Casas  por studio_GAON

10 revestimentos para uma fachada sem igual

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Existe uma variedade de opções para dar um toque especial à nossa fachada – pedra, madeira, betão, pintura… Cores, tamanhos, acabamentos, feitios ou formas, pesam também na hora de decidir. Mas no meio de uma multiplicidade de opções um ou outro é que nos conquista, mediante o nosso estilo e gosto pessoal.

Neste livro de ideias, trazemos 10 tipos de revestimentos de fachada, uns podem ser combinados ou alternados entre eles, outros podem ter toda a exclusividade na fachada. O que é certo é que todos são muito atraentes e com certeza que vos irão fascinar, não perca!

1. Revestimento em madeira

Numas linhas horizontais de diferentes espessuras, num jogo de formas e sombras, luz, cor de rosa e laranja e linhas cor-de-rosa, é como a fachada desta habitação foi revestida. Este revestimento é feito por tiras muito finas de madeira, criando um efeito muito fresco e campestre, mas sem por isso perder a elegância da modernidade.

2. Com ar tropical

Casas escandinavas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Facahda de acceso – Casa 5

Weber Arquitectos

A textura desta madeira é incrível. Os planos são constituídos por ripas de madeira unidas num ângulo para criar uma superfície em escada, como uma série de linhas em três dimensões. O jogo de sombras é fascinantes, as cores e linhas convida-nos a tocar as paredes, e as virtudes do material de criar um clima interior frio ou quente, conforme a vontade, mas sempre acolhedor.

3. Betão

Casas  por studio_GAON
studio_GAON

House of Respect and Happiness

studio_GAON

Enquanto que o betão pode ser um material de construção que pode parecer nu, pode também ser um revestimento em microcimento e ser similar à primeira aparência. O importante é de escolher o efeito dessa aparência: pode ser liso ou apenas polido; dividido em módulos quadrados ou retangulares para criar um look industrial; ou também pode ser texturizado, sendo que neste caso é misturado com grãos de sal ou areia. E antes de terminar, retire com uma espátula, desta forma, o material terá uma aspeto mais rugoso, contrastando com a superfície lisa do resto da fachada.

4. Pedra polida

A pedra natural é bonita só por si, e pode surgir naturalmente ou em blocos, em forma de telhas perfeitamente polidas. Neste caso, uma parede revestida com este fantástico material, permite criar um efeito interessante entre cores, sombras e luzes. A textura da pedra cria uma fachada de requinte. Este é um bom exemplo disso.

5. Pedra escura

Um excelente contraste é usar blocos de pedra polida, mas com duas características muito ousadas: com um pouco de textura entre o efeito polido; e cores muito escuras, como preto ou cinzento. Como podemos ver na imagem, o visual da pedra escura é muito sofisticado e moderno, é perfeito para mesclar com estruturas em aço e acabamentos brancos. 

Um detalhe que pode apresentar-se como único e preciso na fachada de uma casa

6. Pedra laje em diferentes tons

A laje é um material bonito e atraente, que dá uma aparência natural. As fachadas ficam muito elegantes, especialmente se for usado nas quantidades exatas: num ponto central; numa parede lateral;  num muro baixo que separa a entrada da garagem ou para limitar o terreno. As opções são muitas. As várias cores destas pedras permitem criar uma fachada sem igual.

Para que seja mais prático, esta pedra existe também, em pequenos blocos modulares, que facilitam a instalação. Existe ainda, materiais similares na mercado, que podem ser excelentes alternativas. 

7. Dark Wood

As ripas horizontais desta fachada, são finas e de madeira avermelhadas escuras, permite criar um cenário atual e muito atraente. 

Colocar as ripas na forma horizontal cria a sensação de grandeza, faz com que o volume percebido seja mais longo, mais profundo, e transmite um certo calor… Mesmo ao longe!

8. Alumínio esmaltado

Um material corajoso, ousado e muito bonito é… o alumínio. Estes painéis de alumínio esmaltados existem em cores diferentes, e têm muitas vantagens: isola, é flexível, é fácil de manusear em várias formas, cortes e tamanhos, é moderno, parece brilhante e é muito duradouro. Tem coragem de usá-lo na sua fachada?

9. Telha em cerâmica

Telhas ou azulejos em cerâmica têm uma infinita variedade de cores, estilos e formas. Há em quadrado, hexagonal, retangular, em cores lisas, em mosaico, com textura, polido, ou com o aparecimento de outros materiais, como a madeira, o betão, inclusive o metal oxidado. 

Neste caso, a fachada é composta por uma madeira em cerâmica, do tipo azulejo escuro, numa forma retangular e posicionada horizontalmente. Não é madeira, mas tem um aspecto elegante, ultra moderno e muito chique.

10. Pedreira

Casas modernas por Boué Arquitectos
Boué Arquitectos

Casa Real de las Lomas 3- Boué Arquitectos

Boué Arquitectos

Esta pedra tem um caráter forte e proporciona à fachada e consequentemente à casa, muita elegância. A sua cor clara reflete o brilho e toda a luz.

Como qualquer material, a pedreira pode ser combinada com outros materiais ou com outro tipo de pedras, tal como fizeram neste exemplo. Neste caso, optaram por pedras mais escuras, criando um contraste divertido. 

Mais ideias sobre fachadas? Veja este livro de ideias:

A melhor fachada para a sua casa.

O que achou dos exemplos das nossas fachadas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!