O entusiasmo de mobilar o primeiro apartamento!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A primeira casa é, provavelmente, um dos projectos mais motivadores das nossas vidas. Bem antes da hora da mudança, já estamos a planear espaços e ambientes, a elaborar um rascunho com a colocação dos móveis e a contar os dias para que chegue depressa o momento de colocar mãos à obra. 

Apesar de todo esse normal entusiasmo, o exercício de decoração da primeira casa requer uma boa dose de estudo, de trabalho, de contas e até de ansiedade e dor de cabeça. Antes de colocar em prática as ideias que lhe deixaremos, importa estudar o espaço, as necessidades e o orçamento para assim perceber o que é viável e o que não passa de um puro devaneio. 

Quando decorar e equipar a casa, é fulcral saber reconhecer as prioridades e necessidades maiores para tomar decisões correctas e fazer da casa um espaço habitável desde o primeiro dia. 

Hoje, vamos ajudá-lo a perceber essas escolhas e a definir prioridades apresentando-lhe dicas que podem julgamos poder vir a ser úteis. Vamos a isto? 

Básicos para o primeiro apartamento

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

Quando falamos em básicos para o seu primeiro apartamento referimo-nos a objectos essenciais para o seu conforto e para a sua vivência quotidiana dentro de casa. É natural que não compre tudo aquilo que deseja de uma vez só quando se mudar, por isso é fundamental que saiba quais as prioridades e quais as peças sem as quais não pode passar. Uma cama, um sofá, uma mesa para refeições, iluminação ou armários de arrumos são algumas das coisas que vai querer ter em casa desde o primeiro dia e é para elas que deve guardar parte significativa do seu orçamento, até porque sendo estes os objectos mais importantes numa fase inicial da decoração, é importante que eles lhe ofereçam garantias de qualidade e conforto.

Descobrir a primeira cozinha

cozinha é uma das áreas mais importantes e dinâmicas da casa. Por tudo aquilo que representa e pelo propósito que lhe é atribuído deve ser tratada cuidadosamente para que seja confortável e, acima de tudo, extremamente funcional. A sua primeira cozinha não será, em princípio, aquele espaço amplo e maravilhoso com uma ilha no meio e armários de perder de vista onde pode guardar tudo e mais alguma coisa. Mas, ainda assim, e independentemente do tamanho, deve ser um espaço organizado, equipado com os apetrechos necessários e que cumpra a sua função sem constrangimentos. 

Aposte numa cozinha cuja organização não ocupe muito espaço e que permita uma boa circulação. Tente rentabilizar as áreas ao máximo aproveitando as zonas da bancada e da parede para arrumação. 

No que à paleta cromática diz respeito, e porque a primeira cozinha é, normalmente, pequena prefira cores claras e brilhantes como o branco. No que ao equipamento diz respeito, não desperdice dinheiro em coisas que não lhe são realmente necessárias e dê prioridade ao que realmente precisa desde o inicio. 

Combinar cores

As cores são fundamentais na decoração de uma casa. É através delas que se criam as atmosferas que aspiramos para cada uma das divisões. A forma como joga com as cores na decoração vai dizer muito sobre o seu espaço – e até mesmo sobre si – a quem o visita. Na sua primeira casa, é natural, pelas mais variadas razões, que a decoração seja minimalista. Assim, pode apostar na cor para conferir ao espaço energia e jovialidade. Aproveite o significado e as características de cada uma das cores que pode utilizar para criar um ambiente convidativo e um sentido de modernidade no seu espaço. 

A imagem que lhe mostramos, proposta dos mexicanos Clorofilia, é um exemplo perfeito da importância da cor na decoração. A paleta de fundo neutra é intervalada pela colocação de uma poltrona amarela que acaba por ser um ponto de referência no espaço. As primeiras casas são, geralmente, pequenas pelo que este é um bom exemplo a seguir: cores sóbrias com apontamentos coloridos para dar personalidade e interesse ao apartamento. 

Comprar equipamento básico

Vista geral.: Cozinhas campestres por PreConceito
PreConceito

Vista geral.

PreConceito

Há móveis fundamentais e há, também, electrodomésticos indispensáveis para o seu bem estar e que devem aparecer no topo da sua lista de prioridades. 

O objectivo é equipar o seu espaço com aquilo que é verdadeiramente essencial. Já se imaginou viver numa casa sem fogão? Já pensou como seria não ter frigorífico na sua cozinha? E já pensou como seria a sua vida sem uma máquina de lavar roupa? Pois é. Há coisas que não se podem adiar e outras que, sendo secundárias, podem aguardar por uma altura mais desafogada. Assim, lave a louça à mão durante uns tempos e deixe o televisor LED para melhores oportunidades pois acredite que há aparelhos que muito mais falta farão em sua casa. 

Comprar candeeiros

No que a decoração diz respeito, a iluminação de sua casa tem um papel tão importante como a cor na classificação e definição dos espaços. Uma luz bem colocada e de intensidade correcta pode oferecer muito ao ambiente de sua casa, daí que, na nossa opinião, seja tão importante a escolha criteriosa de iluminação. 

Além da luz propriamente dita e da forma como estuda a sua colocação, pode também aproveitar o cada vez mais fascinante e variado mercado dedicado à iluminação para descobrir candeeiros que são verdadeiras preciosidades decorativas. Porém, como esta é a sua primeira casa e o orçamento tem que ser muito bem ajustado, a imaginação pode também ser uma parte fundamental no sucesso do resultado final. 

Procure lâmpadas de diferentes tamanhos, formatos e intensidade e faça delas um elemento decorativo. Pode faze-las percorrer a sua parede ou cair pelo seu tecto a diferentes alturas. Mas, não se esqueça que apesar do lado estético tão importante, a verdadeira função das lâmpadas não é essa, por isso seja qual for a maneira como as suspende ou coloca, certifique-se de que o resultado final é eficaz e funcional. 

DIY – Do It Yourself – para poupar

Salas de estar ecléticas por Pink Pug Design Interior
Pink Pug Design Interior

Salon z aneksem kuchennym

Pink Pug Design Interior

Quando mobilar, decorar e equipar o seu primeiro apartamento, a lista de afazeres vai ser de tal forma longa que se torna necessário descobrir uma forma criativa de fazer esticar o orçamento disponível. O DIYDo It Yourself ou Faça Você Mesmo – é a solução ideal para contornar os seus problemas. Tem tudo a ver com reciclagem e reutilização de materiais. Esta é uma solução criativa, económica e original que ajudará a dar um toque de originalidade à sua casa sem que para isso tenha custos avultados. A partir de materiais velhos pode encontrar novos e oportunos desígnios. Tudo o que precisa é de imaginação e criatividade para transformar o velho em novo e dar um toque diferente e inesperado ao seu espaço. 

Organizar a mudança

A organização é fundamental para o sucesso deste desafio. Antes de mudar e de tomar qualquer decisão, deve organizar as suas ideias e necessidades de forma a que as coisas fluam mais facilmente até ao resultado final pretendido. Uma boa forma de se organizar e de preparar a sua mudança é criar uma lista de tudo aquilo que precisa para a sua nova casa. 

Organize essa lista por prioridades para ter a certeza que as primeiras coisas que assegura são aquelas que realmente precisa. Depois deste primeiro passo, avance para um verdadeiro trabalho de espião e corra todas as lojas, catálogos e websites na procura de preços, de condições de pagamento e de garantia. A boa gestão do orçamento é muito importante, logo deve comparar os preços e as condições para saber onde lhe é mais vantajoso adquirir os vários elementos de que precisa.

Depois de ter tudo comprado, chegou a altura de pensar na forma de trazer tudo para a sua nova casa. De acordo com a sua preferência e circunstâncias, pode ser você mesmo a transportar ou pode utilizar os serviços de entrega e até de montagem que algumas lojas têm à disposição. Certifique-se de que escolhe a opção mais ajustada de forma a que o material não sofra danos e que seja montado devidamente. Assim, aos poucos, com paciência e método, a sua casa vai ganhando forma para que no dia da mudança entre num espaço maravilhoso e onde se sente bem e não por uma enorme carga de trabalhos e dor de cabeça. 

Anotou as nossas sugestões? Esperamos que sim e desejamos-lhe muito boa sorte nesta nova e entusiasmante etapa!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!