Casas modernas por Studium Saut Arte & Interiores

Casa contentor: alternativa de baixo custo

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A maioria dos portugueses sonha em ter a sua própria casa. No entanto, este sonho é diariamente deixado para trás por causa da crise e do nível de desemprego que o país atravessa. A equipa homify gosta de ver os seus leitores animados e por isso pôs-se à procura de uma solução económica para o sonho de uma casa só sua deixar de ser apenas um sonho..e encontramos! A solução chama-se contentor. Há já muitos fãs deste modo de vida, especialmente na Alemanha, lá esta tendência já foi aderida. Lembra-se deste artigo? Poderá estar neste momento a balançar a cabeça e a duvidar desta nossa boa ideia, mas iremos mostrar-lhe com bases em exemplos como confortável podem ser estas casas contentores. 

Quanto custa um contentor?

O custo de um contentor, seja ele novo ou usado, poderá variar imensamente de valor. Para um com cerca de 12 metros de comprimento poderá pagar entre 1.000 e 3.000 euros. Se quiser juntar vários e aumentar assim o tamanho da sua nova casa poderá gastar entre 7.500 a 10.000 euros. Na Alemanha existem contentores novas mas dificilmente se conseguem adquirir.

O contentor deve ser isolado?

Por norma os contentores usados nos navios, os marítimos, são de construção leve mas resistente. São essencialmente de aço inox e posteriormente levam revestimentos de cor e de protecção anti- corrosiva. Por isso os contentores para efeito de habitação devem ser tratados e revestidos com camadas de isolamento, garantindo uma temperatura confortável no interior e ainda garantindo um bom isolamento acústico.

É preciso permissão para colocar um num terreno e usar como casa?

Convém primeiramente informar-se no seu país e cidade se habitações com esta configuração são aceites. Terá de frisar se o contentor será para uso constante ou por tempo curto. Poderá ser apenas para determinada acção ou festa. O tamanho será um dos motivos porque poderá levar um não. Depois de ter um sim como resposta passe para o passo seguinte.

Poderá tentar sempre dar a volta e mostrar exemplos de outros países onde este facto já é costume.

O contentor

  por CSH Container Services Hamburg GmbH
CSH Container Services Hamburg GmbH

Gebrauchter 20 Fuß ContainerSeecontainer vor dem Umbau

CSH Container Services Hamburg GmbH

Uma empresa com sede em Hamburgo, na Alemanha, vende contentores que foram usados basicamente para o transporte de mercadorias em navios e ainda novos contentores construídos de raiz com o acompanhamento de arquitectos e designers com o intuito de criar unidades habitacionais.

As casas contentor na Alemanha usam uma percentagem pequena de contentores em segunda mão, mas os exemplos que iremos mostrar hoje são apenas o aproveitamento desses mesmos contentores.

A mutabilidade de um contentor

Quando se pensa em contentores residenciais, pensa-se automaticamente numa forma geométrica clássica. Mas aqui está um bom exemplo de que os contentores se podem dissociar bem desse formato estereotipado, tendo colaborarias, paredes em vidro, escadas .. oferecendo um sentido totalmente diferente do espaço. O contentor original é sempre usado como modelo inicial e posteriormente é pode ser ligeiramente alterado.

Esta casa contentor com óptimas vistas fica na Costa Rica e custou cerca de 35.000 euros. O projecto consistiu na união de dois contentores de modo a que a área total fosse aproximadamente de 92 m².

Um pequeno contentor

Esta pequena casa contentor foi erguido em 2007. Pode ser difícil de acreditar, mas oferece dormida até quatro pessoas. O desejo dos proprietários era conseguirem ter uma casa móvel e de valor acessível Esta pequena casa é o exemplo de um projecto de arquitectura.

Contentor como casa de hóspedes

Estes contentores azuis medem individualmente certa de 12m por 2.5m de largura. Uma solução eficiente e suficiente para as suas visitas com uma área espaçosa com mais 30m². A casa contentor pode ser pousada simplesmente sobre o solo ou ser colocada sobre uma plataforma mais elevada. Assim beneficiará ainda de uma varanda adicional, ideal para oferecer às suas visitas um momento caloroso antes de entrar no espaço interior.

Contentor para estudantes

Este projecto foi desenvolvido por estudantes de design, que decidiram comprar seis contentores usados e construir a sua própria casa. O projecto demorou 2 anos a ficar concluído e os interiores ficaram com aspecto confortável deixando transparecer a cada esquina que é composta por vários contentores. Depois da grande transformação os estudantes de design podem chamar a casa de sua e usa-la. Escolheram cores criativas e deixaram a casa com um ar mais original.

Se quer mais sugestões para uma casa móvel pode ler o artigo: Homify 360º – habitação desde 25.000€

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!