Corredores e halls de entrada  por Ossigeno Architettura

Um apartamento de 65 m² com muitas ideias para se inspirar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar a nossa casa é uma tarefa desafiante. Podemos entendê-la como um caminho com etapas que vão sendo concluídas aos poucos. Primeiro, há que eleger o estilo decorativo o que pode ser complicado. Talvez nos atraia mais a elegância do minimalismo, talvez morramos de amor pelo aconchego do rústico ou pela novidade do industrial. 

Neste livro de ideias, mostramos-lhe como o estilo mediterrânico pode ser uma boa opção. Este estilo caracteriza-se pelo ambiente fresco e despojado dos países que habitam na bacia do mar Mediterrâneo. Os brancos, as madeiras e os espaços abertas preponderam. É acolhedor, mas boémio e artístico ao mesmo tempo. 

Venha conhecer esta casa de 65 m².

A iluminação: uma peça chave

A iluminação é um dos aspectos principais da estética mediterrânica. Através dela, pode-se conseguir criar um aspecto estilo estúdio com um ambiente boémio que o fará realmente sentir em casa ao entrar. Neste projecto, acrescentaram-se alguns detalhes modernos como as lâmpadas incandescentes que dão mais frescura ao espaço e surgem combinadas com a madeira, enfatizando-a. 

As fontes de luz natural no mezanino permitem que a energia e o ar fluam de forma adequada por todo o espaço, evitando que nele se encerrem maus odores.

Escada multifuncional

Quando temos um espaço pequeno, a melhor forma de o aproveitar é convertendo cada móvel e decoração num elemento multifuncional que lhe ofereça beleza e praticidade.

Neste caso, a escada foi desenhada com degraus flutuantes que a tornam mais ligeira, tendo sido complementada, em baixo, por prateleiras ao mesmo nível dos degraus que acomodam alguns livros e artigos de decoração. É uma ideia interessante, útil e original. 

De realçar, ainda, como a calidez da madeira contrasta com o piso em microcimento. 

Varandas para contemplar a paisagem

O estilo mediterrânico é inspirado na calidez das costas da Grécia, de Itália e da zona sul de Espanha que se caracterizam por uma arquitectura que privilegia espaços amplos que permitem a passagem do ar e da luz e uma atmosfera boémia que nos inspira a recordar os melhores momentos entre quatro paredes.

A proximidade de bonitas paisagens faz com que estas casas contenham várias varandas, como a que vemos ao fundo, para se apreciar a paisagem do mar, do campo ou da cidade.

O quarto principal

Quando temos poucos metros quadrados disponíveis para decorar, temos que pensar de forma tridimensional e aproveitar a altura para conseguir incluir todos os espaços de que necessitamos. Por exemplo, se temos uma casa alta podemos construir um mezanino que nos sirva como escritório ou, pura e simplesmente, como recanto pessoal onde possamos desfrutar dos nossos passatempos favoritos. Na imagem, vemos como o espaço foi usado para o quarto que é, assim, mais intimista.

As cores da casa de banho

No estilo mediterrânico, o branco é protagonista, ainda que possa vir acompanhado por outras tonalidades, como o creme, para criar contrastes e manter a frescura e a paz nos ambientes. 

E para complementar a decoração podemos utilizar os tons ocre, cores frias e alguns detalhes com um ar desgastado, como madeira com acabamento decapê ou patinada. 

Decoração mediterrânica

A essência do estilo mediterrânico também se vê reflectida nos móveis simples, com aspecto vintage, e nos elementos decorativos naturais.  

A madeira, com a sua beleza natural, é o melhor material para os móveis e para revestir algumas paredes, dando-lhes um toque pessoal. Procure que os elementos decorativos mantenham a mesma cor do que os móveis, evitando combinações demasiado contrastantes. A subtileza e suavidade são a chave. 

Escada até ao céu

Quando temos corredor ou, neste caso, um vão de escadas estreito é necessário que coloquemos a iluminação adequada para que não pareça um túnel tenebrosos. Para isso, basta acrescentar distintos pontos de luz em todo o seu comprimento. 

A combinação de materiais

Nesta zona da casa, combinaram-se diversos materiais e cores para que o espaço se tornasse mais compacto e funcional. O piso, em microcimento, combina perfeitamente com a cor da cozinha, emprestando-lhe um estilo industrial e moderno.

Adeus às divisões

Para evitar que os espaços se tornem fechados, dispense divisões físicas pesadas e use o vidro e as superfícies espelhadas. 

Saiba mais sobre o estilo mediterrânico.

O que achou deste projecto? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!