Homify 360º – Moradia em Ílhavo

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

M2.Senos é um nome que certamente já não é completamente novo para si. Anteriormente falámos desta equipa quando escrevemos o artigo sobre o Posto de Comando na Serra do Alvão. Se não se recorda poderá ainda rever e pôr-se a par de mais um excelente projecto de autoria portuguesa. Seguramente já saberá como me dá um gostinho especial escrever sobre profissionais nacionais e poder mostrar ao Mundo o que de tão boa qualidade se faz no nosso pequenino País à beira-mar plantado. Acompanhe-nos em mais um homify 360º em que nenhuma parte da habitação será descurada de apresentações. Esta tem a particularidade de conter o atelier de arquitectura M2.Senos e ao mesmo tempo ser uma moradia familiar. Venha daí e fique a perceber como é dividido espacialmente o interior. As fotografias são da autoria dos fotógrafos profissionais Romeu Bio e Carlos Melo Dias.

A envolvência

Casa em S. Salvador: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

Este projecto arquitectónico localiza-se em São Salvador na freguesia de Ílhavo mais precisamente no nº 5 da Travessa Adolfo Paião. Faz parte de um lote de casas que foram desenhadas em forma de L e onde todas têm uma característica comum – um pátio/jardim na parte mais interior da casa. Esta corresponde a uma moradia unifamiliar de tipologia T4 e tem uma área aproximada de 255 m².

A fachada principal é composta por um corpo estreito que vai aumentando a sua volumetria e que interiormente contem espaços sociais de serviços e privados. A moradia é de dois andares e o primeiro impacto é definitivamente o de uma moradia moderna, pouco casual e cheia de pequenos pormenores que a caracterizam tão bem.

O primeiro andar

Casa em S. Salvador: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

O primeiro andar é composto pelas divisões de maior privacidade e sossego. O grande vão em vidro corresponde à janela do atelier dos arquitectos e irmãos Senos. A casa é voltada a poente e a varanda assume o protagonismo principal sob a rua, conseguindo garantir a privacidade necessária ao trabalho e à criatividade conveniente a projectos de sucesso.

A varanda é composta por uma floreira de betão, de desenho geométrico que enfatiza este modelo moderno de arquitectura.

O contraste

Casa em S. Salvador: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

Se nos distanciarmos ligeiramente da fachada conseguimos compreender que o atelier, além da grande janela na fachada contem também uma janela lateral, que conseguirá ver melhor na imagem em baixo. A entrada principal da casa faz-se de modo lateral, pelo lado esquerdo, num nicho entre a estrutura escura e a parede branca de rectângulos ligeiramente inclinados.

O volume escuro e abstracto do piso térreo corresponde interiormente à sala principal e adianto-me a dizer que as zonas sociais se situam a poente e as mais privadas a nascente, voltadas  para a zona relvada. Em relação aos acabamentos e cores aplicadas no exterior, o conjunto é sóbrio e equilibrado. Existe um contraste muito forte entre o material industrial de cor negra e a restante arquitectura branca, e o lado industrial em oposição à privacidade intrínseca que se quer numa habitação. Existiu a preocupação relativa à arquitectura e à sua robustez física e ainda aos detalhes e pormenores, em vez da preocupação relativa aos materiais escolhidos e aplicados. Como foi o caso da caixilharia das janelas ter sido deixada na sua cor natural de alumínio.

O acesso ao interior

Casa em S. Salvador: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

É neste vazio espacial, na consequência da articulação entre o corpo principal da casa, que aparece a entrada principal perpendicularmente à rua. A parede que contem a porta é composta por um desenho de tiras verticais em que a porta quase parece imperceptível. A rampa de pequenas dimensões guia-nos e identifica-nos a porta principal, ainda na mesma rampa foi recortado de forma detalhada, um pequeno trapézio que corresponde ao tapete exterior, antes do acesso ao lado privado. Do lado esquerdo existe ainda um detalhe super querido e romântico, uma pequena floreira rasga o chão para dar as boas vindas a quem decide aparecer. A parede mais à esquerda corresponde ao portão da garagem que é composto por portadas em ferro pintadas de branco, onde os rectângulos colocados de forma inclinada, conseguem criar movimento e sombras de luz interessantes.

Os interiores

Casa em S. Salvador: Corredores e halls de entrada  por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

Ao contrário da preocupação dada aos materiais exteriores da casa, foi nos interiores que se privilegiaram os materiais naturais e a escolha para o revestimento do piso recaiu sobre o soalho em madeira de pinho natural. É através destes materiais, ditos naturais, que se consegue adquirir nos interiores uma atmosfera quente e confortável, contrastando com a simplicidade geral interior. Não só o piso foi revestido a pinho natural, como também as escadas, portas e algumas paredes usaram e abusaram deste material.

Circulação interior

Casa em S. Salvador: Corredores e halls de entrada  por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

Nesta imagem percebemos bem como os interiores se desenrolam. As portas de correr aumentam o espaço disponível à circulação interior e são lacadas de branco tal como as paredes e o tecto.

A cozinha

Casa em S. Salvador: Cozinhas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

cozinha é de linhas modernas e simples e o pavimento é composto por dois materiais diferentes – pinho e pedra amarelo de negrais – mas de cores muito idênticas. Esta mesma pedra foi aplicada na parede de fundo da bancada de cozinha. Os móveis são brancos e os electrodomésticos são modernos e actuais.  No tecto, foi estrategicamente colocada luz artificial indirecta entre a sanca e o tecto.

A casa de banho social

Casa em S. Salvador: Casas de banho clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

Esta pequena casa de banho localiza-se no piso térreo e dá apoio a visitas, não sendo necessário uma casa de banho completa com banheira ou base de duche. Ainda no rés do chão existe uma suite e nesta sim, existe uma casa de banho completamente mobilada. Em ambas, a madeira mantém-se como protagonista de revestimento do piso  e o mobiliário sanitário apresenta-se de modo suspenso e de autoclismo embutido, reforçando este lado moderno e contemporâneo que tanto se aprecia em projectos actuais.

Casa de banho completa

Casa em S. Salvador: Casas de banho clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

É numa das outras 3 casas de banho completas da Moradia Senos que podemos ver um pouco mais como foi resolvido o espaço. A zona de duche foi revestida a pastilha de uma cor azul transparente muito ténue, lembrando mais uma vez que nos encontramos numa divisão super privada e com acesso directo a banhos e higiene. O lavatório é de pequenas dimensões e está centrado na bancada. A luz natural aparece quase por magia pela clarabóia colocada no tecto e a artificial aparece colocada pontualmente e em sítios estratégicos.  O tamanho do espelho aumenta em muito a sensação de espaço e amplitude.

Do lado nascente

Casa em S. Salvador: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

A tal composição em forma de L é perceptível quando nos encontramos no jardim privado da casa. Nesta perspectiva e visto ser de noite, percebemos como se desenrolam os interiores devido à luz artificial. No primeiro andar as duas janelas simétricas lado a lado correspondem exactamente às duas suites e cada janela é parte integrante de cada uma.

No rés do chão percebemos que existe uma espécie de pála que dá acesso à garagem e que protege para possíveis almoços ou jantares no exterior. O acesso à cozinha é facilitado, já que a janela abre e permite a passagem para o interior sempre que for necessário. Do lado esquerdo à cozinha é visível pelo jogo de transparências que se trata da terceira suite da habitação.

Ao escurecer

Casa em S. Salvador: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

Casa em S. Salvador

m2.senos

Encontramos-nos de baixo do telheiro e aqui é fácil perceber como nos sentimos resguardados e seguros, apesar de estarmos no exterior a atmosfera é acolhedora. O jardim é composto simplesmente por relva de fácil manutenção, emoldurada respectivamente por piso e tecto. Ao escurecer e com o intuito de conseguir mais privacidade interior, podem baixar-se o blackouts que se encontram em todas as divisões com janelas.

Se gostou da arquitectura deste projecto e se ficou com curiosidade em saber mais sobre esta dupla de arquitectos clique aqui.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!