Salas de estar escandinavas por 4ma projekt

Como decorar uma sala com menos de 10 metros quadrados?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Embora as tendências atuais falam em espaços muito abertos que misturam diferentes espaços e funções, a realidade é que muitos de nós vivemos em casas, onde as salas não são tão grandes como gostaríamos. Neste artigo apresentamos-vos algumas ideias para decorar uma sala, quando esta não dispõe de mais de dez metros quadrados. Nestes casos, a sala de estar deve prescindir de algo, como fazer desaparecer a sala de jantar. Concentrando-se unicamente nesse espaço, nomeadamente o sofá. 

Neste livro de ideias, iremos descobrir 12 propostas de salas de estar pequenas, onde cada metro quadrado foi muito bem aproveitado. 

1. A importância das proporções

Quando a sala não é muito grande, não podemos optar por móveis volumosos ou desproporcionais, há que ser coerente. No entanto, não devemos abdicar da comodidade e do conforto que os móveis oferecem, como um sofá de canto. Neste caso, a sala partilha espaço com a cozinha, o sofá não está encostado à parede, serve para definir e abraçar o espaço, criando uma sensação muito acolhedora.

2. Móveis modulares

Quando não temos muito espaço, há que procurar móveis multifuncionais. Optar por mesas de apoio que desaparecem quando precisa de espaço, ou então, por sofás que se convertem em chaises longues. Substitua cadeiras por bancos, que o ocupam visualmente menos espaço e são mais fáceis de arrumar num canto e retirar sempre que tem convidados.

3. O que não é visto não existe

A desordem é o inimigo de pequenos espaços, por isso, a nossa próxima dica sugere que tenha tudo organizado. Como? Com móveis que podemos ver na imagem, um armário que detém os segredos do quarto.

4. TV na parede

Uma ótima ideia para poupar espaço é de instalar o seu ecrã de televisão na parede. Ocupa tão pouco quanto possível e torna-se, sem roubar espaço, o protagonista do espaço. Por outro lado, ao colocar a televisão na parede, consegue obter espaço para arrumação, como por baixo da mesma.

5. Branco total

Os espaços luminosos dão sempre uma maior sensação visual de espaço, por isso uma aposta segura quando se mobila uma pequena sala é de optar pelo branco. Branco nas paredes, no mobiliário e no têxteis. O efeito, como podemos ver, nesta fotografia, não é estéril e chato, mas é brilhante e alegre.  Não acha?

6. Cinzento e cor

O cinzento é uma cor elegante que resulta sempre e favorece as salas e os espaços mais pequenos. Tal como nos mostra esta habitação, onde mesclaram o tom cinzento com pequenos detalhes, mas muito marcantes, na cor vermelha.O contraste é fascinante.

7. A magia da iluminação

As excentricidades também estão presentes em pequenas salas. Este é um exemplo que nos mostra que tudo pode ser feito, desde que seja concretizado com estilo. Do branco e cinzento das salas anteriores, passamos a uma sala de estar com poltronas de cor vermelha, azul e amarela. A iluminação também desempenha um papel fundamental, marcando e destacando as várias partes do quarto.

8. O poder do espelho

Salas de estar modernas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Salón Casa JM

Weber Arquitectos

Uma das grandes ferramentas na decoração de espaços pequenos são os espelhos. Colocados em áreas estratégicas pode visualmente expandir o nosso olhar. Outra vantagem é que também ajudam a melhorar o brilho do espaço, especialmente se, como neste caso, o espelho for colocado em frente a uma grande janela.

9. Cores contrastantes

Em salas de estar com teto inclinado, a sensação de peso pode prejudicar a atmosfera do espaço. O nosso conselho remete para o uso de móveis mais baixos, nesses pontos com pouca altura. Além disso, se apostar no gesso, contrastando o tom da parede do teto, o resultado pode ser tão surpreendente como essa bela sala que vemos acima.

10. Misturar com tecidos

Tanto a imagem anterior como nesta, vemos um detalhe muito marcante: o tapete e a conexão com o resto dos têxteis. O jogo com as texturas e cores, com tapetes, almofadas ou cortinas permit-nos, sem subtrair espaço e metros quadrados, tornar mais rica a nossa sala de estar.

11. O calor da madeira

Uma parede com painéis de madeira pode ser visualmente muito pesado, mas se gostar desta opção, não deve deixá-la de parte. E pode, se entender, reduzir o seu impacto visual ao combiná-lo com tons cremes e cores claras, o que permitirá criar uma atmosfera calorosa e acolhedora.

12. Não se esqueça das plantas

Salas de estar rústicas por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

O pouco espaço na sala de estar não é desculpa para não preenchê-la com planta(s). De facto, as plantas dão vida e são essenciais. Pode colocá-las na borda da janela, em prateleiras, penduradas no teto ou ao lado do sofá… mas nunca podem faltar!

Precisa de mais ideias para salas pequenas? Pode encontrar mais dicas neste livro de ideias:

7 truques para fazer um espaço pequeno parecer maior.

A sua sala é pequena? Gostou das ideias propostas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!