Árvores que tornam o seu jardim único!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Quando imaginamos a casa dos nossos sonhos, raramente essa imagem vem sem um jardim: uma boa área relvada, com toda a envolvência em perfeita sintonia e com o sol sempre lá no alto a brilhar. Os pormenores (como as flores, o mobiliário ou mesmo a piscina) são opcionais. No entanto, uma grande percentagem inclui aquilo sobre o que trata hoje o nosso artigo: árvores para jardim. Estes itens não só embelezam o espaço como ainda nos podem ser úteis para dar fruta, flores ou sombra naqueles dias quentes de verão. Além disso, dependendo do tamanho, podem ser utilizados para pendurar um baloiço ou outras brincadeiras para os miúdos (e graúdos!). Assim sendo, hoje dedicamo-nos a mostrar-lhe diversas opções para o seu jardim, para que o torne o seu sonho realidade!

Flores sim, mas fora do vaso!

Casa em S. Pedro do Estoril: Jardins modernos por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

Um jardim torna-se muito mais bonito com flores, sem sombra de dúvidas! Mas as opções são tão variadas que não será necessário prendermo-nos unicamente a flores em vasos ou canteiros. Com um leque tão grande de árvores que florescem de uma forma tão bonita, pense em florir o seu jardim com uma destas espécies, dando-lhe um lugar de destaque no seu relvado! A ideia de a árvore não estar permanentemente florida também terá as suas vantagens, uma vez que assim que estiver em flor, captará as atenções de todos os presentes! E indicar-lhe-á que o calor está a chegar…

Aproveite o meio ambiente

CASA . Quinta do lago: Piscinas ecléticas por COISAS DA TERRA
COISAS DA TERRA

CASA . Quinta do lago

COISAS DA TERRA

Aproveitar as árvores pré-existentes no terreno onde fará o seu jardim dar-lhe-á duas grandes oportunidades: a primeira é poder usufruir de algo natural naquele espaço, sendo que a segunda é fazer com que o seu jardim faça parte do ambiente ao seu redor, uma vez que terá uma espécie típica da zona onde a casa está inserida. Além disto, não necessitará de esperar que as árvores cresçam, pois com certeza terão mais anos que a sua ida para ali.

Árvores solitárias

Em jardins mais pequenos e com traços minimalistas, os proprietários não têm que abdicar das suas árvores preferidas! Podem usufruir igualmente da sua sombra ou do seu perfume, plantando uma única árvore no jardim: assim, este mantém-se limpo à vista, estando altamente decorado de acordo com a corrente escolhida. Aqui, pode optar por uma árvore mais simples ou por uma frondosa, de fruto ou não. A única coisa que realmente importa é o número de árvores, que não deverá ser muito superior a dois.

Em linha e com mobilidade

Se pretende um jardim arrumado e organizado, mas não quer abdicar da sua flora, por que não plantar as suas árvores dentro de vasos? Naturalmente que estes terão de ser suficientemente grandes para albergar as raízes e a própria espécie terá que ser escolhida de modo a que a falta de espaço não seja um problema para o seu desenvolvimento, mas com o aconselhamento ou o conhecimento indicado não terá qualquer tipo de dúvida na hora da decisão final. Depois desta escolha, alinhe os vasos como achar melhor e desfrute do seu jardim quando e como quiser!

Dê um toque paradisíaco ao seu jardim!

Ainda a suspirar pelo último paraíso natural visitado nas férias de verão? Pois então traga-o para dentro do seu jardim! Toda a gente tem no seu imaginário aquelas praias paradisíacas com areais extensos e emolduradas por palmeiras, certo? Que tal decorar o seu espaço exterior com este tipo de árvore. Quando transplantadas ainda pequenas, podem requerer muita da sua paciência para que cresçam… no entanto, verá como vai valer a pena! Com a decoração certa, terá o seu próprio resort dentro de casa!

Ó oliveira… !

HOUSE NM_PÓVOA DE VARZIM_2015: Jardins minimalistas por PFS-arquitectura
PFS-arquitectura

HOUSE NM_PÓVOA DE VARZIM_2015

PFS-arquitectura

A oliveira é provavelmente uma das árvores mais características da bacia do Mediterrâneo. Com o seu tronco retorcido e a sua estatura relativamente baixa, é um ornamento maravilhoso para um jardim – sozinha ou acompanhada! Deixe-se levar por uma viagem até à Grécia antiga com esta espécie, que fará as delícias de qualquer convidado. Aproveite e usufrua da sua produção caseira de azeitonas!

E o fresco e a sombra, de onde vêm?

Jardins modernos por Nash Baker Architects Ltd
Nash Baker Architects Ltd

​Back garden at Bedford Gardens House.

Nash Baker Architects Ltd

Se é do tipo de pessoa que pretende um jardim com sombra, mas que não gosta de árvores muito frondosas, pode seguir esta nossa solução: um marmeleiro ou uma acácia perto dos seus sofás de exterior cumprirá exactamente o papel que pretende de uma árvore no seu jardim. Obterá assim a sombra que deseja, sem que para isso o espaço fique muito cheio ou toda a atenção caia para a copa da árvore.

Podadas e alinhadas

Para os que preferem manter o controlo sobre tudo, incluindo o espaço exterior, que tal regulamentar isso desde o primeiro dia? Se assim é, opte por árvores ou arbustos que podem facilmente ser podados de acordo com o espaço que pretende que estes ocupem no seu jardim. Além disto, pode colocá-los alinhados, junto a uma parede, com vista a deixar o resto do relvado livre para usufruir ou apenas apreciar, conforme preferir! 

Copas que albergam o Mundo

As copas frondosas não só permitem uma sombra sólida e com grande área, como ainda conseguem contrastar com a envolvência! Colocar uma árvore como uma azinheira ou um sobreiro perto da sua piscina dará ao seu jardim um ambiente absolutamente delicioso, onde a rainha será a água (precisamente por sobressair com os seus tons claros em relação à copa escura da árvore escolhida). Se for possível, se tiver área suficiente, pode optar por colocar várias espécies ou um número elevado da mesma espécie.

Um toque sazonal

Por último, e uma vez que estamos em pleno outono, não podemos deixar de dar a devida importância e valor à beleza de uma árvore de folha caduca nesta estação. Um jardim com árvores de folha permanente é um jardim que estará sempre apresentável e bem composto, mas a magia da folha caduca é precisamente a de fazer com que todas as estações do ano passem pelo seu espaço exterior. O facto de conseguir ver a evolução do tempo através da sua janela é, sem sombra de dúvida, o que o fará querer viver o seu jardim ainda mais no tempo quente!

Mostre-nos como ficou o seu jardim depois de ler estas dicas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!