Casas modulares: 10 ideias com futuro

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Construir uma casa é muitas vezes um processo longo que pode durar vários anos. Comprar o terreno, escolher uma equipa que desenhe a arquitetura, e outra para construir a casa, ver a casa a subir desde as fundações até ao telhado e por fim, mobilar e decorar para a tornar num lar. Ufa! Muito tempo e trabalho, mas sobretudo muito investimento monetário! Isto torna o sonho de ter casa própria longínquo para muitas pessoas, sobretudo quando estão a tentar começar uma vida independente dos pais.

Com o objetivo de solucionar estes problemas Le Corbusier lançou em 1947 as sementes do que viria a ser um conceito revolucionário: – as casas modulares. Edifícios prefabricados em módulos que revolucionaram a forma como vimos o conceito de habitação.

Por serem feitas em série, e em grandes quantidades, os preços dos materiais são mais acessíveis do que os das casas convencionais. Por outro lado o tempo de construção é muito mais curto e a instalação é rápida e simples. Estes fatores fazem baixar significativamente o preço final destas habitações.

Mas que não se pense que baixo preço aqui significa pouca qualidade! A sua segurança por vezes é maior, porque passaram por todo um processo de certificações e controlos industriais, e podem ser personalizadas de acordo com o seu grau de exigência e a capacidade financeira, sendo possível até criar uma casa modular de alto luxo!

E depois, imagine a flexibilidade do conceito… Acrescentar espaços, ou fazer mudanças é extremamente simples. A família cresceu mas não precisa de mudar-se. Basta acrescentar outro módulo! Acrescentar ou alterar módulos é tão rápido e fácil que quase se pode afirmar que estas serão as construções preferenciais do futuro. Afinal não precisa de ficar preso às suas necessidades iniciais.

O conceito entusiasmou-o? Junte-se a nós neste artigo sobre casas modulares e conheça dez ideias com futuro!

Modular o luxo!

Casas modernas por NOEM

Uma casa modular cheia de estilo! Este projeto, com berço em Espanha, apresenta-nos casas belíssimas, com designs arrojados, materiais nobres e um grande compromisso com o meio ambiente.

Feitas de materiais naturais, com desenhos bioclimáticos e instalações eficientes, são dotadas da mais recente tecnologia para alcançar a mínima pegada ecológica possível, e a máxima economia de energia.

Uma ideia excelente para quem inclui na sua vida as preocupações com o meio ambiente, mas não dispensa o luxo e o conforto.

Oásis prefabricado

KITUR R: Casas campestres por KITUR
KITUR

KITUR R

KITUR

Este conceito da KITUR, de Águeda, é simplesmente fantástico! São vivendas compostas por módulos amovíveis, que adoptam a disposição que o terreno, ou a vontade do proprietário impuserem. Feitas de materiais resistentes e  sem fundações estas casa são o ex libris das casas modulares. E sempre que precisar de mais espaço, é só adicionar mais um módulo… Pelo menos enquanto houver terreno!

Um casa ao cubo

Casas modernas por Casas Cube
Casas Cube

Casa prefabricada Cube 75 m2 – Porche

Casas Cube

Casas Cube é precisamente o nome deste projeto que nos chega da vizinha Espanha. A estrutura é em aço e painéis de cimento devidamente agregados para que a conexão fique sólida e resistente. É-lhes acrescentado material isolante e um revestimento que poderá escolher ao seu gosto. E depois é escolher os acabamentos, que vão dos mais simples aos mais sofisticados, ao gosto de quem compra. Designs simples e funcionais para um exemplo de excelência em casas modulares.

Quando o exterior se funde com o interior

Já imaginou uma casa assim? A sensação de espaço e liberdade que transmite é espantosa! Feita em módulos, com vastos painéis em vidro (na verdade as paredes frontais são totalmente de vidro) é pensada para tirar todo o proveito da luz natural e do calor do sol. A sua construção, que privilegia os materiais naturais como a madeira, naturalmente isolantes, é sustentável e ecológica. Uma moradia com vista panorâmica.

Em comunhão com a natureza

Espaços comerciais  por Vipp
Vipp

Vipp Shelter

Vipp

Não são bem casas, ou pelo menos não estão assim descritas. Os criadores referem-se-lhes como abrigo, ou como objectos industriais habitáveis. Mas seja o que for que lhes chamemos a verdade é que no fim podem mesmo servir para morar, mesmo que em períodos de férias, mais ou menos longos. Inseridos no meio da floresta fazem parte dela naturalmente , e com elas se fundem quase na perfeição, graças aos seus paineis espelhados. E os interiores? Muito melhor do que tantas casas. Uma ideia magnífica para escapar à vida agitada da cidade, em comunhão com a natureza. Apaixonou-se? Saiba mais no artigo ’Design Vipp – o abrigo em plena Natureza’.

Naturalmente arrojadas

Este projeto de habitações modulares que nos chega do México pode parecer estranho de início, mas rapidamente nos conquista pelo desenho e pelos pormenores. Estes modelos permitem uma valorização do espaço interior e usam cores que se aproximam das naturais. Por outro lado ocupam muito pouco espaço e são de fácil instalação e transporte. Um conceito arrojado.

Módulos individuais, mas interligados

É uma vivenda de verdade! Constituída por módulos independentes, cada qual pensado com funcionalidades específicas, mas que funcionam como um todo através de corredores em vidro. Isto torna os espaços únicos, com um denominador comum, numa moradia. Este conceito tem a vantagem de dar privacidade aos compartimentos de que dela necessitam, por um lado, e de proporcionar uma proximidade única ao meio exterior, por outro. Muito inteligente!

Uma duplex modular imponente

Casas modernas por Casas Natura
Casas Natura

Fachada principal Natura Rosso 165

Casas Natura

Uma moradia modular prefabricada, em formato duplex, que deixa a um canto muitas casas convencionais. Mas por incrível que pareça esta casa, construída com dois módulos que chegaram já completamente prontos a usar e foram instalados sobre uma soleira de betão, foi montada num só dia! Incrível, certo? E tudo sem perder de vista o design, o conforto e a nobreza dos materiais.

Uma casa algures em Portugal

KITUR S: Casas campestres por KITUR
KITUR

KITUR S

KITUR

Mais uma ideia da portuguesa KITUR! Uma casinha de campo muito funcional e muito bonita, para férias, ou não! Esta casa agrega três módulos e está pensada para acomodar toda a família. Os módulos podem ser combinados de várias formas para ir de encontro às necessidades de espaço e ao gosto pessoal dos proprietários. Os acabamentos são de topo e até já vêm parcialmente equipadas. Mesmo para quem não tem tempo a perder

Uma casinha no campo

Casas campestres por MODULAR HOME

Até agora sempre que falámos de casas modulares falámos de madeira e aço. Mas e se forem de pedra? É essa a sugestão que apresentamos agora, mostrando esta linda casa de campo em Espanha! A estrutura de módulos de cimento é coberta de pedra natural, que lhes dá a aparência rústica, completada pelo cuidado nos mínimos detalhes, como as molduras de madeira das janelas e a estrutura de madeira do alpendre. E tudo isto sem esquecer a eficiência energética, o isolamento e o conforto primoroso.

Para quem aprecia o estilo casinha de campo!

Achou a sua casa de férias, ou aquela que o vai acompanhar pelos próximos anos? Se foi o caso não deixe de nos contar tudo na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!