Casas ecléticas por Mayúscula Arquitectos

7 ideias para remodelar a fachada (e torná-la ainda mais bonita)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando adquirimos uma vivenda de interesse social, devemos ter em conta que o desenho da nossa casa é uma cópia de uma panóplia de construções ao longo de várias ruas e que a nossa tarefa é dar-lhe um toque de personalidade. 

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos sete ideias criativas para mudar a fachada da sua casa que se podem adaptar a diferentes orçamentos. O objectivo é conferir-lhe mais força e personalidade. 

Continue a ler-nos. 

1. Integre um jardim

Casas modernas por Wowa

A vegetação salva muitas situações. Não a subestime. Por mais pequeno que seja o espaço que pode destinar ao jardim, aproveite-o ao máximo. Uma porção de relva, um conjunto de arbustos, de oliveiras ou de eucaliptos podem vir dar aquele toque fresco e colorido à sua fachada, mudando não só o aspecto da mesma, como também a atmosfera da casa. 

2. Um piso apelativo

Se precisa de espaço para guardar o automóvel na frente da sua casa, não deve ajardinar toda a área. Pelo contrário, inclua uma zona revestida, mas que se harmonize com a composição da fachada. Pavimente a frente com um material resistente ao desgaste como a pedra natural, os blocos de pedra vulcânico, a cerâmica para tráfego pesado, entre outros. 

3. Revestimentos

Quanto menor for a fachada, mais fácil será cumprir este ponto. Trata-se de revestir com materiais de excelente qualidade e cores apelativas superfícies pontuais que atraiam a atenção. Pode colocar pedra de tom acastanhado ou painéis de cerâmica em cinza na parte onde está a porta principal. Pode, ainda, modernizar a marchetaria da janela da frente e instalar um vidro fumado. Escolha madeira escura para a porta.

4. Optimizar o espaço

Não esqueçamos que uma casa de interesse social não conta com muito espaço e, seguramente, uma remodelação incluirá uma ampliação dos espaços interiores. Para que seja realmente funcional é necessário optimizar os espaços e aproveitar ao máximo cada centímetro. Se a casa, originalmente, é de um nível, uma boa sugestão é ampliar na vertical ao invés de ocupar todo o espaço do terreno. Assim, mantém zonas abertas e livres de construções onde pode criar um pequeno jardim. Ao ampliar, valorize a estrutura com boas texturas, cores e materiais. 

5. Acrescente cor

Se não conta com um orçamento generoso, mas quer uma fachada memorável, recorra à cor. Use cor na porta principal, numa parede de destaque, na caixilharia das janelas ou na porta principal. Você decide. Uma cor apelativa como o rosa emprestará alegria e dinâmica ao espaço.

6. Um terraço ou varanda

Se ampliou a casa para um segundo piso, aproveite para lhe acrescentar uma bonita varanda ou terraço. Todo o espaço sobre a garagem é susceptível de ser convertido num terraço para as reuniões em família ou num local romântico para partilhar um copo de vinho. Não se esqueça jamais de instalar uma boa iluminação no espaço e de levar até ele a natureza através de vasos, canteiros ou jardins verticais.

7. Um projecto moderno

Modernize o estilo, actualize a sua casa, faça-a destacar-se na paisagem. Se a remodelação incluir uma ampliação para o segundo nível, o desenho deve contemplar a fachada com detalhes e acabamentos, lista de materiais e sistemas de segurança. Se a casa já for de dois níveis e quer apenas alterar o aspecto, existem muitas opções de construção que são económicas e flexíveis, como os acabamentos em gesso acartonado, estrutura de alumínio ou lâminas de madeira. 

Não se esqueça do acesso para peões deve sobressair no meio do conjunto através dos materiais e da vegetação.

Alguma destas fotografias o inspirou? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!