Dicas para remodelar uma casa de banho pequena

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Existem algumas vantagens em ter uma casa de banho pequena. A primeira de todas é que é muito mais fácil remodelá-la. Com poucos metros quadrados para preencher, a renovação da sua casa de banho fica também consideravelmente mais barata. 


Óptimas notícias para si que precisa de soluções inteligentes para a sua casa de banho com pouco espaço. A Homify reuniu os especialistas na matéria e dedica o tema de hoje a dicas para remodelar casas de banho pequenas.

Da preocupação com as cores utilizadas, com a iluminação e a arrumação, ao revestimento do piso e paredes e até aos pequenos mais charmosos acessórios que pode e deve incluir.

Luz natural

Casa em Moreira: Casas de banho minimalistas por Phyd Arquitectura
Phyd Arquitectura

Casa em Moreira

Phyd Arquitectura

Uma das casas de banho da Casa em Moreira da PHYD Arquitectura, onde parecemos mergulhar no mar: a parede de pequenos mosaicos azul turquesa combinados com o mármore aplicado no chão e nas paredes dão uma ideia de prolongamento, fazendo do espaço mais amplo. Depois, a fantástica entrada de luz natural incorporada no tecto, a completar o cenário tranquilo e mágico!

Iluminação funcional

Casas de banho mediterrânicas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Metro White, Decor Patchwork 7,5x15

Equipe Ceramicas

Jogue com a luz natural e artificial e crie um ambiente confortável. Mesmo que não tenha a sorte de ter luz natural, a boa integração de luz artificial faz maravilhas num compartimento, especialmente quando falamos de casas de banho com poucos metros quadrados. Nestas é aconselhável que pense não apenas uma luz central, mas na instalação de múltiplos focos de luz. Uma boa iluminação abre o espaço, fazendo com que este pareça maior e deixa tudo à vista, acessível.

Intervalo de arrumação

Ypsy para a Casa de Banho: Casa de banho  por Two Six
Two Six

Ypsy para a Casa de Banho

Two Six

Arrumação é essencial quando falamos de casas de banho pequenas. A portuguesa Two.Six sabe disso e por isso propõe-nos esta peça inspirada no tradicional escadote. Para além da funcionalidade é ainda um bonito intervalo de cor.

Reflexos importantes

Outra regra essencial aplicada a todos as pequenas divisões é o uso de espelhos. Numa casa de banho esta dica faz ainda mais sentido, já que é o lugar dedicado aos cuidados de beleza. Um espelho abre o espaço e dá-lhe profundidade. Este que vemos na imagem incorpora ainda elementos decorativos inspirados nos mosaicos verdes que preenchem o espaço.

Adeus convenções

Longe vão os tempos em que as casas de banho tinham apenas acessórios essenciais e cumpriam uma determinada paleta de cores. Num rectângulo de azulejos brancos, o designer de interiores brasileiro Maurício Arruda introduziu muitos apontamentos de cor, vida e personalidade: o armário azul forte, um mapa colorido, um banco/mesa de apoio de plástico colorido. E depois, claro, o truque do espelho, que assume em conjunto com a luz natural e com as paredes brancos, uma missão fundamental: tornar o espaço amplo e bem iluminado. 


Outra característica interessante deste espaço é a banheira: uma opção nada convencional num espaço condicionado, mas que dá a esta casa de banho um ambiente retro e vibrante.

Detalhes especiais

Por falar em acessórios com personalidade, destacamos esta decoração assinada pela portuguesa Home Staging Factory num apartamento no Chiado, em Lisboa. Uma intervenção muito subtil que prova como é possível servirmo-nos de muito pouco para fazer muito.

Simplicidade e elegância

Chalé das Três Esquinas: Casas de banho ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

O mármore na casa de banho é sempre uma solução elegante. A vantagem de uma casa de banho pequena é que o espaço a revestir é obviamente mais reduzido. 

A propósito deste revestimento, destacamos o projecto português assinado por Tiago do Vale, o Chalé das Três Esquinas, onde o mármore de Estremoz foi usado em todas as superfícies.

Para a limpeza de uma casa de banho em mármore, estão absolutamente proibidos os produtos anti-calcário, que lhe roubam o brilho natural muito rapidamente.

Elegância em qualquer formato

Casas de banho rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Oakhill Court, Putney

Ardesia Design

Às vezes a arquitectura pode parecer desencorajadora e difícil de trabalhar, mas um bom designer de interiores consegue sempre ver para além disso. Esta casa de banho é um bom exemplo disso, onde a geometria permitiu encaixar os elementos essenciais, mas também criar um puzzle de mosaicos, azulejos pintados e um piso revestido a madeira. Uma solução decorativa inteligente que combina elegância e subtileza, materializadas pelo uso de uma paleta cromática muito sóbria e clara. Outra dica importante para não sobrecarregar o espaço é o uso de um chuveiro de espelhos transparentes.

Qual das nossas imagens achou mais inspiradora? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!