Cozinhas tropicais por BR  ARQUITECTOS

7 ideias com mármore e granito para o balcão da sua cozinha

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O mármore e o granito são os materiais predilectos para a construção e a decoração das cozinhas e das casas de banho, graças à sua durabilidade, resistência e estética. Deve, antes de mais, conhecer cada um destes materiais. O mármore é uma rocha metamórfica compacta que pode ter uma textura cristalina ou com cores, consoante a combinação. O granito também é uma rocha compacta e dura, mas tem diferentes compostos como o quartzo e a mica.

São ambos muito utilizados. Há-os em várias cores e preços, sendo que a sua durabilidade e resistência compensam o investimento. 

Neste artigo, mostramos-lhe alguns projectos que fazem uso destes materiais.

1. Escolha a cor que mais gosta para a cozinha

A cor, o padrão e o design do granito varia segundo a sua composição e depende do tamanho dos cristais. A cor é determinada pelo tipo de feldespato que o material contém, pelo que nenhum é igual ao outro.

2. Coloque em áreas-chave da cozinha

O granito e o mármore são materiais dispendiosos, pelo que é conveniente determinar com minúcia em que partes da cozinha devem ser aplicados. Assim, evita gastar mais do que precisa. 

3. Um brilho incomparável

Outra das qualidades destas rochas polidas é o brilho. Têm um acabamento natural no qual sobressaem os tons originais das pedras com algumas notas de cor mais contrastantes.

4. Ideal para conservar a higiene

Cozinhas modernas por H-abitat Diseño & Interiores
H-abitat Diseño & Interiores

Cocina en Privanzas del Campestre

H-abitat Diseño & Interiores

O granito é um material que possui uma porosidade quase nula, o que garante que podemos manipular os alimentos sobre ele com total tranquilidade. 

5. Durabilidade que não se compara

O mármore tem um aspecto suave, mas oferece uma resistência e durabilidade incrível. Pode manter-se intacto sem rachar ou partir ao longo de muitos anos, mesmo quando submetido a altas temperaturas. No caso de a casa incendiar, o mármore deterá e diminuirá o efeito do fogo.

6. Granito, um material ecológico

Cozinhas modernas por H-abitat Diseño & Interiores
H-abitat Diseño & Interiores

Cocina en Villas de Sayavedra

H-abitat Diseño & Interiores

Não é só bonito e resistente. O granito é um material ecológico que se produz respeitando os procedimentos de extracção e de manipulação que evitam efeitos danosos no meio ambiente. Por ser uma rocha natural, não é tratada com produtos químicos pelo que não possui resíduos sintéticos. 

7. Não requer manutenção específica

Alguns materiais de construção requerem um tratamento especial para a sua conservação. Isto não acontece com o granito ou o mármore. São ambos resistentes, duradouros, higiénicos e fáceis de limpar.

Veja mais projectos com mármore

Mármore ou granito? Qual seria a sua escolha? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!