Casas de banho modernas por Laura Yerpes Estudio de Interiorismo

O que é um duche italiano?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Com o seu espaço refinado e moderno, o duche italiano conhece uma verdadeira paixão. Elegante, design, ligeiro, por vezes espaçoso… O duche italiano faz sonhar. Uma verdadeira tendência do momento. Permite o uso de materiais variados, naturais e chiques, para uma casa de banho cheia de carácter e personalidade, mesmo em espaços pequenos, adapta-se a todas as formas e estilos. Pode ser instalado numa casa de banho minimalista, zen ou rústica, decorado com azulejos ou mosaicos, este duche ao nível do chão criará uma sensação de grandeza, típica dos antigos termos romanos. 

Mas quais são as vantagens e as desvantagens deste duche aberto que seduz cada vez mais os portugueses? Adapta-se realmente a nós? Qual é o tipo de instalação? Estas e outras questões serão desvendadas neste livro de ideias, bem como modelos de sonho. Não perca este artigo e esclareça as suas dúvidas!

Como se distingue um duche italiano dos outros?

O princípio de um duche italiano relembra os antigos termos romanos: aberto totalmente ao exterior (ou simplesmente protegido por uma parede em vidro), a laje fica ao mesmo nível do chão ou ligeiramente mais elevada (uma dezena de centímetros), integrando o pavimento, o que garante um visual totalmente moderno e atraente. O duche italiano é um duche totalmente revestido do chão à parede. Não existe degrau para entrar no duche, todos os elementos situam-se ao mesmo nível.

Quanto aos materiais, o duche italiano permite todos os estilos, garantido um resultado chique e natural: betão encerado, azulejos, mármore, teca, pedra, mosaico… Enfim tudo é possível, é so escolher o que mais gostar, mediante o estilo da sua casa. 

No que diz respeito ao sistema de evacuação da água, esta está integrada diretamente na placa, graças à inclinação do chão. 

Quais são as vantagens?

Casas de banho modernas por Kabaz

O duche italiano é provavelmente a instalação que permite maior criatividade. Permite revestir como mais gostar: materiais e cores. São vários os materiais que se adaptam para um toque de originalidade e estilo. Mediante todas estas possibilidades, o duche italiano, integra-se na maioria das casas de banho, mesmo nas mais pequenitas. Integra-se a todos os espaços, graças à sua forma modular (quadrada, redonda, retangular, etc.). Por exemplo, pode ser projetada ao longo de uma parede, num recanto ou nos espaços maiores, pode tomar uma posição central.

A base pode posicionar-se num ângulo direito, mas também curvo, consoante o design da sua casa de banho ou desejo. Este sistema é ideal para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, como também das crianças, o facto de não ter uma escada para entrar facilita em muito o processo. 

Por outro lado, o duche italiano permite criar um espaço visualmente grande, uma vez que não é criada barreiras entre o duche e o resto do espaço. Um duche sem parede, nem cortina. 

Outra grande vantagem, é a manutenção do duche, é muito mais fácil de limpar do que um duche tradicional. 

Quais são as desvantagens?

Os verdadeiros duches italianos requerem obras consistentes numa casa de banho em remodelação. Por vezes, é necessário enfrentar um certo número de obstáculos, nomeadamente quando não é construído de raiz numa casa. É preciso verificar todo o sistema do pavimento: entrada, evacuação… Implica ainda, partir o chão para colocar sifão. Claramente, que é uma obra que precisa de ser executada por um profissional, que saberá exatamente como agir. Consequentemente, este processo implica custos, mas será o preço a pagar para ter um espaço de sonho e digno de revista.

Nota: para revestir um duche italiano, é preferível escolher mosaico ou pedra, de modo a criar um superfície antiderrapante. 

Como é feito o duche italiano?

Os duches italianos caracterizam-se pela sua base não aparente, que está encastrada no chão e revestida por um material. 

No caso das construções novas, a evacuação da água integra-se diretamente na laje. Enquanto que no processo de renovação, pode ser criado um pequeno degrau ou criar uma cofragem à volta das evacuações. 

Quanto ao chuveiro, pode escolher o modelo mais excêntrico ou mais simples. Se quiser este pode ser encastrado na parede! E para criar um SPA, pode optar por criar um duplo chuveiro, com dois pontos de água frente a frente. Uma iluminação LED de cor dará um ambiente muito relaxante…  

Como construir um?

Não aconselhamos a não se aventurar sozinho neste processo. É importante procurar um profissional da área, que saberá exatamente como proceder e agir. Como sabe, um duche mal projetado, pode trazer consequências muito desagradáveis, como infiltrações, na sua casa ou se vive em apartamento, também para os vizinhos.

Pode procurar um profissional na nossa plataforma homify, discute com ele as suas ideias e peça um orçamento, antes de tomar uma decisão. 

Que modelos existem?

Casas de banho modernas por CATO creative

Como já referimos, projetar um duche italiano pode ser feito de mil e uma maneiras. Quem decide é você mesmo. Não existem modelos pré-definidos como os outros duches clássicos. Já que estes são feitos por revestimentos, que podem ser iguais ou não à restante casa de banho. Nesta inspiração, optaram, por exemplo, manter os mesmos materiais, criando uniformidade no espaço. Também preferiram colocar uma parede em vidro, para proteger a restante casa de banho de jatos de água. 

Veja aqui, como pode decorar a sua casa de banho!

Ficou esclarecido? Gosta deste tipo de duche?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!