O Inverno está perto. Já preparou o seu jardim?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Já passou mais de metade do Outono. Está na altura de começar a preparar o seu jardim para os dias frios que se avizinham. A natureza não pára e as folhas caídas não significam que as suas árvores e plantas adormeceram para o Inverno. No solo, a actividade mantém-se, as plantas precisam de uma reposição de nutrientes e de hidratação que durante o Verão esmaece. É, então, importante recolher as plantas mais sensíveis, plantar vegetação que subsista ao gelo, colocar protecções sobre os canteiros, aproveitar as folhas secas para criar um composto que pode, depois, misturar no solo, entre outras coisas. 

O contacto com a natureza é saudável. Ponha mãos à obra e, com a sua família, cuide do seu jardim. Se não sabe por onde começar, não se inquiete. No nosso texto, explicamos tudo. 

Preparar as plantas para a neve

Um cenário coberto de branco pode ser idílico, mas também traz os seus inconvenientes. Quando neva, as células das plantas congelam o que provoca estragos na parede celular. Mesmo as flores e as frutas mais resistentes, quando expostas a um clima frio ao longo de muito tempo, faz com que as raízes não consigam absorver água pelo que acabam por morrer por falta de hidratação. 

Tenha igual cuidado com o sol a que as plantas estão expostas logo pela manhã que em nada é benéfico visto que as faz descongelar rapidamente causando uma ruptura na parede celular. Para evitar que isso aconteça, deve isolar os vasos que tem no exterior com tecidos térmicos próprios para o efeito ou tapá-los com plástico bolha. O ideal será mesmo construir-lhes um abrigo em madeira, um tecido de lona ou um cobertor. Procure, no entanto, remover o abrigo ao longo do dia para as plantas apanharem ar. Se tiver oportunidade para isso, leve plantas para o interior de casa. 

Por fim, não nos esqueçamos do mulch que é comummente adicionado ao solo e actua quase como cobertor para as raízes. Em vez de mulch, também pode optar por plástico bolha. Quando o Inverno acabar terá que remover tudo para as plantas não secarem. Se na sua zona geográfica nevar ao longo de várias semanas, talvez seja oportuno investir numa estufa.

Plantas de Inverno

É um tanto ou quanto deprimente ver um jardim florido a apagar-se com o frio. Se quer manter o seu jardim bonito ao longo de todo o ano, então aposte em plantas perenes ou bienais e plante-as antecipadamente. 

Como é natural, a zona geográfica onde se encontra influencia a escolha de plantas. Por isso, antes de as escolher, verifique em livros, on-line ou junto a um profissional, se são as plantas adequadas ao clima da sua zona de residência. 

Para lhe adiantar serviço, deixamos-lhe alguns nomes sobre os quais pode fazer uma pesquisa: violeta, rosa rugosa, erva pinheira, jarro-de-itália, lírio chinês, ibero ou urze de Inverno. Vê? Assim já tem algumas opções na manga.

Colher espécies frágeis

Nos climas frios, a maior parte das plantas de Verão devem ser removidas do solo e colocadas secas num local onde o gelo não chegue. Remova terra solta, corte diagonalmente as folhas que estão a morrer e deixe-as a secar durante a noite. Aplicar fungicida vai ajudar a manter os bolbos saudáveis. Armazeno-os em sacos de papel secos ou tabuleiros de areia quase seca num local resguardado. Algumas plantas precisam de condições mais húmidas pelo que lhes pode adicionar mulch.

Manter a relva

Não deve descurar a relva durante o Inverno. Quando ele acabar, vai querer usufruir do seu jardim e ter uma desagradável surpresa. Aproveite o fim do Outono ou o início do Inverno para fertilizar a relva. Antes do primeiro período mais frio, fertilize a relva generosamente para substituir todos os nutrientes perdidos durante os meses quentes. Assim que o tempo mudar, o fertilizante permanecerá no solo e alimentará as raízes da relva ao longo do Inverno para que ela esteja verde e saudável quando chegar a Primavera.

À medida que o Inverno se vai aproximando, vá cortando a relva mais relva – faça-o progressivamente e não de repente. Se deixar a relva muito alta ao longo do Inverno, os animais vão procurá-la para se abrigar, acabando por a destruir por criarem espaços mortos nos sítios onde se instalam.

Remova todos os objectos que tem no jardim como cadeiras, espreguiçadeiras, mesas, puffs, entre outros. Se os deixar lá, acabará por ficar uma marca na relva no sítio onde estiveram. Convém, também, avisar as pessoas em casa para não a pisarem, nem estacionarem lá os carros. Esta é a forma mais rápida de matar relva boa.

Composto com folhas secas

A vida das folhas que caem das árvores no Outono não acaba no chão. Pelo menos para si. Pode apanhá-las e transformá-las num composto que pode ser usado como mulch ou condicionador de solo. A melhor maneira de fazer o composto com as folhas é apanhá-las e colocá-las em sacos pretos do lixo. Antes de os usar, faça-lhes buracos para que o ar flua dentro do saco, impedindo que as folhas fiquem viscosas. Quando o saco encher, assegure-se de que as folhas estão húmidas – vaporize água – abane-o e feche-o. Arrume os sacos fora do campo de visão porque ficam inestéticos a meio do jardim. 

Para se assegurar de que tem folhas que chegam para fazer o composto, apanhe todas as que puder até elas pararem de cair. Agora, é uma questão de ter paciência. Abra os sacos no Outono seguinte e vai ver que as folhas estão completamente secas e a partir-se facilmente o que é ideal para as usar como mulch que impede a água de sair do solo e, também, que nasçam ervas daninhas. Nesta fase, o composto estará ainda reconhecível, mas se o deixar mais um ano, vai escurecer e, nesta altura, pode enterrá-lo no solo. Os altos níveis de humo vão ajudar o solo a reter humidade e propiciar-lhe-á mais nutrientes.

Contentor para o composto

Jardins rústicos por Solitair

Os baldes para o composto são fechados dos lados e no topo e abertos no chão para que assentem directamente sobre ele. Nas residências privadas, estas unidades tendem a ser pequenas, mas suficientemente fechadas para desencorajar pragas. Estes contentores são baratos, mas podem levar meses até produzir o composto. Para além disso, tendem a ser feitos com plástico que durante os meses muito frios, lasca. 

Existem, no entanto, contentores mais sofisticados que integram uma espécie de sistema de tambor com pás que rodam e mantêm o ar a fluir, evitando que o conteúdo fique grudado e acelerando o processo. Este método é, então, melhor para, como dissemos, apressar o processo, impedir que os animais acedam e evitar maus odores.

Seja generoso para a vida animal

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Por fim, mas não menos importante, seja generoso para com os animais. Construa gaiolas de madeira para os pássaros se abrigarem durante os dias mais frios e, já agora, não custa nada alimentá-los com sementes – nada de pão. Ao contrário que se pensa, não é benéfico para a dieta deles. Quem sabe se na Primavera não vai ter uma linda e nova família de passarinhos para o cumprimentar todas as manhãs? 

Os ouriços também são animais que, durante o Inverno, gostam de hibernar nos nossos jardins. No entanto, fazem as suas casas em locais precários como fogueiras apagadas. Faça-lhes, então, uma casinha com o ambiente perfeito para eles. Direccione a abertura para sul, cubra com folhas e galhos e uma folha de plástico impermeável e isolante e, de seguida, adicione uma segunda camada de vegetação. Welcome home!

Tem jardim? Já tinha alguns destes cuidados ou ficou mais elucidado depois de ler o nosso texto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!