Tropical vs oriental

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O Inverno não tarda está a desaparecer e com a sua ida irão aparecer os dias mais amenos e mais solarengos. Não quer com isto dizer que terá de mudar toda a decoração interior de sua casa e transformá-la num novo ambiente, não é isso! Mas se conseguir trazer um bocadinho do calor tropical e um ponta de misticismo, aposto que não se vai arrepender. 

Não terá de mudar tudo e gastar imenso dinheiro, poderá apenas apostar em certos objectos que irão modificar o espaço e dar-lhe outra aura. Apesar de ambos os estilos serem diferentes acho que se podem completar bastante bem. Espreite a selecção de imagens que cuidadosamente escolhi para si. Espero que goste e no fim nos deixe a sua sincera opinião.

Guarda roupa de estilo Oriental

  por Orchid
Orchid

Black Lacquer Wedding Cabinet

Orchid

Este armário lacado a preto tem um design tradicional além de que é simétrico e é composto por duas portas e duas pequenas gavetas. A simetria é um elemento comum no design oriental e especialmente no design Chinês e o efeito geral é elegante e sofisticado. O painel de cor prata é de latão polido e proporciona um contraste agradável com o acabamento em preto brilhante.

Imagine este armário no seu quarto, no seu closet ou mesmo no hall de entrada, misturado com peças de outros géneros .. a mistura está muito na moda e só assim peças de mobiliário como esta conseguem prevalecer sobre as outras e chamar a devida atenção! Atreva-se!

Um canto de paz

Este cantinho faz parte de uma sala de estar e é dedicado ao relaxamento. É na verdade quase a extensão do terraço para o interior. As placas de madeira horizontais são de estilo norueguês (clara e económica) e aparecem a revestir paredes e tecto. O branco aparece pontualmente e neste caso aparece a emoldurar a janela. Este espaço pode ser entendido como uma janela viva, onde não só serve para olhar para o exterior, como para sentar e usufruir da calma interior com vista no exterior.

As boas vistas para o jardim criam uma atmosfera calma e de serenidade neste pequeno quadrado – é o local perfeito para a reflexão e meditação. O estampado das almofadas, com folhas verdes, consegue erradicar a fronteira entre o dentro e o fora, juntando quase por magia, o jardim e os interiores.

O estilo tropical surgiu em meados de 1940, quando os americanos se encontravam fascinados com as características do Havai. Ainda hoje este estilo se encontra bem presente em Miami, com a presença de muitos elementos decorativos cubanos e do Caribe. 

Atmosfera tropical

Terraços  por Planika Fires
Planika Fires

Jar Commerce, Planika

Planika Fires

Nesta atmosfera em que quase é possível sentir o calor e a humidade presente no ar, é só mais um exemplo de um espaço decorado com uma mistura de estilos. A espécie de tenda cria carinhosamente este espaço protegido do sol e de possíveis chuvas tropicais. O pano suspenso tem um estampado oriental em tom dourado e o sofá de grandes dimensões é adornado com almofadas de estampados fortes e coloridos. O tapete limita a zona de estar e a lareira cria um ambiente especial e torna a temperatura mais agradável para um possível resfriado durante a noite.

Claro que o cenário é o motivo principal para criar uma atmosfera como a da imagem, onde se vê uma natureza muito verde e de grande dimensão.

Estilo tropical moderno

O estilo tropical caracteriza-se por ser um estilo descontraído e ao mesmo tempo acolhedor. Contem cores e texturas naturais e tem o poder de conseguir interiores únicos. Os espaços decorados com este estilo ficam com um ambiente relaxante, podendo optar por decorar completamente os interiores ou aplicar apenas em pequenos detalhes na decoração. Alguns dos acessórios mais comuns na decoração tropical incluem a utilização de flores como orquídeas e hibiscos em tecidos coloridos, aplicados em sofás e almofadas ou com imagens de pássaros tropicais e animais.

Na imagem esse cenário não é completamente transcrito. Não se vêem  imagens de pássaros tropicais nem de flores, mas a atmosfera é sem dúvida uma mistura mais moderna e simples do estilo dos trópicos. Com o uso de tecidos estampados em conjunto com riscas e cores lisas num ambiente interior colocado cheio de bom gosto no exterior.

Os móveis presentes devem ser em vime, bambu ou de madeiras tropicais naturais. Apostar em vasos ou peças cerâmicas coloridas irá reforçar o estilo pretendido. 

Bar tropical

Dependendo da sua escolha relativamente às cores e padrões, mantenha sempre presente em mente que as cores mais usadas são o verde escuro, o azul celeste, o coral e o amarelo. Estas cores têm o poder de conseguir transformar o ambiente em pleno oásis de férias. Tanto a cor como os detalhes tropicais são essenciais para criar este estilo dentro de casa. Pode escolher a sala de estar, a de jantar, a zona do bar ou o terraço para aplicar estas características. Mas evite aplicar este mesmo ambiente em todas as divisões se não tiver acompanhamento de profissionais qualificados. É realmente necessário haver um jogo de cintura especial e uma sensibilidade aplicada aos interiores, por isso não arrisque em demasia. Repare como na imagem, uma zona de bar, ficou marcada tropicalmente apenas com os bancos altos de cor amarela e com uns grandes jarrões em vidro com folhas verdes lembrando palmeiras.

O misticismo nos interiores

Esta sala de jantar é a proposta de decoração da Home Staging Factory, da dupla portuguesa, para uma casa particular. Aqui as diferentes cores de madeira estão presentes no espaço, tal como o diferente estilo das mesmas. O estilo oriental é baseado numa interpretação exótica e pessoal desta cultura de maneira simples contribuindo para interiores calmos e serenos. Aqui foi querido um jogo de texturas contrastantes como é conseguido através dos materiais, das cores e dos estilos de cada peça de mobiliário no ambiente. Atente no pequeno espelho com grande moldura de picos dourados que são o centro de todas as atenções nesta divisão. É de estilo oriental e lembra as tendas de astrologia, associada a momentos de misticismo. Este contrasta com os abajures de forma simples, moderna e original colocados sobre a mesa de forma desalinhada.

As palmeiras não podem faltar!

Estoril Luxury Show Apartment: Casas modernas por Tereza Prego Design
Tereza Prego Design

Estoril Luxury Show Apartment

Tereza Prego Design

Tal como os frutos e as flores exóticas, também de imagens e de peles de animais selvagens vive o estilo tropical. Neste ambiente clássico de fundo branco destaca-se a pele de zebra no chão, a poltrona verde água e o vaso com palmeiras colocado a um canto.

A proposta é da decoradora de interiores portuguesa Tereza Prego.

Texturas contrastantes

Cores, objectos, pinturas murais e decorações que se referem a toda estética e costumes orientais, texturas contrastantes (pedra, madeira, papel), objectos místicos (fontes, velas, incenso) e a presença da natureza (rochas, água, flores)são a proposta para conseguir interiores equilibrados e cheios de energias.

Nesta sala de estar o espaço dedicado aos sofás é o que se destacada numa primeira visualização. As cores quentes e a mistura de estampados transforma o espaço e cria um ambiente oriental. A escolha dos sofás de altura inferior aos normais enfatiza este estilo, onde é normal se sentar apenas sobre almofadas e onde as camas são por norma a a aplicação do colchão sobre o chão ou na melhor das hipóteses com uma baixa estrutura.

O ananás clássico

Casas de banho tropicais por ANG42
ANG42

CAMERA E BAGNO

ANG42

Repare neste exemplo final, como um interior de estilo clássico pode ficar com um ar muito mais divertido e original com apenas um objecto que se destaque de todo o ambiente. Neste caso, todas as atenções se viram para o pé de candeeiro em forma de ananás, um dos elementos bastante presente e característico do estilo tropical – a presença de frutas tropicais 

Que achou do artigo? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!