Simplicidade e versatilidade numa habitação

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Hoje apresentamos-lhe um projeto desenvolvido por mais um profissional português de excelência. Ainda bastante jovem, Nuno Alves de Carvalho, concorreu a concursos públicos nacionais com a equipa brasileira Ideia1. Em 2007 o arquiteto regressou a Portugal e fundou o seu próprio atelier no Porto, conhecido por URBAstudios. Ao longo dos últimos oito anos, a equipa tem desenvolvido vários projetos, encontrando-se sempre disponível para participar em novos desafios, integrados em todo o tipo de equipas multidisciplinares.

Um dos projetos mais interessantes deste atelier é, sem dúvida, o projeto de remodelação integral de um apartamento no Porto. Venha connosco e descubra como é possível transformar um apartamento confuso num espaço simples e versátil, sem recorrer a obras dramáticas com custos elevados.

Base

Apartamento BAC: Salas de jantar modernas por URBAstudios
URBAstudios

Apartamento BAC

URBAstudios

Composto por 136 m2, o apartamento T4 apresentava um sistema de compartimentação excessivo e impeditivo de um aproveitamento real da área. Desta forma, o casal que ocupava a casa pretendia usufruir de espaços mais amplos, apesar da possibilidade de vir a necessitar de três quartos numa projecção de médio prazo.

Conceito

Apartamento BAC: Salas de estar modernas por URBAstudios
URBAstudios

Apartamento BAC

URBAstudios

Numa tentativa de combinar esta vontade de libertar os espaços com a integração de uma versatilidade ligada à incerteza do futuro do casal, o arquiteto procurou uma solução eficaz e económica para uma nova organização funcional. Sendo assim, optou-se por um conceito de planta aberta interrompido por uma caixa de betão estrategicamente colocada no centro do apartamento. Enquanto todas as barreiras físicas e visuais foram eliminadas, este novo volume garante a separação entre a zona mais privada da casa e os restantes espaços que funcionam em unidade. 

As zonas viradas a sul e a nascente acabaram por acomodar as divisões que pressupõem um mais grau de intimidade, integrando um quarto de vestir e um quarto de dormir com casa de banho de apoio. A restante área disponível foi ocupada por uma casa de banho de serviço, zona de estar, cozinha e sala de jogos que apresenta a possibilidade de vir a ser reorganizada integrando mais um quarto ou escritório de trabalho.

Caixa de betão

Apartamento BAC: Corredores e halls de entrada  por URBAstudios
URBAstudios

Apartamento BAC

URBAstudios

Este novo volume central é o elemento fundamental de todo o projeto que conforma a única forma de circulação entre a zona privada e pública da habitação.  Além de ser responsável pelo esquema funcional do apartamento, garante a versatilidade pedida pelo casal através da possibilidade de integração de novas paredes que nascem a partir do seu corpo. 

Iluminação e materiais

Apartamento BAC: Cozinhas modernas por URBAstudios
URBAstudios

Apartamento BAC

URBAstudios

Sendo que todas as divisões são acompanhadas por grandes janelas, a escolha de materiais focou-se apenas em complementar a beleza natural dos espaços. As paredes foram maioritariamente pintadas de branco de modo a multiplicar a sensação de luz e os pavimentos foram colocados em madeira de forma a proporcionar um ambiente acolhedor, próprio dos ambientes familiares. Para contrastar com esta paleta mais clara foi utilizado o betão, que além de materializar o volume central, pontua os restantes espaços incorporando diferentes detalhes.

Cozinha

Apartamento BAC: Salas de jantar modernas por URBAstudios
URBAstudios

Apartamento BAC

URBAstudios

A decoração dos espaços não podia ser mais simples. A cozinha é ocupada por mobiliário tradicional que garante o contraponto com a modernidade presente na casa. Tanto nas cadeira como noutros móveis são introduzidos alguns elementos coloridos que conferem uma dinâmica mais alegre à divisão.

Quarto

Apartamento BAC: Quartos modernos por URBAstudios
URBAstudios

Apartamento BAC

URBAstudios

No quarto o principal objetivo foi criar uma atmosfera calma e propícia as funções inerentes ao espaço. Adoptou-se o branco que simplifica a leitura desta área, tornando-a ideal para relaxar.

Casa de banho

Apartamento BAC: Casas de banho modernas por URBAstudios
URBAstudios

Apartamento BAC

URBAstudios

Na casa de banho de apoio ao quarto do casal optou-se por uma decoração mais eclética. Numa mistura do cinzento do betão com os lavatórios minimalistas e um espelho tradicional, criou-se um espaço harmonioso e equilibrado. É de destacar a presença de dois lavatórios, o desejo de qualquer casal trabalhador que se levanta em simultâneo para ir para o trabalho.

O mais interessante deste projeto é sem dúvida a criação de um elemento central capaz de organizar todo o esquema funcional desta casa. Uma solução muito inteligente que simplifica toda a intervenção através de um único elemento. O trabalho desenvolvido pela equipa URBAstudios prima pela vontade de responder a todos os desejos do cliente de forma modesta. Talvez seja mesmo para uma nova dimensão ligada à versatilidade que se desenha o futuro da arquitetura.

Conte-nos a sua opinião. Também acha que a arquitetura deve ser versátil?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!