Salas de estar modernas por Pablo Muñoz Payá Arquitectos

Casa contemporânea com recantos mágicos

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Adora a sua casa e a zona onde vive, mas admite que esta precisa de uma pequena remodelação? O tempo passou e não sabe como mas os primeiros problemas começaram a surgir? Não se preocupe, hoje em dia cada vez mais profissionais trabalham incessantemente sobre a temática da reabilitação. O objectivo é preservar e reparar edifícios que de alguma forma, foram afectados pelas marcas do tempo. O projecto que hoje lhe vamos mostrar é um exemplo perfeito de como uma pequena intervenção pode fazer toda a diferença.

A obra de intervenção foi da autoria dos profissionais Pablo Muñoz Payá Arquitectos, cujo trabalho se foca na prática da Arquitectura, Interiores e Design. Este atelier procura oferecer um desenho único para cada tipo de cliente e contexto. Apesar de reivindicarem uma posição artística e estética estes profissionais também valorizam os detalhes funcionais sem nunca descuidar as partes mais técnicas do projecto.

A obra foi terminada no ano de 2015 e apresenta uma visão única com espaços maravilhosos! Veja as imagens…

Fachada discreta

A fachada da habitação enquadra-se perfeitamente na paisagem assumindo uma presença discreta e em conformidade com o espaço envolvente. O exterior foi pintado de branco e apenas o toque com o solo possui um detalhe com um revestimento em pedra conferindo assim um acabamento distinto a esta fachada. 

Os limites da habitação são definidos através de um pequeno muro o qual foi adornado com flores criando um pequenos jardim extremamente acolhedor na zona de entrada desta habitação uni-familiar.

Incrível

O projecto consistiu na reabilitação de uma vivenda com cerca de 104 m2 de área construída. O objectivo desta intervenção passou pela busca do maior aproveitamento espacial possível maximizando áreas e ambientes.

A casa possui dois pisos. O piso inferior acolhe todas as zonas de cariz social como é o caso da sala-de-estar e da cozinha e o piso superior alberga as áreas mais privativas da habitação, quartos e respectivas instalações sanitárias.

Espaço amplo e luminoso

A continuidade espacial desejada pelos arquitectos foi reafirmada através da utilização do mesmo revestimento no tecto e no pavimento de toda a habitação. O revestimento do tecto é em madeira e cria uma uniformidade geral extremamente harmoniosa e confortável no espaço. Já o chão foi pavimentado com uma massa de betão que cria um efeito contemporâneo e sofisticado.

Tecnologia e design

A planta do piso térreo é extremamente funcional e conecta visualmente todos os espaços criando assim uma sensação de grande amplitude espacial.

A grande escadaria moderna que efectua o acesso ao piso superior é também um espaço para armazenamento de objectos criando assim mais um espaço funcional neste piso.

Um recanto de sonho

Ainda na sala encontramos um pequeno recanto muito especial mas que faz toda a diferença! Para todos os que trabalham em casa este é o cenário ideal. Um pequeno espaço destinado ao trabalho com uma iluminação perfeita e natural! 

O design é realmente incrível e surge no enquadramento do espaço adjacente que é a sala de estar. Todos os materiais foram cuidadosamente seleccionados com o objectivo de criar uma atmosfera aconchegante e em conformidade com o restante ambiente da sala.

Relações espaciais

A relação entre os espaços é contínua no entanto o desenho permite a sua separação física através de grandes portas de vidro deslizantes. Nesta perspectiva as portas estão abertas possibilitando assim a conexão entre ambos os espaços. Vamos observar esta cozinha mais de perto…

Cozinha moderna

À semelhança das outras áreas a cozinha é também ela uma divisão moderna repleta de pormenores contemporâneos. Todo o mobiliário é branco contrastando assim com o tecto em madeira. O resultado é um ambiente acolhedor mas ainda assim sofisticado e contemporâneo. 

A iluminação artificial também possui um papel fundamental na caracterização deste ambiente na medida em que cria um desenho realçando assim alguns aspectos arquitectónicos desta divisão.

Quarto perfeito

O quarto é um local perfeito para descansar depois de um dia de trabalho atribulado. Os tons continuam a ser os mesmos que vimos anteriormente noutros espaços da habitação. Um dos detalhes mais espectaculares deste quarto é a forma como o espaço foi aproveitado para arrumação mantendo uma grande clareza visual. Repare na grande parede branca completamente revestida com grandes armários brancos que possui inclusivamente um pequeno lavatório de apoio ao quarto.

Uma surpresa

E terminamos este artigo com uma das grandes surpresas desta habitação, uma escadaria ''surpresa'' que permite aceder a um pequeno sótão na cobertura da casa. 

Gostou desta solução arquitectónica para um espaço pouco comum? Há vida no sótão! Há sim, e esta é a prova disso mesmo! 

Gostou desta habitação moderna? Qual a sua divisão favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!