Casas de madeira para todos os estilos

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Chalet Gstaad, Ardesia Design Ardesia Design Salas de estar rústicas
Loading admin actions …

A madeira foi um material fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento da espécie humana. Sociedades primitivas descobriram a utilidade da madeira para se aquecer, cozinhar, fabricar armas e utensílios domésticos, construir barcos e casas. Portanto, a madeira é provavelmente o mais antigo material de construção. 

A seguir homify apresenta alguns projetos de casas de madeira para que você se inspire e encontre a solução que mais combina com seu estilo de vida e com os seus anseios de um refúgio confortável, agradável e belo.

Uma cabana na floresta

Para quem sonha com a simplicidade e tranquilidade de um refúgio de madeira em meio à natureza, cercado de sombra e com uma varanda espaçosa e coberta com algumas folhas secas, este projeto parece o ideal. A edificação se mimetiza na paisagem e o luxo e a simplicidade se unem.

Uma casa de madeira tradicional

As formas tradicionais e consagradas da arquitetura, como a tipologia da cabana primitiva de Vitrúvio, ainda são válidas para a arquitetura contemporânea. Neste projeto, apesar da utilização da forma tradicional, a ampliação da escala, com a distribuição do programa em dois pavimentos, e a transformação do objeto construído em um bloco único revestido com madeira, com exceção da esquina revestida em pedra que marca a entrada principal, a imagem predominante é a de uma grande escultura de madeira. Para quem se apega às tradições, mas não abre mão da qualidade material e da harmonia entre ambiente construído e o entorno, não poderia haver projeto mais apropriado.

Forma simples e estilo contemporâneo

Neste projeto, que explora recursos de composição como o contraste entre cheios e vazios, opacidade e transparência, a combinação da tipologia tradicional com a utilização de materiais distintos, como madeira e vidro, resultou em um edifício formalmente singelo e esteticamente  sofisticado e harmonioso. Uma casa de madeira no campo, com piscina e integrada a uma generosa área verde, preenche os sonhos de muitos de nós.

Casa de madeira moderna

Sam's Creek homify Casas modernas

Além das qualidades estéticas únicas e inequívocas, a maderia possui qualidades relacionadas com o conforto ambiental, apresenta também boas condições de isolamento térmico e absorção acústica. Além disto, ela tem ótimo desempenho estrutural, superior, em alguns aspectos, ao do concreto. Neste projeto moderno de linhas retas e formas simples, a madeira suaviza a abstração volumétrica do edifício e faz o contraponto com os planos envidraçados. O interior também toma emprestado as  qualidades materiais físicas e estéticas da madeira.

Casa moderna revestida com madeira de demolição

Neste projeto, ideal para os apreciadores da estética High-Tech, que combina a simplicidade formal com materiais de aspecto industrial, como a estrutura metálica e o vidro, as superfícies externas revestidas com madeira de demolição dão unidade ao conjunto da edificação e contrasta-se aos materiais industrializados. É importante ressaltar que quando comparada a outros materiais, a madeira possui algumas desvantagens. É combustível e vulnerável a agentes externos, umidade, fungos e bactérias. Portanto, em casos como este, quando utilizada como revestimento de superfícies, principalmente externas, expostas a estes agentes, é necessário a adoção de tratamentos especiais como a impermeabilização.

Um chalé de madeira

homify Varandas, marquises e terraços campestres

Um chalé de madeira pode servir tanto como refúgio quanto como espaço para encontros fruitivos e intimistas com amigos e familiares, disposto como anexo da residência principal, como neste projeto, em que além do aspecto natural, devido ao predomínio de estrutura, revestimento e móveis de madeira, a cobertura feita de palha de sapé reforça a simplicidade e o aspecto rústico do chalé.

Interior do chalé

homify Varandas, marquises e terraços campestres

No interior do chalé de madeira, materiais como piso de pedra, estrutura de madeira aparente, superfícies de madeira, vidro e as esquadrias metálicas, na cor preta, formam um cenário gracioso e aconchegante, ideal para os saudosistas que buscam uma ligação com a atmosfera campesina, sem abrir mão do conforto, praticidade e elegância.

Acabamento interno de madeira

Para quem deseja morar no alto de uma montanha e construir um abrigo para o clima frio capaz de proporcionar conforto, calor e satisfação estética, este projeto corresponderá a todos estes anseios. O acabamento interno de madeira e a combinação da mesa de centro em madeira rústica com o design moderno do sofá confere ao ambiente uma atmosfera de intimidade e requinte.  

Nos dias de hoje, em que a ordem é a sustentabilidade, a madeira é o material mais indicado como elemento construtivo, desde que originária de áreas de manejo florestal. Neste contexto, a madeira é um material inesgotável que permite infinitas soluções construtivas. Por esta razão, ela tem sido cada vez mais valorizada na arquitetura e no design. Se você deseja um refúgio simples, sem relegar a importância do conforto, da qualidade tectônica e das qualidades espaciais dos ambientes, estas ideias lhe servirão de inspiração.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista