Casa com expoente máximo de tradição

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A arquitectura vernácula portuguesa influenciou e continua a influenciar as paisagens do país. Com esta arquitectura tão própria nossa temos muito que aprender e muito onde nos inspirar. Este tipo construção usa normalmente materiais tradicionais provenientes da envolvente.

A habitação que lhe mostramos hoje tem um estilo muito tradicional e campestre, lembrando as habitações tradicionais a norte de Portugal, sendo ainda um tipo de arquitectura que muito respeita os princípios da sustentabilidade. 

O homify 360º de hoje mostra uma habitação em Vilar de Mouros, no extremo norte de Portugal. A casa tem um estilo super tradicional português e elementos que certamente já viu noutros locais ao andar pelos caminhos de Portugal. Pelas serras e litoral, cidades e aldeias, há tradições muito nossas que se vão mantendo e que compõem o caracter da paisagem em Portugal. 

Este projecto de reabilitação tem uma área de 500m2 e é da autoria dos arquitectos Borges de Macedo, com sede em Lisboa.

Os arquitectos procuraram que a intervenção fosse o mais discreta possível, uma vez que o cliente manifestou interesse em que não se deixasse desvanecer o palco de memórias que aquele espaço evocava e ainda porque os arquitectos procuraram respeitar este lugar e reflectir, inspirando-se nas memórias do cliente e a cultura da região. Uma estratégia muito louvável quando de património com interesse e significado se trata…

Fotografia: Filipe Borges de Macedo

A fachada

Como é tradicional deste tipo de arquitectura a norte de Portugal, a casa é construída em alvenaria de pedra. Era comum a criação de paredes maciças que isolassem melhor a casa termicamente e com materiais locais, geralmente o granito ou xisto.

Também muito tradicional é a cobertura inclinada, revestida a telha, de onde sai uma chaminé que denuncia a presença de uma lareira, típica nas casas portuguesas para aquecer e cozinhar.

A casa está organizada em dois pisos. O primeiro piso é acessível através de uma escada exterior, fazendo-se a circulação horizontal através de uma varanda também exterior. As fachadas, com poucas aberturas para o exterior, proporcionam espaços interiores sombrios.

As ombreiras em pedra são também muito características.

Conheça outra casa de pedra bastante tradicional com um conceito de reabilitação absolutamente diferente aqui!

Jardim

Um jardim é um elemento que valoriza uma habitação tornando-a mais agradável, sob forma de conforto visual e ainda por ser mais um espaço de lazer que beneficia de todas as qualidades do meio exterior.

Esta casa é enquadrada por um belo e verde jardim. Com várias árvores que a rodeiam e ainda pequenos arbustos talhados, de onde em onde surgem flores que embelezam o espaço. As árvores proporcionam sombra e existe ainda uma zona dominada por relvado, com maior exposição solar.

A sala

Na sala os dois pisos são evidentes, sendo que parte desta divisão possui o pé direito alto, relativo aos dois pisos, e outra zona corresponde a uma parte da sala a um nível superior.

A sala recebe alguma luz natural através da porta e janelas. Este espaço está cheio de elementos tradicionais, o chão revestido a azulejos de cerâmica, o mobiliário em madeira escura com algum trabalhado e Faiança suspensa.

Conheça outras salas no estilo campestre aqui!

Ainda na sala

A parte superior da sala corresponde a uma área de escritório, com uma secretária e ainda bastante arrumação, alguns tapetes confortáveis e uma magnífica biblioteca no espaço corredor.

Esta parte, cujo chão e revestido a madeira proporcionando maior conforto, tem também acesso directo ao exterior.

Exterior

Dos patamares das escadas é possível contemplar uma magnífica vista sobre o jardim, que provavelmente tem um pomar e também sobre a paisagem. Sobre os patamares encontram-se vários vasos em barro e plantas aromáticas e não só. 

Um espaço muito bonito. 

Esta é uma casa portuguesa, com certeza!

Gostou? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!