6 dicas para fazer mobiliário com paletes | homify

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

6 dicas para fazer mobiliário com paletes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Quartos por BARASONA Diseño y Comunicacion
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje abordamos ideias DIY. Certamente já ouviu falar nesse termo, anda por toda a parte, é de facto um conceito e um estilo de vida que está bastante em voga. Mas afinal o que significam estas siglas? Já ouviu falar nesse termo, mas não sabe o que ele representa? 

Nós explicamos.

O DIY –  é a sigla que representa Do It Yourself, traduzindo do inglês 'faça você mesmo'. É isso, é possível ter decoração e até mesmo peças de mobiliário feitas por nós mesmos! Parece impossível, mas é real, e melhor ainda, se lhe dissermos que esses móveis são construídos, muitas vezes com peças recuperadas, como as paletes. É só vantagens, além de serem fabricadas por nós, terem aquele toque pessoal, serem uma peça única, é amiga do ambiente também, por ter sido feita com materiais reciclados. Podem encontrar paletes em empresas/lojas que recebam fornecimento de produtos, em locais de obras, nalgumas fábricas ou procurando pela internet. 

Muitos leitores, estão numa permanente procura deste tipo de ideias, algumas são simples outras mais rebuscadas, mas todas alcançáveis. São práticas, baratas, originais, únicas e todas têm um sabor de orgulho… quando mostrar aos seus convidados e apontará 'esta foi feita por mim' soltar-se-á um 'WOW'! Aí sentir-se-á ainda mais realizado e feliz… É uma sensação boa, não só porque surpreendemos, mas porque sabemos que aquele móvel, mesmo que tenha sido 'copiado' de uma ideia, não é igual, pois tem um toque pessoal, que cada um irá dar, como iremos descobrir nas seguintes inspirações. 

Vamos pôr mãos à obra? Então venha daí e arregaça as mangas porque vamos precisar das suas habilidades et savoir faire…  

1. A cama de palete

Ficou apaixonado por esta cama? Nós também… É cheia de romantismo, charme e delicadeza. Tudo neste ambiente está perfeito e cada elemento corresponde ao estilo, inicialmente criado. O próprio espaço é por si original, ao estilo industrial, como se de uma antiga fábrica se tratasse. Depois, é esta bela casa de banho, inserida dentro do próprio quarto, em transparência, para não quebrar a atmosfera. As cores respeitam-se entre elas, uma paleta neutra e clara, que dá toda a suavidade e calma que precisamos dentro de um quarto. Os móveis em madeira clara, o candeeiro com várias lâmpadas… enfim tudo é de cortar a respiração, com vontade de entrar e passar a dormir lá! 

Além da singularidade do local, temos um quarto arrojado pela cama que levita, pendurada ao teto por quatro cordas. A própria cama foi fabricada com paletes, deixadas no seu estado original, apenas pregadas, umas às outras e às cordas. Uma obra, sem dúvida, que merece destaque. Feito com os devidos cuidados e segurança, não haverá problemas em ter a sua cama a levitar, também não fica longe do chão! 

Se ter uma cama feita de paletes é assim, nós queremos já uma igual… Levitar é outra coisa… é como um pequeno baloiço, que nos embala, em noite mais difíceis. 

2. Mesa de jantar de palete

Precisa de uma mesa de jantar ou de cozinha, não quer despender valores exorbitantes, então eis a solução perfeita para si. A mesa não falta à nossa lista de mobiliário feito com paletes, pode inspirar-se, copiar a ideia e adaptá-la ao seu gosto e à sua casa, criará sensação com toda a certeza. Não se esqueça, que por vezes, as paletes aquando a sua reutilização, podem precisar de uma pequena manutenção, uma vez que podem estar um pouco danificadas, como farpas de madeira, e não convém deixar isto solto, porque magoa e muito! Por isso, pode passar uma lixa por todas as paletes, não custa nada e ficam em condições e prontas para serem usadas (novamente).

Na mesa de refeição com paletes é preferível colocar um tampo, neste caso optaram por um em vidro transparente, já que numa mesa precisamos de uma superfície plana. Poderá escolher outro material ou uma cor para tampo. O que é certo, é que a sua mesa será peça única – edição limitada!

3. Prateleiras de palete

EASY, design Wierszyłłowski and Designers, 2014 por NOTI Moderno
NOTI

EASY, design Wierszyłłowski and Designers, 2014

NOTI

Porque arrumar não é necessariamente sinónimo de comprar um móvel, aliás nem sempre são precisos móveis… As prateleiras têm um poder importante na decoração de uma área. Podem as colocar em qualquer área, divisão ou local de casa, que irá encontrar local e os devidos apetrechos para ela, isto é garantido! As prateleiras permitem dar preenchimento à parede, deixam peças decorativas à vista, aquelas que queremos expor ou ter mais à mão e decoram a casa na perfeição. 

Se uma prateleira não é sinónimo de grande despesa, então uma prateleira de palete, podemos dizer que é quase custo zero! Vejamos a palete foi apenas fixa à parede com uns pregos e nada mais! É bingo, não acham? Aqui, colocaram quatro, juntas umas às outras, pode optar só por uma, também deixaram-nas viradas de frente, mas pode optar pelo outro lado. Até pode as pintar, dentro das cores da decoração, ficará giro… Uma ideia mais que aprovada!

4. Sofá de palete

E um sofá com paletes já lhe tinha surgido a ideia? É fantástica, não é verdade? Surpreender-vos com peças improváveis, também faz parte dos nossos critérios para conceber cada livro de ideias, é assim que surge a surpresa e a curiosidade em abrir cada artigo… Aqui temos um verdadeiro sofá e sobre rodas, ideal para o transportar para todo o lado, até pode ser aquele sofá extra em casa, quando tem muita gente em casa e precisa de mais assentos ou para levar para a cozinha, para o quarto ou até para o jardim! Tudo é possível, com um sofá feito de paletes e a andar sobre rodas. E é tão giro e confortável, revestiram-no com umas almofadas, pretas e brancas, umas cores versáteis, que dão para tudo, as paletas essas, ficaram no seu ar tosco, ressalvando cada traço e vivência passada.

5. Cadeiras de palete

Nesta ideia, constatamos que não deixaram as paletes com o seu ar tosco e inicial, ousaram e muito bem, dar-lhes cor, ganharam nova vida em todos os sentidos, quer pelo lado colorido, como pela nova oportunidade que lhes foi dada. Com esta opção, fica com a certeza que é possível pintar paletes, não se esqueçam de lixá-las primeiro, para ter uma superfície lisa e uniforme, a cor ficará mais bonita também. No final, pode envernizá-las para o acabamento e brilho perfeito! Cadeiras e bancos com palete, é possível, um pouco mais trabalhoso, porque requer cortar e pregar mais pedaços de madeira. Mas quiça que não há um carpinteiro escondido dentro de si…  

6. Mesa de café de palete

Os arquitetos de interior do atelier Tiago Patrício Rodrigues também entrar no mood das paletes e não faltaram na decoração de um apartamento, mais propriamente na sala de estar. Usaram as paletes para fabricar uma mesa de centro, feita também com rodas e deixada no seu estado natural. A decoração e os complementos acrescentam beleza à esta mesa… O ambiente é assumidamente jovem, trendy e… fiquei conquistada, quero uma assim! 

Ficou conquistado com as nossas ideias DIY? Qual é o próximo móvel que irá fazer com paletes?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!