Corredores e halls de entrada  por Polygon arch&des

A casa dos seus sonhos em apenas 45 m²

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Todos sonhamos com casas grandes onde possamos acampar na sala e viver a nosso bel-prazer, sem restrições. No entanto no mundo real os apartamentos que podemos pagar nunca são tão espaçosos como gostaríamos que fossem. Mas se o tamanho não corresponde às nossas expectativas isso não tem de significar uma casa pouco convidativa ou desagradável. Pelo contrário, os melhores perfumes vêm em pequenos frascos, como diz o ditado. Só precisa de um pouco de criatividade, muito sentido estético e o ingrediente mágico de qualquer boa receita: amor. 

É o caso deste pequeno e acolhedor apartamento de 45 metros quadrados, decorado com uma pitada de amor e muita beleza. Vamos vê-lo!

​Separar e conectar

Separar e conectar Começamos esta visita entrando na casa e visitando o seu átrio de entrada, localizada num pequeno canto e anexada a uma estreita área de closet através de um pavimento mosaico hidráulico usado para definir o espaço de forma vincada. O facto de se ter separado o armário do quarto tem uma razão muito prática. Como veremos, o quarto está incluído naquilo que se chamou de área de dia, uma ampla sala comum, por isso decidiu-se separar o vestiário para tornar mais íntima a hora de trocar de roupa. A área, apesar de ser perfeitamente delimitada no pavimento, abre-se para o resto da casa, com a qual se conecta visualmente.

​Uma visão geral da zona de dia

Uma visão geral da zona de dia A casa articula-se ao redor de uma grande sala em que as principais funções da habitação dão as mãos: – é cozinha, sala de estar, escritório e até mesmo quarto. Juntos mas não misturados, todas as funções são tratadas separadamente, obtendo-se uma sensação de isolamento em cada uma. O uso da madeira, contínuo em todo o apartamento, será um dos elementos que vão dar continuidade ao layout do projeto de decoração, enquanto o pavimento, tal como já havíamos percebido no átrio de entrada e no corredor, será uma ferramenta para separar os espaços, delimitando-os.

​Uma cozinha quente e agradável

Uma cozinha quente e agradável Uma das funcionalidades mais bem definidas desta casa é a cozinha. As suas paredes têm o seu próprio revestimento cerâmico, que a diferencia do resto da casa. Além disso, o pavimento, composto por azulejos hexagonais em colmeia, é exclusivo para esta parte da casa. O uso de móveis de madeira parece ligar-se com um certo estilo rural, mas no entanto esta cozinha não tem esse toque rústico. Em contraste, a combinação de madeira com os móveis lacados a branco da parte superior da bancada torna esta cozinha explicitamente moderna.

​Espaço para tudo

Aproveitando-se de cantos e recantos que a geometria complicada do apartamento fornece, conseguiram criar-se espaços surpreendentes. Já reparou no belo canto de leitura? Cercado por grandes janelas, parece difícil encontrar um lugar melhor para se perder no prazer dos livros do que nesta sacada, que foi fechada para ganhar metros quadrados. Por outro lado, aproveitou-se o sofá colocado perpendicularmente à parede como uma pequena divisória. Com esse inteligente expediente e com o apoio da mesa criou-se, como um coelho tirado de uma cartola, um escritório bonito e brilhante.

​A sala de estar

Linhas de inspiração nórdica e cores pastel para uma sala que convida a desfrutar. A poltrona vermelha dá o toque quente que se conecta com a madeira do resto da casa. Num canto da sala, podemos adivinhar o que vai ser o quarto. E mesmo na área do dia, social, parece ser isolado por uma divisória de madeira.

​A espaçosa casa de banho

Um apartamento pequeno, mas muito bem aproveitado. Se tudo era espaçoso, a casa de banho não podia ser menor. Tons suaves, e a presença (não poderia faltar!) da madeira no chão, em parte do revestimento e na construção de um meio tabique para isolar a área do sanitário do resto do compartimento. Na casa de banho, como no resto da casa, tudo está junto… Mas não misturado!

​Tudo sobre o plano

Se já perdeu o norte no meio de tantos espaços abertos e fechados ao mesmo tempo, nós fechamos o nosso artigo com o plano do apartamento e a sua organização, criado pelo gabinete ucraniano POLYGON ARCH&DES

Se quiser ler mais sobre pequenos apartamentos e surpreender-se com a sua decoração recomendamos o artigo ’Apartamento pequeno, grandes soluções

Se pudesse ter uma casa só sua, mesmo pequena, era assim mesmo que seria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!