6 melhores dicas para conseguir o estilo escandinavo em sua casa!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Já em todas as revistas de design e decoração, em todos os blogues e em todas as esquinas vemos o estilo escandinavo aplicado no seu expoente máximo. Já conhecemos lojas ou espaços de restauração onde já existe esta onda impregnada nos interiores, é certo. Mas a vontade de querer um bocadinho deste ambiente e atmosfera nas nossas casas cada vez é maior. Com a crise, ou com esta fase que o país atravessa, surgiram felizmente ou infelizmente muitas novas marcas nacionais. Ideias giras e cheias de pinta em que muitas das vezes era já um sonho antigo, mas que só obrigadas a tal tentaram a sua sorte. 

Cada vez vemos mais projectos de DIY (do it yourself) aplicados aos interiores e à moda. É uma nova fase, uma nova viragem, que na minha opinião está cheia de talento. Venha daí e inspire-se com este estilo característico dos países nórdicos.

Em tons pastel

Os tons pastel são outro atributo deste estilo. Uma vez que nos países nórdicos existe pouca luz solar os povos apostam em interiores amplos e claros. O branco é a cor mais usada mas criar uma certa história e alegria aos espaços, estes apostam em objectos com cores pastel ou outras mais fortes. Aplicadas ponderadamente fazem a diferença em qualquer divisão. O chão pintado toscamente de branco cria um cenário branco onde a mesa de madeira clara e as cadeiras coloridas em conjunto com o candeeiro amarelo, assentam na perfeição.

Pernas de mesas, cadeiras ou bancos, têm sido dos objectos mais atacados por cores que os fazem parecer outros e ficarem com um ar muito mais divertido. Já experimentou fazer isso em sua casa? 

Uma clínica

O projecto de P/B Studios mostra-nos como uma clínica dentária pode com facilidade deixar de ter o aspecto frio e assustador que por norma lhe é característico. Esta querida sala de espera (um dos lados apenas) baseia-se no estilo em que o menos é sempre mais. Reduzido apenas ao essencial esta sala apenas contem uma cadeira de design de tecido de cor verde água e pés de madeira clara, dois bancos que servem de mesa de apoio ou de assento, caso seja necessário e uma composição de 3 candeeiros em forma de ovo, pedra ou balão. Claro que este ambiente não ficava completo sem a parede composta por ripas de madeira colocadas de forma obliqua e o chão em mármore raiado.

Os ambientes brancos e o uso constante de materiais naturais são muito característicos neste estilo.

Um canto reaproveitado

Numa sala de estar pode conseguir criar um canto com sofá sem ter necessariamente de o comprar. Se tem um colchão a mais porque mudou de cama e de tamanho da mesma, não o deite fora e reaproveite-o. Poderá colocá-lo directamente sob o chão mas a melhor ideia é tentar arranjar paletes e colocá-lo por cima. Assim conseguirá elevar ligeiramente o colchão do chão. As paletes são uma super tendência e vêem-se aplicadas em tudo e mais algum coisa. Se não tiver a quem pedir umas paletes velhas e já com pouco uso, terá mesmo de as comprar. Sim ela já se vendem e são acessíveis a todos. Na imagem optou-se por dar um acabamento branco às mesmas, forrar o colchão e decorar com muitas almofadas, para tornar o canto com o conforto necessário. O tecido escolhido é que faz a diferença no espaço, as riscas, o branco, o mármore.. O espaço a mais de palete serve de apoio a cestos e revistas. As duas poltronas completam o espaço e a mesa de apoio  que se parece com um tambor de uma máquina da roupa dá o mote final.

Kindergarten

Escolas  por MJUKA
MJUKA

Kita Haus am Meer

MJUKA

Kindergarten é como quem diz jardim de infância ou infantário. Esta é só a palavra alemã que significa a resolução de todos os seus problemas, ou quase. Quando deixa os seus filhos e começa o seu dia de trabalho.. Imagina poder escolher a escolinha do seu filho não só relativamente à proximidade de sua casa, ao custo e à qualidade de professoras e encarregadas, mas também poder escolher que Kindergarten de design prefere que o seu filho frequente.

Isso sim, seria luxo! Habituá-los desde pequenos que as paredes não têm de estar carregadas de bonecos e desenhos e que os brinquedos não têm de ser consolas ou jogos de computador. Imagine-os neste espaço a brincarem com produtos em madeira ou simplesmente a pendurarem-se e a balançarem-se numa corda.

Quem sabe não aprenderiam a fazer candeeiros como este, com ramos, tintas e cabos coloridos!

Simplicidade

Quartos escandinavos por YAM Studios
YAM Studios

Clapham Common Flat 2

YAM Studios

Uma pessoa que goste deste estilo e o aplique em todas as divisões de sua casa, provavelmente tem uma visão diferente da vida e também se veste de maneira diferente. Seguramente é uma pessoa simples, calma e de cores sóbrias. Todas as divisões se compõem apenas com o essencial e a aura é sempre muito calma e tranquila. Gosta de pormenores e detalhes fortes e que marquem o espaço mas que o deixem equilibrado. Os objectos e produtos têm de ser de material natural, como a madeira, a juta, o linho .. o algodão. Repare como um charriot de linhas simples e em madeira, elabora em conjunto com as molduras uma atmosfera marcada pela simplicidade. O ramo de lâmpadas penduradas foram um candeeiro original tal como aconteceu na imagem superior.

Uma questão de superfícies

Parede e piso  por All The Fruits
All The Fruits

Wood Black&White

All The Fruits

Papel de parede que se parece madeira, pois imita os raios e os veios da mesma. De fundo branco e linhas pretas criam o cenário para este quarto destinado ao descanso e ao relaxamento. A mesa de apoio de fechar, facilmente se transformou em mesa de cabeceira quando um vaso com eras e um quadro com o número 5 ocuparam a superfície. Falando em superfícies, a da cama é branca e a do chão é igual, tal como a da parede.

A minha cor favorita

Nesta divisão, onde o proprietário é o mais novo da casa o estilo arrisca em manter-se. O molde em formato de casa exemplifica com a mesma se divide em várias divisões e em vários estilos. As grinalda de bandeiras alegra o espaço e dá-lhe um ar festivo. O candeeiro é da minha cor favorita e faz pandam com uma ou outra bandeira que teima em aparecer. Vê? É tão simples.. Se quiser fazer a sua criança feliz leia o artigo!

Que achou das nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!