Antes e depois – edifício de 3 andares transforma-se em loft duplex

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje é terça-feira e como já vem sido hábito é o dia escolhido, juntamente com o sábado, para lhe mostrarmos mais um artigo de antes e depois. O de hoje é sobre um edifício de 3 andares com cerca de 40 anos de idade que fica na Corunha, na vizinha Espanha. Este edifício foi convertido num apartamento de 3 andares, através da magia das remodelações, num único apartamento duplex. O seu ar moderno e contemporâneo foi conseguido devido à equipa de arquitectos Intra Arquitectos ter feito um excelente trabalho. Eles têm mais de uma década de experiência em todos os tipos de projectos arquitectónicos, que inclui também, renovações e remodelações interiores. Iremos mostrar em profundidade como decorreu esta remodelação e como a escada que ligava os 3 apartamentos existentes, consegue marcar uma nova função e transformar as 3 histórias correspondentes a cada andar numa única.

Antes: Mãos à obra

Se é daqueles que já sofreu uma remodelação em sua casa, sabe que o momento mais chato é quando tudo começa a ser destruído e o levam a pensar que se calhar não se devia ter metido em tal alhada. Que o que parecia uma casa é agora apenas um espaço voltado do avesso, cheio de andaimes.. Mas não entre em pánico porque o resultado é sempre bastante compensador e satisfatório, só terá de ter calma e respirar fundo.

Esta fotografia mostra um dos primeiros momentos do inicio de obra no edifício na Corunha. Aqui, o que o futuro será um moderno lounge, agora é uma sala cheia de escombros onde, no entanto, como podemos ver sinais de coisas para vir mais tarde. Você abriu um buraco no telhado, que abrigará o futuro escadaria que liga os dois andares.

Depois: Uma sala moderna

Parece quase impossível de comparar a foto antes deste espaço e o depois – sim, estamos a falar do mesmo espaço! Quem diria… A nova sala é um espaço super arejado, moderno e luminoso. O elemento principal e que não passa despercebido é a escada, que é composta por muito vidro e madeira, criando um design leve e linear para combinar com a decoração do resto da divisão.

A sala de estar e a de jantar fazem parte da mesma divisão e completam-se mutuamente.

Numa outra perspectiva consegue-se perceber um pouco melhor a distribuição espacial deste andar. Repare como todo o apartamento é rodeado de luz natural.

Antes: uma cozinha fora de moda

Era bem possível que quando este modelo de cozinha foi instalado neste apartamento, fosse realmente o mais moderno da altura. Felizmente, com o passar dos anos, as necessidades contemporâneas foram evoluindo e hoje em dia só nos sentimos bem em espaços modernos e arejados, que cumpram com todas as necessidades necessárias. Encontrava-se completamente ultrapassada, não só em termos de armários e bancada, como em paredes, pisos e electrodomésticos. O novo apartamento implorava por uma profunda remodelação de cozinha adaptando-se às modas e às exigências dos tempos modernos.

Agora: uma cozinha de design

Lembre-se que este apartamento duplex surgiu da união de 3 pequenos apartamentos, cada um no seu piso, e que todas as divisões e suas localizações foram mudadas e repensadas. Sendo assim, a área da cozinha aumentou consideravelmente e a sua distribuição espacial e decoração também se alterou.

Seja como for, a cozinha antiga pouco se parece com a actual. O espaço escuro e estreito agora é acima de tudo repleto de luz, devido ao branco aplicado no seu expoente máximo e às janelas que deixam entrar muita luz natural. O espaço remete-nos para um ambiente de minimalismo puro, com ausência total de decoração e efeitos secundários.

Vendo do lado oposto, percebemos como se comporta a cozinha em relação à sala de jantar e percebemos o porquê da cozinha ser tão iluminada. A parede em vidro divide a cozinha da sala, mas permite visualmente ver-se o que se passas nas duas divisões e ao mesmo tempo impede a passagem de cheiros e ruído.

Antes: divisões muito pequenas

Nestes apartamentos antigos, havia a necessidade de ter diversas divisões mas como a área era pequena, o espaço foi dividido em mínimos espaços e não existia qualquer tipo de fluidez entre eles. O ambiente era escuro e a circulação entre divisões não existia.

Depois: espaços interligados

O projecto actual concluiu-se com a criação de espaços interligados entre si, favorecendo a movimentação e tornando-o visualmente muito mais arejado. A escada acaba por ser o elemento central e o elemento que une a parte inferior à superior. Neste andar existe um corredor que é o responsável pela divisão espacial, como quartos e casas de banho.

Este projecto pouco tem a ver com o anterior, agora é leve e arejado e o piso em madeira consegue tornar o espaço muito mais confortável e convidativo

Antes: uma casa de banho decadente

Quer mesmo falar sobre a casa de banho? Esta era velha, antiquada e pobre. A divisão era de reduzidas dimensões e não tinha luz natural nem ventilação, por isso, e com a fusão dos 3 andares, as casas de banho puderam transformar-se em espaços maiores, melhorando drasticamente, como poderá ver já de seguida.

Depois: uma casa de banho de luxo

E aqui vemos o resultado.  A transformação de uma casa de banho decadente e escura, numa espaçosa, luminosa e elegante casa de banho. As paredes em revestimento cerâmico de cor de chocolate contrastam com o branco imaculado do piso e das loiças sanitárias. O elegante contraste em conjunto com a luz natural e a artificial criam uma atmosfera confortável e muito moderna.

Se gostou de mais um artigo Antes e depois e quiser continuar a ver projectos incríveis, não perca os seguintes projectos:

Antes e depois – Lavandaria transformada em loft em Roma

Antes e depois: Casa do Chapéu Virado

Gostou deste projecto de remodelação?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!