A zona perfeita para a maquilhagem perfeita!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Todas as mulheres, ou quase todas sonham com uma zona especifica para se maquilharem todas as manhãs. Um lugar sereno e super feminino onde se possam arranjar e admirar em frente ao espelho. Esta zona convém estar sempre arrumada mas tem de ter bem à vista toda a maquilhagem. Só assim todo o processo diário fica mais facilitado. Iremos mostrar-lhe diversas ideias de como pode e deve ter o seu toucador ou camarim organizado. Não existe um tamanho especifico, nem uma cor. Aliás, não existem regras desde que a zona esteja ao seu gosto e seja funcional. Se é homem e está a ler este artigo poderá sempre compreender melhor a mania das mulheres por maquilhagem e quem sabe ajudar na construção de um espaço de sonho para a sua mais que tudo! 

Sonho de consumo

Camarim é considerada a divisão destinada a artistas e actores para se arranjarem antes de entrarem em cena em espectáculos de televisão ou teatro. Mas esta zona é possível de ser criada na sua própria casa e não precisa necessariamente de uma divisão extra. A moda dos toucadores remonta há muitos anos atrás quando as senhoras do século XV, durante o Renascimento já se importavam com a aparência e demoravam em frente ao espelho. Nos dias de hoje as mulheres continuam vaidosas, ou ainda mais e ao terem acesso a casas de luxo com todas as divisões e mais algumas, asseiam um dia também poder ter um closet e uma zona de maquilhagem só para elas.

Hoje em dia muitas bloggers e it girls fazem-nos chegar via internet imagens dos seus quartos e closets, onde mostram orgulhosamente a zona onde guardam todos os produtos cosméticos e maquilhagem. Conseguem criar em nós um pontinha de ciúme e aquele espaço começa desde logo a ser o nosso sonho de consumo mais desejado.

O modelo clássico

No seu quarto, ou se tiver sorte, no seu closet poderá ter uma cómoda cheia de produtos de beleza, maquilhagem e acessórios. Claro que, para se ter um móvel destes no quarto, é necessário ter espaço a sobrar –  se tiver essa sorte, aproveite. Além de super femininos, os toucadores organizam todas aquelas coisinhas de mulher que muitas vezes ficam espalhadas pela casa e pelo quarto e que na hora que precisa, não encontra.

Como já referi, o toucador ou penteadeira como dizem o brasileiros, é um móvel muito antigo que começou a ser usado com frequência depois da grande migração dos povos para as grandes cidades, deixando a vaidade de ser exclusiva da realeza.

 O modelo clássico deste móvel continua ainda a ser o preferido de mulheres, já que elas ficam encantadas pelo ar romântico e feminino da peça-que se encantam pelo ar romântico da peça.

Soluções de arrumação

Closets escandinavos por IPUNTO INTERIORISMO
IPUNTO INTERIORISMO

Se viste la princesa

IPUNTO INTERIORISMO

Um dos grandes truques para manter tudo arrumado é guardar os acessórios e maquilhagem nos respectivos recipientes e caixas. Ideias como num frapé de garrafas para colocar o secador do cabelo, os ferros alisadores e as escovas todas de cabelo irá resolver um dos assuntos com facilidade e ficarão sempre à mão. Frascos, copos e taças são ideias para colocar pincéis, vernizes, maquilhagem e acessórios soltos. Um tabuleiro ou bandeja também é sempre uma acessório bom para ter em cima do toucador para colocar tudo no interior se quiser dar uma limpeza.

Gavetas são ideias para guardar produtos mais pequenos. Ainda assim convém estarem organizados com tabuleiros de talheres ou com divisórias e caixinhas transparentes próprias para maquilhagem. O ideal não é ter a sua colecção toda à vista mas apenas os produtos que usa diariamente. Saber onde estão os outros produtos mais festivos mas estarem longe do olhar, conseguindo assim um ambiente mais sereno e sempre arrumado.

Características e validades

Esta imagem é um exemplo menos bom do que se quer num toucador feminino. Aqui há uma grande informação de produtos de maquilhagem e a ideia é ter uma mesa organizada e apenas com os produtos diários à vista. De certeza que a dona deste espaço não usa todos estes acessórios e produtos diariamente certo?

Nas gavetas ou em cestos e caixas separe os produtos por categorias para não se perder quando precisar de um baton ou de um creme especifico. Não se esqueça que estes produtos são sensíveis e não devem ser deixados abertos ao ar nem estarem expostos a altas temperaturas. De quando a quando faça uma limpeza a fundo e verifique quais estão fora da validade e quais já não se encontram no seu estado normal para uso. A sua pela é sensível não se esqueça de a tratar bem.

A organização

Uma dica extra será colocar todos os seus produtos de maquilhagem nesta cómoda/toucador em vez de ter produtos espalhados também pela casa de banho. Reúna-os todos a uma só divisão, assim reduzirá a probabilidade de perder e não saber onde ficou aquele creme ou aquele baton. Há quem diga também que a humidade característica nas casas de banho estraga os produtos e podendo até contaminá-los com fungos e bactérias.

A zona é organizada e objectos como algodão estou arrumados dentro de frascos de vidro transparente, assim é possível ver o que está no interior! Ideias simples mas super funcionais. O toque floral é o que realmente faltava para finalizar este ambiente super feminino.

A luz ideal

Closets mediterrânicos por MID 먹줄

Não falei ainda de um dos assuntos mais importantes e que não pode faltar numa zona dedicada a maquilhagem. A luz! A luz natural é importante mas por norma não é suficiente por isso não se esqueça de investir numa boa luz nesta zona. O ideal é existir luz em duplicado como na primeira imagem. Assim não criará erros durante o processo de maquilhagem já ambos os lados de sua cara se encontram igualmente iluminados.  Recorda-se dos espelhos muito usados em camarins de cinema que são compostos por lâmpadas a toda a volta? É esse o truque, muita iluminação.

Neste exemplo o candeeiro foi colocado de um lado mas existe já luz geral no espaço. Recorde que se for apenas para se pentear e colocar o seu ritual de cremes a luz será suficiente. Outro detalhe que não deve ser esquecido, é ter sempre à mão lenços de papel, discos de algodão e um caixote de lixo. Todos estes produtos sujam e deixam marcas quando não são limpos de imediato, tenha isso em consideração!

O contraste

E se tiver uma zona com o tecto inclinado? Não se preocupe há soluções para tudo e ainda por cima super giras e originais! Já reparou como o espelho foi colocado na parede e ainda no tecto criando um jogo de imagens e reflexos malucos num ambiente tão direitinho e arrumado? O contraste não deixa de ser engraçado e diferente do habitual.

É certo que não é uma mesa, apenas uma prateleira, e que não parece existir muita movimentaçãocomo toucador ou zona de maquilhagem, mas quem sabe se na gaveta não estarão guardados todos  produtos necessários a uma mulher moderna?

Adorava ter a sua opinião! Gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!