Spas e saunas privadas

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Os spas e as saunas além do valor social que continuam a ter associado, são super vantajosas e têm vários benefícios associados a saúde. São óptimos para relaxar e recuperar energias, como para eliminar más toxinas e ainda tratar problemas de circulação sanguínea e musculares. 

Já é fã e utilizador destes espaços ou ainda tem receio de não ser a sua praia? Leia um pouco mais sobre esta arte associada ao bem estar e à saúde e renda-se. 

Hidroterapia vs Spa

Os Spas são simplesmente a utilização da água para fins de tratamento ou alívio de dor – saúde pela água.

A London Swimming Pool Company é a empresa que produziu o espaço da imagem ao lado e os quais são peritos em saber ao certo os benefícios do uso destes espaços. São os autores de um série de piscinas e spas, tanto para uso pessoal e privado como para lazer em modo público.

Num Spa não só se pode sentir bem, como também pode beneficiar em muito a sua saúde, especialmente após lesões que recomendem este tipo de terapia/tratamento. No topo dos benefícios estão: o aumento da circulação sanguínea e a força dos jactos e o calor por eles projectados ajudam pessoas com dores musculares intensas, dores nas costas ou até mesmo artrites.

A sauna clássica

Spa  por glatthaar-fertigkeller gmbh & co.kg
glatthaar-fertigkeller gmbh & co.kg

5-Sterne-Wellness im „Untergrund“

glatthaar-fertigkeller gmbh & co.kg

O modelo clássico de sauna é claro, a sauna Finlandesa. Esta normalmente consiste em ter temperaturas elevadas que rondam entre os 70ºC e os 100ºC as quais pode definir consoante as suas necessidades e gosto pessoal. Os benefícios de uma sauna deste género são imensos: no Inverno além do conforto por serem quentes, fazem bem à saúde em geral, permitem através do suor libertar toxinas nocivas ao organismo e são um efeito estimulante sobre o sistema imunológico.

Se for uma pessoa com sorte suficiente para ter uma sauna em sua casa e não ter de usar uma publica, conseguirá evitar o contacto com situações de falta de higiene, com a estranheza em dividir o mesmo espaço com pessoas que não conhece e ainda dividir a sua e nudez deles. Sim, em muitos países apenas só se pode usufruir de spas e saunas se deixar o fato de banho e o calção no balneário. Se a sauna for só sua pode dar-se ao luxo de escolher o perfume que quer colocar no interior, seja ele revigorante como limão e eucalipto ou relaxante como a alfazema. Antes de pensar adquirir um exemplo destes, certifique-se que tem espaço suficiente. Atenção se decidir colocar na cave ou na garagem, tem de existir sempre uma ventilação adequada e o piso deve ser resistente à água e anti-derrapante. Se não cumprir com estes princípios vai acabar por criar um parque infantil de germes e fungos. Atenção!

Sauna no jardim

Se viver numa vivenda com jardim e tudo, esta pode ser um óptima alternativa se gostaria de usufruir destes tratamentos com regularidade a baixo custo. Apesar de desta sauna tipo casa ser em vidro, ela permite privacidade suficiente para conseguir relaxar e ter momentos de prazer. Pequenas luzes identificam o espaço e também lhe sugerem uma aparência divertida e um pouco kitsch (piroso) - repare no coração à entrada.

Existe uma grande variedade de tipos de sauna, para além desta em género finlandesa (espaço pequeno, fechado e revestido totalmente em madeira). Que tal investir numa sauna com temperatura mais baixa que a sauna clássica, mais apropriada a crianças? Ou uma sauna com cheiro intenso com a sua fragrância preferida? Ainda existe a possível sauna de infravermelhos que é adequada a pessoas com fraca circulação e não precisa de ser antecipadamente aquecida.

Para os fãs de minimalismo

  por Milk Leisure Ltd.
Milk Leisure Ltd.

Private Sussex Estate

Milk Leisure Ltd.

Apesar de ser um exemplo comercial/público, é simples de perceber como é fácil adicionar um pequena piscina ou spa a uma área exterior ou interior. A única preocupação para este modelo de piscina/tanque pequeno é só existir a profundidade suficiente.

Pode ser uma escolha para os grandes fãs de estilo minimalista devido às superfícies cerâmicas brancas que tornam o ambiente elegante e simples. O esquema de cores é composto ainda por paneis de madeira clara e placas de ardósia de cor azul acizentada.

Cheio de estilo

Spas modernos por Bernadó Luxury Houses
Bernadó Luxury Houses

Spa – The White House

Bernadó Luxury Houses

Um espaço fresco e cheio de estilo é a primeira sensação que se tem ao olhar para esta imagem. A sensação plena de luz natural por todo o espaço sugere uma sensação extra de bem estar.

O conjunto de cadeiras espreguiçadeiras de design, fica ao lado do jacuzzi e assenta sobre um piso de deck de madeira de cor escura. Os contrastes são sempre uma mais valia.

A luz artificial

Spas clássicos por CG VOGEL ARCHITEKTEN
CG VOGEL ARCHITEKTEN

Den Himmel im Haus – Residenz mit zentralem Lichthof

CG VOGEL ARCHITEKTEN

Nenhum spa está completo sem uma piscina de grandes dimensões super elegante, que respira calma e bem-estar. As paredes e o piso de pedra escura fazem um grande trabalho ao capturar a luz artificial de forma dura e crua reflectindo nas superfícies.

Se quiser ver mais dicas sobre iluminação veja os seguintes artigos:

Como aproveitar a pouca luz de Inverno

Luminárias cheia de estilo

Que achou do artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!