Corredores e halls de entrada  por Arq. Rodrigo Culebro Sánchez

16 ideias modernas para decorar as paredes com nichos

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Na arquitetura clássica há um elemento chamado nicho que consiste num furo aberto na superfície de uma parede ou muro, e que é geralmente coroado por um arco semicircular. Este buraco é usado para colocar uma imagem religiosa ou uma estátua. Neste conceito a arquitetura moderna fez algumas alterações que o simplificaram e tornaram passível de ser incorporado no desenho das casas atuais. Assim é frequente encontrar nas paredes de muitas habitações nichos quadrados, também chamados de vãos, onde são colocados objetos decorativos, obras de arte ou valiosas coleções. Por vezes a estrutura destes orifícios é organizada como se fosse uma estante para aproveitar melhor o espaço. Mas, uma vez que uma imagem vale mais de mil palavras, hoje na homify mostramos-lhe dezasseis fotografias de paredes com nichos. Tão bonita que vai ficar sem palavras!

​1. Uma divisão com estilo

Devemos desde já distinguir entre paredes estruturais, que delimitam a separação com o exterior, e paredes divisórias que são responsáveis pela criação dos diferentes compartimento interiores. É nestas que pudemos, sem risco de danos às paredes de carga ou estruturais, criar buracos e outros enfeites decorativos, como arcos ou aberturas.

​2. Espaços alinhados

Uma vantagem dos vãos nas paredes é evitar que as prateleiras fiquem salientes, invadindo o espaço útil do compartimento. O espaço é aproveitado no interior da parede!

​3. Muito mais do que uma cavidade

Corredores e halls de entrada  por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Galeana

grupoarquitectura

3. Muito mais do que uma cavidade Os nichos não são utilizados apenas para colocar objetos. Em alguns casos, você pode dar-lhes um papel especial e criar com eles um espaço elegante e clássico, que por si mesmo se torna um elemento decorativo.

​4. Nichos bem iluminados

Por serem espaços criados nas paredes através de remoção do seu conteúdo os nichos podem ficar escuros e criar áreas sombreadas. Se colocarmos um ponto de luz dentro do espaço oco realçamos a sua presença e o seu conteúdo, tornando-o ainda mais decorativo.

​5. Uma cavidade debaixo das janelas

A escolha dos nichos depende unicamente dos nossos gostos e da disponibilidade da parede adequada. Nesta imagem um espaço sob a janela foi o local escolhido para criar uma borda decorada com pedras naturais num estilo zen.

​6. Quebrando a monotonia de um corredor

No caso de paredes longas e estreitas pode haver no ambiente um efeito de monotonia e falta de atrativos. Basta criar um nicho alongado, revestido de madeira e complementado com um ou outro elemento ornamental, para gerar uma rutura que traz mais dinamismo.

​7. Nichos para que entre luz

7. Nichos para que entre luz Uma função para além da decoração é deixar a luz. Há paredes exteriores que não são na estrutura principal da casa e que podemos usar para criar nichos que permitam a entrada de luz, e alimentar com ela um pequeno jardim interior.

​8. Um nicho para uma lareira

Corredores e halls de entrada  por GRUPO VOLTA

Como uma fonte de calor alternativa, também podemos tirar proveito do conceito de criar buracos nas paredes para instalar uma lareira. E não tem necessariamente de alimentado por cavacas de madeira… Há lareiras de etanol com um fogo tão vivo quanto o obtido com madeira.

​9. Um nicho ou uma rutura?

Corredores e halls de entrada  por Alfagrama estudio
Alfagrama estudio

Ambientación nocturna

Alfagrama estudio

9.Um nicho ou uma rutura? Às vezes não é o mesmo. Devemos diferenciar entre o que são pequenos nichos ornamentais e grandes aberturas que quebram quase totalmente uma parede inteira, criando novos espaços que facilitam a transição de uma sala para outra.

​10. Mobiliário para ter nichos

Corredores e halls de entrada  por TAFF

Em outros casos não somos nós que construímos os nichos pois fazem parte integrante da estrutura das paredes e pilares de casa. Se o espaço for grande o suficiente podemos usá-lo para colocar um móvel de entrada como fizeram no átrio de entrada desta casa.

​11. Muito artístico

11. Muito artístico Recuperando a função primitiva dos nichos, alguns desses espaços ocos podem ser usados para exibir estatuetas ou obras de arte pelos quais tenha um carinho especial.

​12. Nichos naturais

Corredores e halls de entrada  por ESPACEA

12. Nichos naturais Uma das grandes vantagens dos vãos é que não precisa para mover nada do que está ao seu redor. É a própria estrutura que facilita, em muitos casos, a presença desse espaço e nós apenas temos que preenchê-lo com os itens de que mais gostamos, como molduras de madeira para fotos e retratos, por exemplo.

​13. Quando a parede é falsa

Se construir uma parede falsa para separar ambientes, como esta da imagem, onde um muro isola a área da escada, pode aproveitar para criar alguns nichos e transformá-los em pequenos expositores dando um pouco mais de vida a esse canto da casa.

​14. Adaptação ao ambiente

Corredores e halls de entrada  por Azzurra Lorenzetto
Azzurra Lorenzetto

scala libreria

Azzurra Lorenzetto

Como já dissemos antes, às vezes os nichos já fazem parte da estrutura da casa. Neste caso é o espaço sob as escadas que nos inspira a encaixar ali uma pequena livraria com um confortável sofá ao seu lado, criando ali uma sala de leitura.

​15. Nichos nos armários

Quando uma das suas paredes está completamente ocupada por um armário uma opção é usar uma das suas frentes para quebrar a estrutura plana do mesmo e deixar algumas prateleiras abertas, que ofereçam boas possibilidades decorativas.

16. Uma fonte de inspiração

Caso tenha ficado seduzido com esta ideia para decorar suas paredes só tem de escolher o lugar certo para fazer o nicho e decidir o que quer colocar nele. Recomendamos que aposte sempre na beleza, ela nunca dececiona.

Você tem alguma parede que criar um nicho ornamental?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!