Há vida no sótão!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A homify dedica-se a criar todos os dias artigos inspiradores, para conseguir momentos perfeitos na presença do seu sofá para ajudá-lo a sonhar. Não concorda? 

O sótão faz parte do nosso imaginário de criança em que em casa dos avós existiam aquelas escadas de madeira que nos levavam quase ao telhado. Aliás, era quando subíamos para ir buscar a decoração de Natal que dizíamos como era giro o espaço estar melhor aproveitado. Quem sabe só com um sofá para vermos filmes até tarde ou um espaço para levar os amigos sem ter de dividir a mesma divisão com os pais. 

No passado era bem habitual muitas das casas terem esta zona junto ao telhado mas as escadas apenas davam acesso ao telhado e às vezes à caixa do elevador, quando se falava de prédios privados de 2 ou 3 andares. Os sótãos estão cada vez mais universais na actualidade e cada vez existe mais quem queira aproveitá-los da melhor maneira. Querem-se espaços sofisticados, versáteis e giros de preferência. A premissa, essa, continua a mesma: último andar antes do telhado/paredes inclinadas. 

Hoje mostro-lhe várias alternativas para criar um sótão em sua casa, isto se realmente conseguir ter esta vantagem em sua casa. Venha descobrir as fantásticas opções que os nossos profissionais têm para si.

Exemplo 1

Tirar partido da luz é a melhor coisa que primeiramente deve pensar e fazer mal tenha o espaço pronto a ser projectado e pensado. Ter luz natural terá a vantagem de não precisar de usar luz artificial durante o dia além dos raios solares terem o poder de aquecer a divisão e com o seu tom amarelo tornar a divisão com uma atmosfera mais acolhedora. Colocando uma janela a possibilidade de a poder abrir para ventilar o espaço é mais uma vantagem.

Neste exemplo, o tamanho da janela de tecto era de tamanho reduzido por isso procedeu-se à pintura de todo o espaço na cor branca para aumentar visualmente o espaço e torná-lo mais claro e luminoso. A zona de trabalho ou estudo foi marcada de forma criativa com o tom azul, tanto nas paredes como no chão.

Exemplo 2

A primeira etapa de qualquer intervenção em sua casa será sempre: planear. Descobrir as dimensões  exactas e perceber se a conversão é viável. A altura standard são uns 2,2 metros. O telhado também deve ser inspeccionado para garantir que não existem sinais de infiltração (verifique a existência de manchas escuras no tecto). Transformar o seu sótão numa sala de estar, numa casa de banho, numa biblioteca ou num quarto de hóspedes acrescenta não só espaço e comodidade à sua casa, como também aumenta o seu valor de mercado.

Exemplo 3

Chalé das Três Esquinas: Quartos ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

O terceiro exemplo é um projecto inspirador de assinatura portuguesa que todos têm obrigação de já conhecer. Tiago do Vale arquitectos e o seu Chalé das Três Esquinas, cujas opções de organização e compartimentação tiveram sempre em conta a luz natural e a garantia de transparência por todo o edifício, resultando numa solução próxima quase a um loft de forma vertical.

O tecto foi todo pintado de branco incluindo todas as vigas e traves. O exemplo é na realidade um sótão e como se diz em Braga, são os forrinhos desta habitação! O pé direito é de curtas dimensões apesar de não parecer. As portas da janela que vê ao fundo, por baixo da bandeira, têm apenas 1,55 m de altura, quem diria!

Exemplo 4

Mesdemoiselles Design projectaram este espaço na Villa Clamart, aproveitando a sua arquitectura original, apenas um vidro fez dividir o espaço em duas funções distintas.

O vidro separa de forma parcial o quarto da casa de banho, mas é a simplicidade desta opção de transição que torna este espaço tão especial. O lado romântico e sonhador está presente e serve perfeitamente bem as suas funções. As cores presentes rondam os brancos e cinzentos conseguindo uma atmosfera calma e serena. Estrategicamente e de forma inteligente a cabeceira da cama foi colocada do lado mais baixo do tecto.

Exemplo 5

Podem existir casas compostas só do sótão, em que este é transformado em integralmente num loft para se tirar maior proveito do espaço. Este parece ser um exemplo desses, ou então é só uma zona de estar criada junto ao telhado para momentos relaxantes e descontraídos. A bicicleta pendurada na parede serve de decoração e completa o plano de fundo. Mais uma vez, optou-se pela pintura do chão em soalho de madeira na cor branca. Muitas vezes os pilares fazem parte da estrutura e têm de ser mantidos. Assim sendo, nada melhor que os assumir verdadeiramente e planear todo o espaço da melhor forma. Repare como sem o grande apoio de luz natural, a artificial tem de estar em maioria.

Gostou de reviver os tempos de infância?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!