Reabilitação especial e minimalista

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A reabilitação está mesmo na moda e existem várias zonas do nosso país com imenso potencial para este tipo de intervenção. Por Lisboa não faltam espaços degradados a precisar de um projecto, e a procura por este tipo de espaços é também cada vez maior. De uma reabilitação surgem resultados muito interessantes que de certa forma salvaguardam o património e lhe dão um novo uso. Porque algo que não é usado cai no esquecimento e vai-se deteriorando.

O projecto antes e depois de hoje é numa zona emergente de Lisboa, por onde têm surgido belíssimas reabilitações, novas zonas habitacionais e de comércio. Este é um projecto de reabilitação da autoria dos arquitectos de Lisboa, Rio de Janeiro e Perth:  Blaanc, que contam com trabalho um pouco por todo o mundo. Esta empresa foca-se em reabilitação, dedicando-se à construção sustentável e procura melhorar as condições de habitação.

A intervenção, simples e minimalista, transforma o apartamento de traça antiga num T2+1, com espaços mais fluidos e luminosos.

Antes

Apartamento Príncipe Real: Paredes  por blaanc
blaanc

Apartamento Príncipe Real

blaanc

Uma das principais medidas desta intervenção foi a eliminação de algumas paredes que não se revelaram estruturais nem necessárias. Originando espaços mais amplos e luminosos. 

Na imagem vemos a habitação aquando do início da intervenção. Aqui podemos verificar o estado em que se encontrava a casa e principalmente o seu pavimento que ameaçava ruir e representava até um perigo. 

Conheça outra reabilitação no centro de Lisboa aqui!

Antes II

Apartamento Príncipe Real: Cozinhas ecléticas por blaanc
blaanc

Apartamento Príncipe Real

blaanc

Como é muito comum em apartamentos antigos em  Lisboa também aqui a zona para cozinhar se encontra como que embutida entre paredes, onde existe uma abertura superior, para onde iriam antigamente os fumos da cozinha. 

Este é um espaço muito típico, o que é realçado pelo painel de azulejos em bom estado que vemos na imagem.

Aqui são também evidentes os traços de ruína e necessidade urgente de uma intervenção.

Curioso? Confira o resultado abaixo.

Um novo conforto

Apartamento Príncipe Real: Closets minimalistas por blaanc
blaanc

Apartamento Príncipe Real

blaanc

O revestimento do chão foi totalmente substituído por outro, também em madeira, uma opção que confere imenso conforto ao espaço.

Os armários em branco, quase se confundem com as paredes, numa intervenção bastante simples e muito contemporânea, em que foi aproveitado o espaço de forma discreta e onde surge espaço extra para arrumação.

Os espelhos são outro elemento que faz uma divisão parecer mais ampla, também aqui foi inserido este elemento.

Cozinha

Apartamento Príncipe Real: Cozinhas ecléticas por blaanc
blaanc

Apartamento Príncipe Real

blaanc

A cozinha tem um traçado semelhante, e o espaço de arrumação foi aumentado, um aspecto muito importante numa cozinha. 

Aqui a intervenção passou por um estilo mais eclético, combinando o antigo e o moderno. Optou-se por elementos em mármore, que confere um ar elegante ao espaço e tem a grande vantagem de ser de fácil limpeza.

Quartos

Apartamento Príncipe Real: Quartos ecléticos por blaanc
blaanc

Apartamento Príncipe Real

blaanc

Os quartos têm um ar harmonioso e confortável. Com chão revestido a madeira, combinam o tecto trabalhado que terá sido restaurado com cores e elementos minimalistas  e modernos.

Os tons escolhidos para as paredes e até para o mobiliário conferem um aspecto muito harmonioso e equilibrado ao espaço.

Quartos certamente confortáveis, no centro de Lisboa.

Conheça outros quartos em estilo minimalista aqui! 

Quarto e casa de banho

Apartamento Príncipe Real: Casas de banho ecléticas por blaanc
blaanc

Apartamento Príncipe Real

blaanc

A intervenção na casa de banho, segue o estilo adoptado na reabilitação dos quartos, usando tons claros, fundamentalmente o branco e o azul, mas neste caso as paredes são revestidas a azulejo branco.

A louça escolhida, nomeadamente o lavatório possui um traçado muito elegante e minimalista, uma peça de eleição.

O outro quarto que vemos na imagem, possui uma janela, por onde entra luz natural e de onde se podem ver alguns elementos vegetais, fazendo esquecer que do centro da capital se trata. 

O candeeiro é muito simples e está muito bem enquadrado no estilo da intervenção, assim como o escadote em madeira, branco.

Este é um espaço onde conforto não falta, num apartamento bem antigo no centro da capital. 

Gostou? Deixe-nos o seu comentário! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!