozinha converte-se num lugar cheio de alertas. As esquinas, os electrodomésticos, as instalações eléctricas e os produtos de limpeza são apenas algumas das preocupações. Para evitar acidentes, nada melhor do que simplificar e optar pelo estilo minimalista, tal como o vemos na imagem. 

Com uma distribuição linear, como esta, poderá estar atento ao que se passa na cozinha. Para além disso, o espaço é perfeito para família grandes, uma vez que oferece uma ampla área de circulação. Para lhe dar mais dinâmica, escolheu-se uma grande mesa rústica ladeada por divertidas cadeiras de autor coloridas. O minimalismo e o rústico encontram-se na perfeição!

3. Elegância para todos

Cozinhas modernas por ZeroEnergy Design
ZeroEnergy Design

Modern kitchen

ZeroEnergy Design

As superfícies com acabamentos brilhantes sempre emprestaram um toque elegante e sofisticado aos espaços. No caso das cozinhas, devemos apenas acautelar-nos sobre se estes acabamentos serão afectados pelo calor e pela humidade. Pode, por exemplo, colocar um vidro para proteger as superfícies dos balcões quando estes são feitos com materiais delicados. Também se pode optar por utilizar um material diferente na zona de trabalho para definir melhor cada espaço. 

Neste projecto, adaptaram-se os móveis para que todos se alinhem perfeitamente num só espaço, criando uma imagem muito estilizada e perfeitamente definida pelas linhas rectas que prevalecem em toda a cozinha.

4. Luxo e conforto para toda a família

Quando a nossa família e amigos nos visitam, queremos tratá-los como reis. Se gosta de organizar almoços e jantares, então será conveniente levar a sua cozinha de espaço caseiro a espaço com uma mesa super elegante. Não se esqueça, ainda, de fornecer à área uma iluminação adequada e o melhor revestimento para as superfícies. 

Para escolher o material das bancadas, deve ter em conta duas coisas: primeiro, o material deve ser resistente ao calor e à humidade e, segundo, deve ir ao encontro do estilo que prevalece no espaço. Se deseja, por exemplo, acrescentar mármore à cozinha e isso sai do orçamento, pode substituí-lo por um material similar como o granito ou materiais sintéticos.

5. Estilo vintage

Uma das memórias que quase todos partilhamos da casa dos nossos pais e avós é a cozinha com um aroma especial. Para que tenha uma cozinha com a mesma atmosfera e identidade, inspire-se na da imagem que exibe um toque vintage. Um grande exaustor, o uso de cerâmica, uma mesa antiga, pratos a decorar a parede… estes são alguns dos detalhes de uma cozinha que nos remete ao passado. Claro que pode apenas reinterpretar este sentimento e misturá-lo com peças mais modernas (como uma mesa antiga rodeada por cadeiras modernas). 

6. Perfeita para desfrutar

A iluminação de uma cozinha influencia muito a atmosfera e o estado de alma de quem lá está. Se quer que a sua família se sinta relaxada e divertida, então explore todas as fontes de luz, naturais e artificiais. 

Para além disso, lembre-se de que a cor da cozinha também pode melhorar o estado de espírito de quem a usa. Use tons verdes e azuis para transmitir paz ou detalhes em amarelo e laranja para encher a área de energia. Se almeja criar um ambiente zen sem distracções, o branco e os neutros são a melhor escolha.

7. Uma família moderna

Com o tempo e estilo de vida, as necessidades das famílias também se alteraram, pelo que a cozinha se deve adaptar às novas dinâmicas, sobretudo para que os mais jovens também se sintam parte dela. 

Para uma cozinha moderna, o melhor material é o aço que tem a vantagem de ser muito durável e resistente, para além de exibir um brilho especial que oferece sofisticação aos espaços. 

8. Muita arrumação para uma grande família

Cozinhas clássicas por Rencraft
Rencraft

Modern meets Edwardian.

Rencraft

Quando temos uma família numerosa não conhecemos o significado da expressão muita comida. Na verdade, por mais comida que preparemos, parece que nunca é demais. Para evitar que isto aconteça, o melhor é ter um grande espaço de arrumação para guardar todos os ingredientes de que precisa. Nesse sentido, propomos-lhe que aproveite a altura das paredes e crie armários com portas e gavetas e compartimentos de formatos distintos para que cada objecto tenha o seu espaço. Assim, evita estar a ir constantemente ao supermercado, o que significa mais tempo livre para se dedicar ao que quiser.

9. Um espaço para todos

Se toda a família gosta de se encontrar na cozinha é natural que, por vezes, o espaço pareça demasiado pequeno e as pessoas se sintam amontoadas. Para resolver este problema, nada como um desenho em ’C ou em U’ que liberte o espaço a meio. Nesta cozinha, levou-se à letra a visão do espaço enquanto área de convívio e incluiu-se um agradável sofá em azul sob o beiral da janela. Quanto a nós, um genial aproveitamento de espaço! 

10. Uma cozinha que se expande

Quando temos um espaço pequeno, estamos sempre à procura de formas para o fazer parecer maior. Mas, nem sempre a área da cozinha nos permite. Quando assim é, temos que nos voltar para a criatividade e para o engenho e recorrer a soluções inovadoras como a adição de uma mesa extensível que se pode ocultar sempre que necessário.

De qual destes projectos mais gostou? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!