Terraços  por Windlock - soluciones sustentables

10 ampliações simples e não muito caras

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As circunstâncias das famílias alteram-se, muitas vezes inesperadamente. A família cresce com o nascimento de mais um filho, é preciso um escritório maior porque alguém trabalha a partir de casa, os hóspedes fazem visitas semanais e é importante ter um quarto mais cómodo para os receber, as crianças têm pouco espaço de brincadeiras e uma divisão a pensar nisso não seria má ideia, entre outras coisas. São vários os motivos que podem levar uma família a querer ampliar a casa. 

Porém, ampliar significa gastar dinheiro. Significa obras e todos os problemas a elas adjacentes. Significa tempo, paciência e mudanças na logística. Tomar a decisão de começar nem sempre é fácil perante todos estes desafios. No entanto, melhorar as condições da família não tem, necessariamente, que ser um gasto astronómico. Há formas mais simples de ampliar a casa.

Veja quais são. 

1. Uma ampliação da área da sala de jantar

  por Phi  Architects
Phi  Architects

Rear Extension

Phi Architects

Com a adição de poucos metros quadrados em frente à sua área social, tirando um pouco de espaço ao jardim, obterá uma ampliação que lhe permitirá desfrutar de maior amplitude na sala da casa. No projecto, vemos uma construção leve com uma estrutura de madeira e de ferro. Para o piso, pode optar por prolongar o existente. Por fim, com paredes metálicas e em vidro, tem resolvida a ampliação. Agora, é só desfrutar da sua nova sala. 

2. Para o lado e para cima

Se já tem a sua casa paga e vai, por exemplo, ter mais um filho (ou precisa de espaço por qualquer outro motivo), pode ampliar a sua casa para o lado. Consoante as suas necessidades, pode ampliar apenas um piso ou acrescentar um outro por cima. 

3. Para uma protecção na entrada da casa, um alpendre é a solução

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola

Conely

Tem uma entrada na qual é perturbado pela chuva ou pelo sol em demasia? Crê que estas não são as melhores condições para o receber a si ou à sua família? Este projecto pode servir-lhe como inspiração. Vemos uma estrutura de madeira apoiada em colunas pré-fabricadas de betão que sustém o tecto de madeira e a cobertura de telha que resguarda a entrada da casa, oferecendo-lhe protecção.

4. Para quem faz falta uma ampliação da área social

Se tem um terraço amplo, use-o a seu favor. Inspire-se no projecto da imagem no qual se criou uma agradável sala de estar através do uso de uma estrutura metálica e generosamente envidraçada. Para obter mais privacidade, recorra a umas cortinas ligeiras. Optimize o espaço e escolha um sofá que se abra para sofá-cama. Assim, para além de uma sala, cria-se também um espaço para receber visitas. 

5. Se a casa onde vive tem um tecto muito alto, aproveite-o!

Se vive numa casa com um tecto muito alto, aproveite-o e construa uma área tipo mezanino acessível por escada. Nesta área pode estar o espaço de que precisava. Depois, é só decorar ao seu estilo e consoante a função que prevê para ela. O mezanino pode abrigar o escritório, a sala multimédia, o quarto de brincadeiras dos miúdos, uma biblioteca, entre outras.

6. Quer cobrir o terraço. Como fazer?

Se quiser fechar o terraço, uma solução económica é construir uma pérgola de metal. Trata-se de uma estrutura fácil de instalar. Pode cobri-la com um material leve que o permita desfrutar da chuva num ambiente mais confortável e intimista. Desta forma, para além da sua sala de estar, ganha também uma sala no exterior. Não se esqueça de a mobilar com peças resistentes. 

7. Se a cobertura da sua casa é um lugar inóspito, transforme-a!

Seria um desperdício ter uma cobertura/terraço e não a/o usar. Pois. Chegou a hora de transformar a sua cobertura num espaço de lazer fantástico de onde os seus amigos não vão querer sair. Como fazê-lo? Primeiro, deverá avaliar os revestimentos – estão em bom estado ou carecem de substituição? -, depois é só escolher mobiliário à altura, colocar boa iluminação e, se possível, uma pérgola para o proteger do mau tempo. Se o orçamento permitir, construa uma área de churrasco. 

8. Uma cobertura para poder colocar uma mesa de refeições

A cobertura que vê na imagem parte da própria estrutura da casa. Também pode construir uma totalmente independente. Certo é que a sua existência permitiu a adição de uma área de refeições ao jardim. Não é uma solução cara. Tudo depende dos materiais que escolher. Hoje em dia, há opções sustentáveis e muito modernas que não tomam de assalto o seu orçamento. Deve, nesse sentido, consultar o profissional certo. 

9. Ah! Um ginásio para toda a família!

Ginásios ecléticos por Bronx

Neste projecto, a ideia é mais simples. Não se construiu uma ampliação, mas criou-se um novo espaço a partir da existência de uma estante a separar os ambientes. De um lado as máquinas de ginástica, do outro a sala. Não se amplia, apenas se divide. Esta também é uma forma de ganhar espaços, racionalizar o que já se tem com as medidas adequadas e tirar partido de novos usos.

10. Quer montar o seu próprio escritório: o que fazer?

Escritórios e Espaços de trabalho  por Archipod
Archipod

Archipod Demonstrator Pod

Archipod

Precisa de um novo escritório e de silêncio para trabalhar. Ter o escritório dentro da casa é, assim pouco viável. Nesta casa, acrescentou-se um incrível anexo/oficina no jardim, que mais do que um escritório é também um espaço para receber clientes. O seu formato esférico torna esta estrutura completamente única. Veja como é no interior.

10. O interior da oficina

Escritórios e Espaços de trabalho  por Archipod
Archipod

Archipod Demonstrator Pod

Archipod

Um escritório com o tamanho ideal e muita luz para tornar o trabalho mais eficaz e o passar as horas mais agradável. 

Qual destas ideias lhe pareceu mais apelativa? Deixe-nos o seu feedback. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!