10 espaços de charme com chão em madeira

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Chão flutuante… Já todos vimos estes pavimentos e de certeza que caminhámos sobre eles. Mas será que sabemos exatamente o que são? Na verdade são um sucesso retumbante na área dos revestimentos de chão e provavelmente já assistiu à instalação de algum.

Mas se isso nunca aconteceu, nós explicamos. O chão flutuante é constituído por pranchas que são instaladas, geralmente, em cima de um piso preexistente (cimento, pedra, cerâmica… ). Na sua colocação não são utilizados cola, pregos ou outros fixadores, e as placas que o constituem são solidárias entre si por encaixe. Isto permite o milagre da instalação rápida e com mão-de-obra reduzida, mas com resultados excelentes.

Na realidade existem dois tipos de pavimentos flutuantes: – de madeira e laminados sintéticos. O pavimento flutuante de madeira é constituído por várias camadas de madeira natural, sendo que a camada de topo, aquela onde pisamos, é de madeira nobre e é o que distingue, à primeira impressão, um produto de outro. O pavimento de laminado é feito de um material rígido sintético composto de várias camadas fundidas entre si. É um produto muito resistente que nos dias de hoje já apresenta opções muito variadas, com um aspeto muito semelhante à madeira natural. Mas é mais barato, mais fácil de instalar e pode durar muito mais tempo.

Com tanta escolha de materiais, acabamentos e estilos, no fim o que conta mesmo são as suas necessidades e gostos pessoais. Quer renovar o chão de uma divisão, ou desta vez é mesmo a casa toda? As nossas ideias de hoje podem ajudá-lo a decidir! Dez espaços de charme com chão flutuante onde se pode deslumbrar…

A melodia ambiente

Salas de estar ecléticas por IQ Glass UK
IQ Glass UK

Sheldon Avenue

IQ Glass UK

Os instrumentos musicais deste espaço e a paisagem exterior quase roubam o protagonismo ao chão. Imediatamente nos prendem o olhar e nos transportam para melodias antigas ou novas.

Mas o piso laminado conclui o olhar e abre-se para o espaço, proporcionando acesso seguro ao jardim. Este revestimento pode ser completado com tapetes, móveis ou usado como uma sala de música, ou estúdio de dança. As claraboias fazem deste um ótimo lugar para passar uma noite de verão ou dar uma festa.

O encanto da madeira natural

Um pavimento de madeira natural tem sempre um certo encanto. Neste espaço tão bonito o chão é a base de onde parte o estilo. Em madeira clara, este chão flutuante permite qualquer tipo de decoração, mas sem dúvida que o seu tom moderno impele à complementação com mobiliário moderno. O resultado, neste caso, é um local claro e luminoso, mas aconchegante ao mesmo tempo, em que os acessórios e móveis ganham o destaque pretendido.

Flutuante de madeira na casa de banho?

Paisagismo de interior  por homify

Sim, é mesmo de madeira! A camada de topo é em madeira de carvalho vermelho que dá um tom quente e confortável a esta magnífica casa de banho. Hoje em dia isto já é possível graças aos tratamentos de conservação a que a madeira é sujeita. Claro que os cuidados de manutenção impõem-se, mas o resultado é esteticamente perfeito. A delicadeza das cerâmicas liga na perfeição com a suavidade da madeira, para uma casa de banho de sonho.

Um cantinho de conforto

Parede e piso  por Quick-Step
Quick-Step

Old White Oak Dark

Quick-Step

Que bonito chão de madeira natural… Não é natural? Pois não, mas ninguém o diria. Este chão flutuante é umas das excelentes opções de laminado a imitar madeira. Com resultados fantásticos! O tom a imitar carvalho escurecido e envelhecido é perfeito para criar ambientes rústicos como o da imagem, em que as peças de aspeto antigo convivem com mobiliário moderno numa perfeita harmonia. Para o conforto absoluto!

Madeira na cozinha?

Parede e piso  por Quick-Step
Quick-Step

Havanna Oak Natural

Quick-Step

Não é nada invulgar, embora, devido ao tipo de utilização que estes espaços têm, a madeira numa cozinha esteja sujeita a mais agressões do que em qualquer outro compartimento da casa. Ele é o copo que se derrama, o óleo que espirra ou os vegetais que caem ao chão… Com tantas agressões a melhor opção que pode tomar é escolher um laminado como o da imagem. É mais resistente, mais barato e dura mais. E o acabamento é perfeito sendo quase impossível dizer se é ou não madeira. 

Mas esta cozinha tem mais que se lhe diga… Num estilo campestre, claro e simples, faz lembrar as cozinhas de antigamente. Esta sensação é reforçada pelo desenho dos móveis e pela cor de carvalho branqueado!

Agora laminado na casa de banho

Uma casa de banho muito original na sua simplicidade. Da autoria do gabinete GAAPE – ARQUITECTURA, PLANEAMENTO E ENGENHARIA, LDA, traz consigo um conceito inovador: – chão de madeira escurecida em todo o chão da casa de banho. Não é inovador? É em todo o chão, incluído o pavimento do chuveiro! Uma ideia fabulosa que só os novos materiais permitem.

Diferente e divertida

Esta cozinha é mesmo bonita. Os móveis são modernos e simples, numa combinação vencedora entre a madeira e o MDF.
O chão flutuante a imitar madeira de carvalho escurecida é a sua base natural, e que ganha protagonismo no espaço com a simplicidade do conceito. 

Mas, vamos ser sinceros, as primeiras coisas que nos chamam o olhar são os mosaicos em colmeia junto à área do lava-loiça e a parede revestida a preto com riscas em azul vibrante.

Desenho sumptuoso

Um chão flutuante de pinho para uma casa de banho digna da realeza. Os brilhos e reflexos dos mosaicos da área de duche são deslumbrantes, mas poderiam ser demasiado se o resto também brilhasse. Por isso mesmo os criadores optaram por resistir o chão, a porta e o teto de madeira de pinho, simples e até um pouco rústica, num perfeito contraponto. Uma ideia brilhante!

Vai um corte de cabelo?

Escritórios e Espaços de trabalho  por Floorless Floors Ltd
Floorless Floors Ltd

Upmarket St Johns Wood hair salon installs Designer Stripes

Floorless Floors Ltd

Este salão de cabeleireiros do bairro de St Johns Wood, em Londres sofreu uma transformação radical com a instalação deste chão laminado flutuante tão original!

Este chão não só dá ao espaço um acabamento exclusivo, como se torna uma peça central do estilo do espaço.  Se está em Londres passe por lá, mesmo que não corte o cabelo pode sempre maravilhar-se com o chão!

O flutante no exterior

Parede e piso  por homify

Alguma coisa bate a madeira a rodear uma piscina rústica? Nós achamos que não, e por isso aqui fica mais esta ideia que se realiza com chão flutuante: - um estrado de apoio a uma bela piscina exterior de estilo rústico. Feito de madeira natural, contradiz a frieza da pedra que o envolve. Mas está exposto ao elemento dirá o leitor… E é verdade. Mas graças aos tratamentos atuais da madeira, este tipo de pisos pode durar décadas sem danos de maior!

Confesse que vai olhar para o chão da sua casa com outros olhos! Se decidir mudar não se esqueça de nos contar!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!