Escadas – mais do que um elemento funcional!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

As escadas têm a função de ligar andares de cotas diferentes, servem para facilitar o acesso a outros pisos. Mas o objecto escada não é assim tão simples e linear. Ou até é, nós é que gostamos de a alterar e modificar e arranjar novas soluções e aparências. Hoje em dia a oferta é mais do que vasta, as cores, os materiais, as aplicações são ao gosto de cada um. Já que cada degrau, composto por cobertor e espelho, (zona onde se pousa o pé e altura entre eles) tem de corresponder à forma ergonómica criada, pensada e estudada na média de alturas e tamanhos do ser humano. Só assim elas são confortáveis de usar e estas regras não podem ser descuradas. 

Espreite a selecção de imagens de escadas que separei para si, repare como são todas tão iguais mas ao mesmo tempo tão diferentes!

Todas em vidro

Este exemplo é idêntico à fotografia anterior mas o ângulo de curvatura é maior, ou seja, não é tão apertado. Neste exemplo toda a escada é em vidro, com excepção para os parafusos e ferragens necessárias. É mais um exemplo em que o vidro é usado para conseguir amplitude e transparência. Repare como não era necessário a guarda de vidro ser até ao chão em vez de ser só do degrau até à altura do corrimão. Foi uma escolha meramente estética e decorativa.

As tradicionais

Chalé das Três Esquinas: Corredores e halls de entrada  por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Estas escadas são a ligação aos 3 andares deste edifício português no centro histórico de Braga. A caixa de escadas, com o projecto de remodelação, foi mantida no mesmo sítio mas parar criar um continuidade de material no pavimento optou-se por revestir a antiga escada de pedra em madeira de cor clara. O corrimão e as protecções verticais em madeira foram pintadas de branco, adaptando-se muito melhor a toda a atmosfera que era querida neste projecto. É engraçado ver o contraste entre as protrecções verticais clássicas e o candeeiro de estilo moderno e de cor negra.

As coloridas

Uma escada colorida no meio de uma sala pode fazer a diferença ao ajudar a transformar o espaço. Já o pormenor de ter uma escada a desaguar no centro de uma sala é interessante quando mais esta for pintada de uma cor forte e chamativa. O amarelo é uma cor cheia de poderes, como já deve estar fartinho de saber, se não clique aqui. Claro que nesta divisão não só a escada colorida faz a diferença mas também a parede de tijolo apenas pintada e não revestida com outro material..e os móveis super simples e de estilo nórdico.

As simples

Estas são bicolores como o primeiro exemplo mas destingem-se pelo seu desenho simples e directo. Não têm espelho (a altura entre degraus com material) e também não é composta com guardas de protecção. Não são as mais indicadas para crianças ou para pessoas de idade mas são realmente um bom exemplo de como conseguir integrar uma escada num ambiente tornando-a tão transparente e quase invisível.

A escada muitas das vezes pode ser usada como um elemento escultórico e decorativo e não apenas funcional – veja os restantes exemplos.

As maciças

Este tipo de escada aparenta ser maciça, e não digo que não existam as que realmente o são, mas neste caso duvido um bocadinho, já que a dimensão é grande.  Repare que por esta ser larga pôde existir uma parta aproveitada sem ser apenas dedicada a degraus. Duplicou-se a altura/largura dos degraus e conseguiu assim formar-se uma zona em que é possível sentar e relaxar. Também poderá ser apenas usada para colocar decoração, como revistas ou livros. Veja que devido à altura conseguida foi colocada uma mini porta de acesso ao interior, conseguindo assim aproveitar o espaço de baixo das mesmas. E como já está farto de saber que a diferença está nos pormenores e que arrumação nunca é de mais..concorda comigo ao dizer que foi uma óptima solução encontrada.

Tipo escadote

Quando as casas são muito pequenas mas o pé direito é duplo ou pelo menos mais alto que o habitual, poderá aproveitar-se dessa vantagem. As mezzanines estão super na moda e o acesso pode ser feito através de um simples escadote ou escada de madeira, simplesmente presa no topo. Este modelo poupa imenso espaço. É normalmente usado ainda em móveis altos, onde o acesso ao topo é difícil, é então colocada uma calha com rodas em que a escada desliza de uma lado para o outro com facilidade, conseguindo assim o acesso a zona menos acessíveis a toda a hora.

Em caracol

Corredor, hall e escadas  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

Spiral Staircase with Oak Treads and Risers

Railing London Ltd

Escadas em caracol precisam de pouca área para serem aplicadas num espaço e também ocupam pouco espaço. Tem de existir uma viga no centro que sustente toda a estrutura. Elas podem ser totalmente em madeira ou conter diferentes tipos de materiais. São normalmente mais difíceis de subir e existe sempre a necessidade de uma guarda e de um corrimão. 

Neste pequeno espaço onde a sala de estar, a de jantar e a cozinha são no mesmo espaço, a escada em caracol encostada ligeiramente a um lado foi sem dúvida uma óptima ideia para poupar espaço e ainda assim se conseguir aceder ao piso superior.

Moderna

Os primeiros degraus são numa espécie de bloco maciço, os restantes fazem parte  de uma estrutura de metal fixa ao tecto e à parede. O jogo da suspensão também funciona bem e coloca esta escada num estilo bem moderno. A estrutura de ferro é feita de pequenos rectângulos verticais recortados onde é possível ver quem sobe e quem desce. Esta peça é pintada de branco enquanto o bloco maciço de madeira ficou na sua cor natural.

Super extravagante

Corredor, hall e escadas  por La Stylique
La Stylique

Escalier design hélicoïdal colimaçon

La Stylique

Esta escada mais parede um modelo 3D acabado de sair de uma revista de novidades tecnológicas em que uma impressora conseguiu imprimi-la. Mas não, a marca La Stylique é conhecida pelos seus modelos de escadas super diferentes e inovadoras – elementos escultóricos. Estas são brancas e em modo caracol e são feitas de cheios e vazios, de linhas finas e outras mais grossas. Parece-se quase com um balde de tinta a escorrer tornando-a super original, prova de que o acabamento pode fazer a diferença.

A iluminada

Corredor, hall e escadas  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

Exclusive Cantilever Floating staircase with LED Lights

Railing London Ltd

A diferença não está só por este modelo ser iluminado, degraus após degrau, mas também pelo formato neste primeiro patamar com degraus arredondados. O mesmo já não de verifica no segundo lance de escadas, esta já são bastante geométricas e rectas apesar do jogo de luz continuar.

Espero que tenha gostado. Quer deixa-nos a sua opinião?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!