Salas de estar modernas por GLR Arquitectos

15 ideias para separar espaços com estilo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje em dia, são cada vez mais os espaços que surgem numa lógica de plano integrado, ou seja, compartilhados. Este é um traço particularmente evidente na arquitectura moderna. Nas casas ou apartamentos pequenos é especialmente útil apostar neste tipo de layout que reforça a facilidade de circulação nos ambientes. 

Isto significa que há também uma constante necessidade de demarcar limites, não por completo – ou estaríamos a ir contra a ideia inicial -, mas sim parcialmente. Neste sentido, as áreas mantêm-se abertas, mas ordenadas. 

Mostramos-lhe 15 maneiras para marcar os limites com subtileza e eficácia. Preparado para conhecê-las?

1. Linhas horizontais

Com madeira ou lâmina: qualquer uma das duas alternativas permite criar, na perfeição, uma série de linhas verticais do piso até ao tecto, todas com um espaço entre elas e com intervalos que podem ou não ser constantes. Estes intervalos permitem que se mantenha a conexão visual. Veja o exemplo e inspire-se nele.

2. Mezanino entre um piso e outro

Cozinhas ecléticas por Estudio Meraki
Estudio Meraki

Sala -Comedor- Cocina

Estudio Meraki

Se vive numa casa com mais de um piso e decidiu conectá-los, um mezanino com guardas é uma boa opção, pois permite que se delimitem os níveis, garantindo-se, ao mesmo tempo, a segurança das pessoas. 

3. Um arco no interior

Cozinhas coloniais por Excelencia en Diseño
Excelencia en Diseño

la cocina ante comedor

Excelencia en Diseño

A ideia de um arco a marcar as entradas surgiu como emblema do estilo colonial, aparecendo sobretudo no exterior. Mas, este projecto evidencia que os arcos também podem aparecer nos ambientes de interior, delineando um fim do espaço e o início do outro.

4. Muro de pedra

Salas de estar modernas por Juan Luis Fernández Arquitecto
Juan Luis Fernández Arquitecto

Sala y nueva chimenea de leña

Juan Luis Fernández Arquitecto

A pedra conforma barreiras sólidas. A estrutura integra uma lareira e separa a sala de estar em relação à sala de jantar. Contudo, por não se alongar na vertical ou na horizontal, mantém-se uma certa conexão entre ambas as áreas. 

5. A madeira com uma forma única

A madeira é tão versátil que assim como pode gerar barreiras sólidas e sem conexão, também pode criar barreiras com um desenho particular que permita a desejada conexão visual. 

6. Paredes bem estruturadas

Neste sofisticado projecto, vemos como se recorreram a várias paredes negras para demarcar as diferentes áreas da casa. Percebe-se onde estão as divisões, embora estas não estejam desconectadas.

7. Com pilares

Salas de estar modernas por Arki3d

Similar à ideia de gerar linhas horizontais está esta ideia que se baseia na criação de múltiplos pilares próximos uns dos outros que vedam o espaço, mantendo o campo visual desimpedido quase na totalidade.

8. Portas que não se fecham

As portas são, por excelência, elementos que permitem a comunicação entre os espaços. Assim, não poderiam deixar de integrar o nosso livro de ideias. Uma porta dupla, quando aberta, cria um efeito particularmente impactante e luxuoso. 

9. Parede multifuncional

Se uma parede divisória serve para dividir o espaço em causa e ainda pode ser usada para a colocação de alguns elementos importantes, estamos certos de que não vai querer deixar de ter uma.

10. Estante ou divisão?

Ainda a pensar na ideia anterior de criar divisões com mais de um uso, está a alternativa de seccionar com uma estante cujos nichos podem ser usados para abrigar ornamentos de decoração.

11. Vida que divide

Soa um tanto poético, mas referimo-nos à divisão entre os espaços, colocando plantas ou aquários entre eles.

12. Dividir com cortinas

Salas de estar minimalistas por DECO designers
DECO designers

Livingroom

DECO designers

As cortinas são uma boa forma de separar espaços. Para além dessa vertente funcional, são perfeitas para criar ambientes românticos e intimistas.

13. Uma grande cabeceira

Quartos modernos por kababie arquitectos
kababie arquitectos

Departamento GC

kababie arquitectos

Na nossa 13ª ideia focamo-nos em dividir os espaços através do uso de uma cabeceira de cama ampla. Ao exagerar as dimensões cria-se como que uma parede, podendo-se, na parte de trás, aproveitar para instalar um closet, por exemplo.

14. Uma parede anã

Aqui, vemos representada a ideia de criar uma secção através do uso de um muro baixo. Neste caso, trata-se de um quarto, mas pode aplicar esta proposta a qualquer outra área da casa. 

15. Madeira que impede os olhares curiosos

Corredores e halls de entrada  por ESTUDIO TANGUMA
ESTUDIO TANGUMA

EMMA NORTE 2

ESTUDIO TANGUMA

A robustez da madeira permite gerar uma barreira visual bastante interessante. Neste projecto, aparece entre o hall de entrada e a sala, resguardando o ambiente interior dos olhares curiosos.

Já tinha pensado em alguma destas opções? Das que lhe mostrámos, de qual gosta mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!