Habitação de desenho espetacular

Rafael Valente Batista Rafael Valente Batista
Loading admin actions …

O projecto de habitação que lhe trazemos a conhecer hoje faz parte do processo criativo do profissional PEDROHENRIQUE|ARQUITETO com escritório sediado em Santa Maria da Feira, Portugal.

Este é um trabalho bastante interessante por parte deste profissional pela inserção do programa num lote que poderia trazer certas dificuldades.

O ano de conclusão desta obra data de 2014 e conta com 340 metros quadrados de implantação.

A implantação

Esta é uma obra que se localiza a poucos quilómetros de Santa Maria da Feira, na vila de Arribana. Esta é uma vila que ainda mantém presente uma grande relação com a cultura agrária. 

O lote em que o projecto se insere tem uma forma triangular que o arquitecto decidiu manter e tomar como ponto de partida essa premissa, então a própria casa obtêm a forma triangular desenvolvendo-se em 2 pisos. Porem, depois de uma análise mais detalhada ao edifício é possível captar que este é um edifício pensado de forma clara e linear, ou seja, o programa distribui-se linearmente ao longo da habitação, sendo as varandas, os alpendres e a garagem a manter a premissa do projecto intacta.

A vista

Este é um terreno que mantém fortes relações de vista com as vizinhanças, pela parte da frente mantém uma realçai de nível com a rua e uma relação superior com os terrenos nas vizinhas, que o arquitecto usou de forma muito inteligente. Por ser uma casa com forma triangular, poderíamos considerar 3 pontos de vistas, porem com algumas torções e enquadramentos que o arquitecto proporciona é possível fragmentar e obter um maior numero de vistas.

As cores

Como já referimos esta foi uma casa pensada de forma linear e bastante coesa, para que o ambiente ficasse o mais homogéneo e confortável possível. Para tal o arquitecto decidiu trabalhar com apenas duas cores, o branco, dos tectos, paredes e tectos, e o castanho da madeira para o pavimento. Assim todo o mobiliário surge em tons de branco.

A escada

A imagem que agora lhe mostramos é referente ao hall de entrada da casa. Uma das divisões mais importantes da casa. Sendo a primeira a acolher-nos em casa este tem de ser pensado de forma pratica e rápida, sendo capaz de nos levar de forma rápida e precisa à divisão que queremos alcançar. 

escada tem aqui um factor determinante. A forma como foi construída permite uma rápida chegada ao nível superior sem pesar ou condensar o nível inferior.

A casa de banho

Para a casa de banho o material escolhido foi uma placa mosaico negro representando um pouco da envolvente granítica do entorno à casa mantendo o mobiliário branco à semelhança do resto da casa.

A luz

Uma das preocupações deste projecto foi a forma do vão e as sombras que eles criam. Porem achamos muito interessante o jogo de luzes nocturno que este objecto arquitectónico é capaz de criar devido às diferentes torções que foram criadas.

Veja aqui outros projectos com um jogo de luz interessante.

Gostou deste projecto? Conte-nos o que achou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!