Vai ser mãe? 9 meses, 9 dicas

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Perceber que está realmente grávida deve ser uma das maiores felicidades de sempre. Digo isto porque vejo de fora mas nunca me aconteceu..ainda..ainda. Quando o bebe é desejado e se quer muito, a novidade é tida com uma enorme alegria. Existem sorrisos, lágrimas, os primeiros tempos são de euforia  e bem estar. Mais tarde aparecem as mais diversas dúvidas e perguntas relacionadas com tudo o que envolve o bebé e esta nova vida que dentro de 9 meses será mais real que nunca.

Nós na homify iremos ajudar a clarificar todas as dúvidas, mas relacionadas com o interior do quarto do seu mais que tudo. Seguindo as próximas 9 dicas não se irá esquecer de nada, até porque pode pensar numa de cada vez durante os 9 meses. São 9, tal como o tempo de gestação! Espero que goste !! 

O berço

Quarto de crianças  por Cucosbaby
Cucosbaby

MOISÉS NIDØ. Modelo Bicolor

Cucosbaby

Não sei se por esta ordem se não, mas uma das peças principais num quarto de bebé é a caminha, o berço. Além de ter que ser de qualidade porque terá a ver directamente com a qualidade de sono do seu bebé convém também que seja do seu agrado esteticamente. A variedade de berços é ínfima, tal como o tamanho, as cores ou o acabamento. Mesmo sabendo o sexo do seu filho aconselho a não arriscar a comprar um berço muito colorido. O quarto de bebe quer-se sereno e calmo e se existir cor têm de ser neutras e pasteis. 

Os berços existem com rodinhas, estáticos ou de balanço. Podem também servir de alcofa e ter a vantagem de o levar consigo para onde quer que vá..nem que seja só até à sala com o seu bebe no interior a dormir. Essa opção, tal como todas as outras será sempre sua.. e se quiser, do pai do bebé.

A arrumação geral

Nem que inicialmente o bebe durma no quarto dos pais como é habitual será importante o novo elemento ter o quarto dele. A arrumação neste espaço também é super importante, tal como em todos as outras divisões. Diria que no primeiro ano todas as roupas podem ser dobradas e guardadas em gavetas ou prateleiras, mas não há coisa mais querida do que abrir um roupeiro de bebé e ver as roupas penduradas em mini cruzetas, casacos, vestidos ou conjuntos mais especiais, de festa ou de fim de semana. No quarto dele também deverá arrumar toda a roupa de cama do berço e fraldas de pano. Tudo o que lhe pertence de uma certa maneira deve estar contida no espaço dele.

O muda fraldas

Nem todos os quartos de bebé são equipados com este móvel, pois nem todos os pais acham que existe a necessidade de ter um objecto especifico para a mudança de fraldas ja que se pode fazê-lo sobre a cama de casal. O da fotografia é mesmo um muda fraldas, com várias prateleiras e cestos onde ficam arrumadas todas as fraldas, dodots, cremes e roupas de emergência. Na imagem anterior a cómoda adquiriu um colchão e assim transformou-se também neste elemento, que na minha opinião é essencial. A altura é a ideal e não te de se dobrar durante inúmeras vezes ao dia para conseguir mudar a fralda. A sua postura deve ser sempre recta e nunca forçar a coluna. Já chegou andar 9 meses com ele na barriga e ter de andar com ele ao colo no mínimo mais uns 3 anos. Cuide de si também.

O papel de parede

papel de parede ou a cor aplicada nas parede através de tinta é uma escolha sua. Claro que pintar ou aplicar papel irá de imediato transformar o espaço e dar-lhe com facilidade um ambiente completamente diferente. O papel da imagem é bastante emotivo mas existem papeis com estampados geométricos, como riscas, bolinhas, sem esquecer as estrelas e as nuvens que são outro elemento muito presente em quartos de bebe. Poderá apenas aplicar o papel ou a cor numa das paredes ou preferir aplicar em todas mas só até meia altura. Repare no berço com dossel, um pormenor tão querido e amoroso.

As cortinas

Se o ambiente for neutro pode apostar numas cortinas mais coloridas e divertidas. Na imagem a cor de fundo é o cinzento e as cortinas além da barra inferior têm elementos com este tom o que cria uma mesma linguagem em termos de paleta cromática. A minha dica é nunca querer misturar cor nas paredes com core muita informação nas cortinas, pois o resultado pode ser no mínimo de mais e tornar o ambiente cansativo. Antes de pôr mãos à obra veja muitas imagens, seleccione o que mais gosta, pondere. Certamente será mais fácil mudar as cortinas do que pedir para lhe irem pintar as paredes do quarto do miúdo ou arrancar o papel de parede que já não consegue nem sequer ver. Tudo o que é demais cansa..tente por isso, a todo o custo fazer as escolhas acertadas desde inicio.

A carpete

Quartos de criança clássicos por izooom

Tal como referi, o papel de parede e o tecido das cortinas são dois objectos importantes num espaço de bebé, tal como o chão e o revestimento do mesmo o são. A carpete ou o tapete servirá para tornar o ambiente mais acolhedor e limitar zonas e espaços. É uma questão de escolha. Se o chão for de soalho em madeira e gostar de o ver descoberto poderá fazê-lo, mas se for de revestimento cerâmico aconselho-a a arranjar uma boa solução para tapar a maior área possível. A escolha pode ser de efeito liso ou estampado, e ser de pelo curto ou comprido. Tenha em consideração a cor das paredes e das cortinas e mais uma vez uso o bom senso ao decorar o quarto de bebe que se quer com uma atmosfera de paz e de tranquilidade.

A fantasia

A fantasia pode ou não existir, ou pelo menos não reparar nela de maneira tão directa como na imagem. Este exemplo é de grandes excentricidade , mas há gostos para tudo. Na minha opinião o conjunto está querido mas cai no exagero e considero cansativo. Repare na parede deixada com o tijolo à vista, no tecto com acabamento em estuque e vigas em madeira, no chão cerâmico bicolor, no tapete de pelo comprido, no berço verde alface, na cadeira de baloiço amarela..nas grinalda de bandeiras, no abajur do candeeiro com motivos asiáticos.. podia continuar a descrever todo este ambiente de excessos, mas o que queria mostrar é que é importante fantasiar num quarto infantil, mas existem limites. Que tal apostar apenas em nuvens, estrelas.. balões… and thats it?

Em cenários brancos

Gosta de ambientes onde o branco prevalece? É cá das minhas. Adoro as soluções conseguidas com fundos brancos que posteriormente são pincelados de cor com objectos que fazem a diferença. Repare como o chão, as paredes e até o lambril em madeira são pintados de branco. O berço é de madeira de cor natural e a cor aparece nos tecidos, na letra S colocada à janela e na cadeira de madeira lacada de rosa a fazer pandan com a restante cor. O candeeiro de mesa de cabeceira é de vidro transparente e ligeiramente rosado, já o abajur é também branco. 

Se a mãe da S se fartar do rosa apenas terá de mudar a roupa de cama e pintar a cadeira de outra cor, será fácil e a maioria do mobiliário ficará intocável, apenas terá de apostar em nova decoração. Pense no passar do tempo e no valor que pode poupar se agir assim. 

O cantinho para tardes de preguiça

Para o bebe se ir habituando ao seu quarto e não fazer birras na hora de dormir sozinho em vez de dividir o quarto com os pais, vá habituando-o ao cenário do quarto dele. Crie uma zona para o adormecer e aproveite também para descansar.

Para dar colinho

Casa de banho  por Decoratualma
Decoratualma

Mecedora RAR Style

Decoratualma

Quantas horas irá passar com o seu mais que tudo ao colo? A dar mimo ou simplesmente a dar-lhe de mamar? Aposte numa cadeira de autor como a da imagem, o melhor de tudo é ser de baloiço, facilitando na hora de adormecer em vez de ficar em pé e se ir abanando. Pense que esta cadeira pode primeiramente estar no quarto dos pais, quando tiver de acordar de 3 em 3 horas e depois pode passar para o quarto do bebé. Este é um modelo que fica bem em qualquer divisão e se a cor escolhida for branco melhor ainda, haverá sempre um sitio para a receber.

A zona de brincdeira

Quartos de criança  por Anna & Eugeni Bach
Anna & Eugeni Bach

Playhouse / La Casita

Anna & Eugeni Bach

Este quarto é o extremo da brincadeira, é quase uma casa da árvore! Só quero com isto lembrar que deve existir um espaço ou uma zona para a brincadeira do mais pequeno. Se nos primeiros tempos não é tão importante, vá pensando no futuro.

Os detalhes

Quartos de criança modernos por K Design Agency
K Design Agency

Chambre Enfant

K Design Agency

Ai os detalhes.. se no final o quarto ficar com uma atmosfera serena e tranquila e sem excesso de informação, atreva-se a apostar em detalhes e pormenores especiais. São estes que vão transformar o espaço e dar-lhe personalidade.

Se precisar de mais ideias leia outros artigos:

Bebé a caminho?

Crianças/bebés felizes !

Então mamã, ficou inspirada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!