Casas de banho modernas por enzoferrara architetti

Como decorar uma casa a partir do zero

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa dos nossos sonhos: olhamos tanto para ela e imaginamo-la tantas vezes, até ao dia em que é finalmente nossa. Mas agora que a temos, a nossa maior preocupação é mobilá-la.

Mas como decorar uma casa do zero?! 

Veja no mini-guia homify as ideias que partilhamos: desde do estudo do projeto à escolha dos detalhes. Aqui estão as principais etapas que deve ter em mente, para transformar a sua casa, no espaço que sempre sonhou.

1. Tomar as medidas e examinar cuidadosamente os espaços

O primeiro passo que deve considerar, antes de mobilar a sua casa do zero, é de medir e examinar com cuidado o espaço que tem disponível. Pode parecer um conselho trivial e talvez desnecessário, porque quem sabe quantas vezes já vimos e revimos aquele espaço antes de comprá-lo ou alugá-lo. E até porque temos um plano, onde estão indicadas todas as medidas. Mas verdade seja dita, não é a mesma coisa: agora temos de nos concentrar em áreas diferentes, apontando cada detalhe, como o espaço do aquecedor ou a profundidade dos nichos, tendo imaginar e projetar a forma como gostaríamos de organizar aquele espaço.

Conselho prático: tenha papéis e uma caneta, e para cada divisão da casa escreva os factores:  pros e contras, como por exemplo, a luminosidade ou o pavimento estreito e pouco atrativo. Este pequeno exercício será muito útil para os passos subsequentes, de modo a lembrar-nos quais são as características que devemos enfatizar ou esconder com um mobiliário.

2. Realizar vários projetos

Uma vez as medidas tomadas, com o valor exato e sabendo à partida o que quer valorizar ou não, está na hora de criar um mini-projeto. Deve procurar várias cópias do plano da casa e esboçar várias alternativas. Nesta fase em que não temos ainda, o mobiliário escolhido, conseguimos projetar mais ou menos a organização que queremos ter dentro de cada divisão. Faça como os profissionais da área, tenha várias possibilidades na manga e gradualmente, ponha de lado as que menos gostar, até chegar ao projeto que se pareça com os seus desejos.

Conselho prático: na internet pode encontrar e fazer download gratuitamente, de programas que permitem criar um projeto real, como colocar os móveis. A vantagem é que consegue ter uma ideia em 3D.

3. Escolher a cozinha

Depois de termos decidido a organização do espaço, podemos começar a visitar lojas de móveis e procurar os catálogos on-line, na seção dedicada aos móveis. Certamente que na homify poderá encontrar muitos contactos úteis.

O tipo de ambiente é, normalmente, escolhido em primeiro lugar, com maior atenção na cozinha, sendo o verdadeiro foco da vida familiar. Para fazer a escolha que melhor se adapte às suas necessidades, pode ajudá-lo considerar estas questões: 

- Qual é o nosso orçamento máximo?

- Qual é estilo que mais gostamos? 

- Quanto espaço para arrumações é que precisamos?

- Quantas pessoas trabalham geralmente na cozinha? Trabalham todos juntos? 

Desta forma teremos uma melhor ideia sobre o tipo de mobiliário que devemos escolher.

4. Apetrechar a sala de estar com os essenciais

Se na cozinha é bom ser exigente, no caso da sala de estar é bom manter a calma. De facto, esta é uma divisão que deve ser construída ao longo do tempo, que seja apoiada nas nossas paixões e nossos pequenos hábitos. Os únicos elementos fundamentais são o sofá e o móvel TV: os outros irão chegar mais tarde. 

5. Criar um espaço confortável no quarto

Mesmo no quarto não serão necessários muitos móveis: o importante é escolher a cama e o guarda-roupa. Para as mesas de cabeceira, podemos esperar até encontrar o modelo que realmente nos convence. E se sonhamos com um closet, mas neste momento não temos tempo e recursos, podemos usar uns simples cabide, até percebermos e termos a estrutura ideal.

6. Equipar a casa de banho com o mobiliário prático e funcional

O último espaço a pensar é casa de banho: neste ambiente devemo-nos concentrar num mobiliário prático, que pode nos ajudar a manter tudo em ordem.

7. Adicionar alguns detalhes

  por Flavia Case Felici
Flavia Case Felici

SOGGIORNO ANGOLO COTTURA DOPO

Flavia Case Felici

E como toque final, vamos adicionar alguns detalhes, como cortinas e tapetes. Nada por cima, já que teremos tempo suficiente para escolher, mediante o nosso gosto: por enquanto um toque de cor para tornar os quartos mais confortáveis e dar-nos a sensação de estarmos imediatamente em casa.

Qual é estilo que irá escolher para mobiliar a sua casa? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!