Decoração escandinada: O estilo que veio para ficar (em 6 fotos)

Agata Alencoao Agata Alencoao
Интерьер OOD, INT2architecture INT2architecture Quartos pequenos
Loading admin actions …

Ainda que já consensualmente conhecido, o estilo escandinavo pode deixar ainda alguns leitores em dúvida. Se à primeira o nome não lhe diz absolutamente nada, desengane-se porque se há estilo de decoração que está farto de ver, é o estilo escandinavo. De há uns anos para cá este estilo passou a ser muito recorrente pelo aparecimento de uma grande zona comercial cuja panóplia varia para todos os gostos e carteiras. Assim em traços muito gerais podemos descrever o género como minimalista, prevalência do branco, uso da madeira – nomeadamente a mais clara – e um despojamento decorativo, no sentido em que os espaços respiram e existem por si só, não recorrendo a uma decoração muito imponente ou mesmo exagerada. O estilo escandinavo é simples, elegante e de muitíssimo bom gosto.

O artigo que se segue pretende mostrar-lhe diferentes divisões da casa que recorrem a este estilo, para que tenha uma noção geral de como pode parecer, uma sala de estar ou uma cozinha. Quanto a nós, aqui na homify, o que temos para lhe dizer é que somos grandes apologistas deste estilo decorativo uma vez que o mesmo transparece um equilíbrio que a nosso ver se traduz em bem estar. Mas porque como uma imagem vale mais do que mil palavras passamos de imediato a mostrar-lhe alguns espaços decorados ao estilo escandinavo. Venha daí!

Decoração

Decidimos começar este artigo pelo espaço mais comum da casa que é ponto de encontro da família mas é também lugar privilegiado para a recepção das visitas, a sala de estar. O exemplo que lhe apresentamos é quanto a nós um belíssimo exemplo já que se encontra totalmente em acordo com a descrição que lhe fizemos no parágrafo inicial. Vamos então ponto por ponto perceber o porquê desta sala ser de estilo escandinavo. Em primeiro lugar a predominância do branco conjugada com a madeira clara – repare que o chão é todo de madeira – a condizer com grande parte dos móveis que vemos e o tapete que existe a ocupar uma grande superfície é também ele branco. O sofá é de um cinzento muito claro e não apresenta qualquer tipo de padrão. E por fim todos os restantes elementos decorativos apresentam cores pastel que completam a paleta de tons suaves que vemos em toda a sala. Um exemplo perfeito de uma sala de estar que transmite paz e serenidade.

Luz

Seguindo para outra divisão da casa, temos agora para lhe mostrar um exemplo de um quarto de decoração escandinava. Poderá começar por apontar o facto de neste haver uma predominância do azul. E nós dir-lhe-emos que tem toda a razão. E começamos por lhe responder que o uso do branco – que também presente, repare que ele é composto por duas secções de cores diferentes – não é obrigatório, isto é, ele existe mas não precisa de ser a única cor. Atentemos no resto do quarto, a madeira clara está lá, as superfícies lisas também e a decoração reduzida apenas aquilo que é essencial – e percebamos que o essencial aqui também pretende responder a questões estéticas! – é sem dúvida visível. Uma vez mais o feeling que retiramos deste quarto é de uma tranquilidade sem igual. 

Simplicidade

Permanecendo ainda nos quartos, vamos mostrar-lhe com também o quarto dos seus filhos pode ter uma decoração ao estilo escandinavo sem que para isso seja aborrecido ou sem piada. Branco, cinzento, amarelo e um chão castanho são as primeiras cores que vemos. Um quarto de cores muito claras – como não podia deixar de ser – onde o cinzento clarinho marca presença principal, é imperativo falar na muito bem conseguida concordância entre tapete, papel de parede e cama e nos tons que se destacam que é não só o amarelo que referimos no início mas também o verde água que encontramos em cima da cama. No nosso contexto cultural é verdade que para o quarto das crianças este estilo decorativo não é o mais popular, contudo é quanto a nós uma escolha de muito bom gosto que nem por isso nos faz pensar num outro quarto que não seja o de uma criança. Não concorda?   

Materiais

Pois é, também a nossa cozinha pode aparentar um estilo escandinavo e provavelmente não o surpreenderá dizer-lhe que o branco e a madeira clara são as cores de eleição. É interessante constatar que normalmente a presença da madeira nas cozinhas torna o espaço mais pesado e está normalmente associado a um tipo de decoração mais rústica, contudo no estilo escandinavo é totalmente diferente, como podemos confirmar pela fotografia. Talvez possa ter a impressão quando olha uma primeira vez sem grande atenção, que esta cozinha não tem praticamente nada… Deixe-nos descansá-lo, esta cozinha tem exactamente tudo aquilo que desta divisão faz parte, ainda assim parece estar tudo meio camuflado, tirando o forno que conseguimos ver à primeira, tudo o resto se encontra por detrás de superfícies lisas que surgem na forma de armários. É sem sombra de dúvida um estilo muito minimalista, que em tudo nos agrada. 

Escritório

Se é um dos privilegiados que tem a sorte de ter um espaço de trabalho na sua própria casa, fique a saber que também o seu escritório pode revelar um estilo escandinavo. A regra a aplicar é exactamente a mesma e neste tipo de espaço faz ainda mais sentido, uma vez que aqui se pretende que o máximo de silêncio e o mínimo de distração. Assim uma decoração clean e apenas o essencial são palavras de ordem. O resultado é sem dúvida bastante apelativo quer ao nível estético quer ao nível funcional. Uma óptima opção para decoração de escritórios.

Cores

Mesmo a chegar ao fim, apresentamos-lhe mais uma sala de estar que pela iluminação que tem acaba por parecer uma divisão mais quente e mais cozy. As cores são as de sempre, as peças de mobiliário simples e despojadas e os elementos decorativos q.b.. Contudo pelo facto da iluminação ser de um tom quento, faz com que esta sala de estar pareça, de alguma forma, menos escandinava. Portanto se gosta do estilo decorativo, mas de alguma forma o acha um pouco frio, esta é a solução que procurava! Estamos aqui para ajudar!

Gostou do nosso artigo?! Deixe a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista